12.2.15

Black Soul Samba começa o ano 6 em plena folia

Além de ser a 1a festa do ano, o coletivo faz as honras da pré inauguração do Tábua de Marés. Nesta sexta, 13,  a partir das 21h, trazendo como convidados o afoxé Omo Bàbá Orun e Banda Mergulho, guitarrista Daniel Dú Blues e DJ Jeft da Dance Like Hell,  além dos DJs Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Homero da Cuíca.

Consolidada como uma das mais importantes festas da música brasileira em Belém, a Black Soul Samba chega a 2015 inaugurando o seu sexto ano de atividades. Em cinco anos, o coletivo Black Soul Samba conseguiu mostrar mais de 50 DJs e 70 atrações musicais, em mais de 200 festas. Agora, o sexto ano do grupo tem início no Tábua de Marés, trazendo a força da percussão do carnaval.

Entre as atrações, uma autêntica charanga carnavalesca, a Banda Mergulho, que tem 10 anos de atividades. Formada em 2005, quando os integrantes se conheceram no quartel da Polícia Militar, a banda de marchinhas já se apresentou no Festival Caravana Carú, no Maranhão, e acompanhou o cantor Elói Iglesias no concurso de marchinhas do Pará. Em 2011 abriram o show da sambistas Martinália, no Hangar.

Atualmente a banda  conta com os músicos: Mauro Moraes, no saxofone; Jeremias Monteiro, no trombone; Alberto Palheta, no trompete; Ezequiel, na ercussão e Ronílson Bahia, na bateria. Em seu repertório estão marchinhas inesquecíveis da cultura popular brasileira, e sambas clássicos que marcaram os carnavais.

Já o Afoxé Omo Bàbá Orun faz sua estreia no baile da Black Soul Samba. O grupo é ligado aos diversos segmentos da tradição Afro Religiosa Amazônica Brasileira, que tem como um dos objetivos promover culturas de paz entre os mesmos e a sociedade.Fundado em 2014, o Afoxé Omo Bàbá Orun é uma iniciativa popular e seus foliões, na sua maioria, estão vinculados à terreiros de Candomblé de Ketu, Angola, Gegê, Umbanda, Mina Gegê, Mina Nagô e Pajelança.

O grupo se firma além de um simples bloco carnavalesco, mas sim como um afoxé de rua, ou seja, uma manifestação de seus seguidores para confraternizar, comemorar e compartilhar com o povo a beleza e a cultura de matiz africana. Suas principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua yorubá, bantu, português, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, cabaças, maracás e xequerês.

Quem também participa do baile da Black Soul Samba é o DJ Jeft, da Dance Like Hell, e o guitarrista Daniel Du Blues, que fará solos e efeitos nas bases dos DJs, com uma live session. 

O outro convidado, DJ Jeft, leva uma proposta de soul e funk para a pista do Tábua de Marés. Já os DJs da BSS, Homero da Cuíca, Eddie Pereira, Kauê Almeida e Uirá Seidl, levam muito frevo, samba, afoxé, sambalanço e clássicos da música brasileira para esta noite de carnaval.

Serviço
Baile de Carnaval da Black Soul Samba. Nesta sexta-feira, 13, a partir das 21h, no Tábua de Marés (ao lado do Los Piratas) - São Boa Ventura, 156, Cidade Velha, Belém-Pa. Ingressos: R$ 20,00, com meia entrada para estudantes. Pessoas com fantasia pagam meia até às 23h. 

Nenhum comentário: