3.2.15

Poesia paraense ganha noite de premiação

A Senda Produções marcou para esta sexta-feira, 6, a noite de premiação do II Prêmio de Poesia Belém   do Grão Pará, com o lançamento do livro “As Confissões de Plomo”, de George Pellegrini, 1o lugar na premiação. A programação conta com roda de conversa, exposição, show da banda Zeromou e discotecagem de música brasileira com o DJ Homero da Cuíca. Aberto ao público, a partir das 18h, no da Gotazkaen Estúdio.

Um ano após o lançamento de seu edital, em fevereiro de 2014, o II Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará realizada agora sua noite de premiação. O vencedor desta edição é o poeta George Pellegrini, de Castanhal, com o livro “As confissões de Plomo”. 

Ele recebe um cheque de três mil reais, além da publicação de 1000 exemplares do livro pela Editora Resistência. O segundo e terceiro colocados são: Anselmo Gomes, com o livro “Anticorpo”, e Mauricio Costa, com o livro “Modos”. Eles recebem, respectivamente. um notebook e um tablet como premiação.

Com pouco de 100 livros inscritos, o dobro da primeira edição, o II Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará recebeu obras de todo o Estado. O trabalho da curadoria foi grande em virtude não apenas pela quantidade de inscritos, mas pela qualidade do material enviado. 

A curadoria foi formado pelos escritores Dand M., Clei de Souza e Harley Dolzane, vencedores da primeira edição do prêmio. De acordo com o curador Clei de Souza: “o prêmio, enquanto iniciativa pública independente, representa um salto na história do nosso cenário literário, pois dá o exemplo de possibilidades de outras iniciativas da sociedade. Além disso, há o fato de se tratar de concurso específico de poesia, o que valoriza e divulga ainda mais o gênero e ajuda os diferentes poetas a se conhecerem, trocarem experiências e terem uma leitura crítica sobre a sua produção.”

George Pellegrini
Os poetas - O primeiro colocado, George Pellegrini, é baiano de nascimento, com residência na cidade Castanhal. Professor de Literatura Espanhola da Universidade Federal do Pará, fez mestrado em Literatura Espanhola pela Universidade de Sevilha e atualmente cursa doutorado na mesma instituição. 

George já foi premiado em alguns concursos literários, entre eles o Concurso de Poesia Castro Alves, Salvador-BA (1° lugar); Prêmio José Bastos, Itabuna-BA (1° lugar); Concurso de Contos Jorge Amado, UESB/Jequié-BA (1° lugar); Concurso Nacional de Poesia Kiononia, Casca-RS (1° lugar). 

O segundo colocado, Anselmo de Sousa Gomes, nasceu em 81 em Capanema. É escritor e ilustrador, formado em Letras pela Universidade Federal do Pará. Atualmente reside em Belém. Anselmo venceu o Prêmio PROEX de Literatura 2013, com o conto “Os Desertos”, sendo o segundo colocado neste mesmo prêmio com o poema “Álbum”. Em 2014, foi um dos contemplados do Edital IAP de Artes Literárias (Prêmio Heliana Barriga), com a publicação do livro infanto juvenil “Salomão pela Janela”. Além dessa obra, ilustrou os livros “Um Gato na Corda Bamba” e “Coração de Criança”.

O terceiro colocado é um estreante. Maurício Costa, cursa bacharelando em Direito pelo Centro Universitário do Pará. Começou a escrever com regularidade aos 16 anos de idade, atualmente tem 22. Desde lá se divide trabalhando em traduções de T.S. Eliot, John Ashbery, Hart Crane, e alguns contos do Henry James, além de escrever seus próprios contos e poemas. “Modos” é seu primeiro livro de poemas.

De acordo com o escritor Pedro Vianna, um dos coordenadores do projeto,  a ideia é ampliar as atividades do Prêmio com ciclos de conversas poéticas, que já teve incio no ano passado, com a participação dos vencedores das edição desse ano. Pedro explica que “o objetivo é ir além da premiação e utilizar o projeto como uma plataforma de leitura e discussão de literatura, mais especificamente de poesia”. 

O II Prêmio de Poesia Belém do Grão Pará tem apoio cultural da Editora Resistência, Gotazkaen Estúdio, Sol Informática, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves e Rede Cultura de Comunicação. A realização é da Senda Produções com patrocínio do Centro de Serviços Educacionais do Pará - CESEP, via Lei Tó Teixeira de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Belém.

Serviço
Noite de premiação dos vencedores do II Prêmio de Poesia Belém do Grão
Bate-papo com os escritores vencedores, curadores e convidados; exposição da Gotazkaen Estúdio, show da banda Zeromou e discotecagem com o DJ Homero da Cuíca. Na sexta, 6 de fevereiro de 2015 - 18h - Gotazkaen Estúdio - Travessa Rui Barbosa, 543, Reduto. Entrada franca.

Nenhum comentário: