11.2.15

Edital investe 12 milhões no audiovisual do norte

Turma da oficina de ficção, que encerrou domingo, 8
A chamada pública oferta investimento integral nos projetos e com exibição garantida na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). As inscrições já encerram no próximo dia 26 de fevereiro.

Publicada no dia do aniversário da cidade, 12 de janeiro, a chamada BRDE/FSA – PRODAV – TVS PÚBLICAS (REGIÃO NORTE), atraiu a atenção de diversos profissionais do audiovisual da região Norte. Os projetos selecionados vão dividir os recursos de 12 milhões de reais para produção de obras seriadas e não seriadas para a televisão. Não é pouco, mas para se enquadrarem no edital, os projetos precisam seguir as propostas que ele traz como sugestão de argumentos, direcionando o realizador à produção de um conteúdo hoje talvez escasso na TV Pública. 

Há, por exemplo, diversas propostas voltadas ao público infantil. De diferentes tempos e quantidades de episódios, cada obra pode optar por um dos três gêneros contemplados pelo edital: Documentário, Ficção e Animação. Para garantir a compreensão e uma maior participação no edital por produtoras, estão acontecendo cursos específicos, voltados para tirar dúvidas e orientar os interessados por todo o país. 

Oficina de animação
No Pará, a última oficina foi até este domingo, 8, completando o ciclo de Cursos de Formatação de Projetos Audiovisuais, realizado com apoio da Regional Norte do MINC.

Entre os meses de janeiro e fevereiro, as três oficinas tiveram participação de produtores e realizadores locais e dos estados do Amapá e Tocantins, que quiseram se antecipar. Os ministrantes dos cursos foram profissionais com experiência em produção e mercado. Márcio Moraes (DF) foi o ministrante de Animação; Nara Aragão (PE) abordou o Documentário. Mariana Brasil (SP)  finalizou tudo com o gênero Ficção.

Para Delson Cruz, responsável pela Regional Norte do MINC, "foi uma iniciativa louvável. Dará condições mais justas de participação para realizadores e produtoras da região interessadas em participar deste e de outros editais ofertadas pelo FSA. Dentre as diversas linhas de investimento atualmente disponíveis. Este edital, o PRODAV 08 (REGIÃO NORTE), é a primeira linha específica para nossa região. Ações como esta são necessárias pelo fato de motivar, de estimular a maior participação, isso graças ao diálogo, orientação precisa e troca de experiências entre ministrantes e participantes amazônico-brasileiros". 

Nara Aragão, ministrante da oficina de documentário
Segundo a ministrante do curso de formação para ficção, Mariana Brasil, é "fundamental que cursos como este acontecerem em todo o país. A maior dificuldade não é entender o edital em si. É a compreensão e a profissionalização de um setor inteiro. Quando acontece um curso como este, esclarece para os participantes não só como participar da linha voltada para a região, mas também a entender pontos importantes da regulação do audiovisual e da produção de conteúdo para Tvs Públicas em nosso país". 

Somente na oficina por ela ministrada foram 39 inscritos, inclusive com participação de uma produtora do estado do Amapá. "O efeito que isso trás, para o crescimento profissional de cada um dos participantes é inquestionável e repercute não somente para quem estava em sala, mas também para o entorno desses profissionais, possibilitando para eles melhor compreensão da concorrência existente em outros Estados", concluiu Mariana.

No total, serão realizados 45 cursos de 20 horas cada, em 15 capitais (sendo 12 no Norte e Nordeste). As cidades de Manaus, Rio Branco e Boa Vista já foram contempladas e ainda este mês aconteceram nas cidades de Palmas e Macapá. 

Importante. Dentre as diferentes linhas publicadas pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), órgão que regulariza o conteúdo audiovisual produzido no país e que gerencia o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), esta chamada não exige contra-partida.Tem que correr, o prazo encerra dia 26!

Saiba mais

As inscrições para o edital estão abertas até o final de fevereiro de 2015 e os interessados em participar podem ter acesso ao edital no site do Fundo Setorial Audiovisual - FSA/ANCINE (http://fsa.ancine.gov.br/),  buscando pelo título Chamada PRODAV 08 (REGIÃO NORTE) ou diretamente no link: http://www.brde.com.br/fsa/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=116

Maiores informações ou esclarecimentos sobre as oficinas e sobre a chamada pública, entre em contato com a equipe da Oficina de Qualificação de Projetos Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas:


  • Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV)

(61) 2024-2843 / 2024-2888
Guigo Padua
Lígia Rachid
Jéssyca Paulino

  • Fundação Joaquim Nabuco / CANNE

(81) 3073-6718
cursos.canne@gmail.com
Pedro Severien
Daniel Harten
Sandra Fitipaldi

  • Unidade Técnica de Gerenciamento da Linha 

UT CENTRAL
(11) 3545-3073
Ester Marçal Fér
(utcentral2@gmail.com)

UT NORTE
(92) 3215-4736 (92) 3215-4762
Clemilson Farias (utnorte01@gmail.com)
Aldemar Matias (utnorte02@gmail.com)

(Holofote Virtual, com informações enviadas por Afonso Gallindo, produtor das oficinas em Belém. As fotos também são de Gallindo)

Nenhum comentário: