24.2.15

Uma oficina pra quem quer fazer papel de palhaço

No melhor sentido, que fique claro, é o que o projeto Gadelha na Estrada em parceria com os Palhaços Trovadores estão oferecendo neste início de março. Os participantes vivenciarão, na prática, conceitos da linguagem do palhaço, conhecendo técnicas de treinamento como disponibilidade para o jogo, relação, clownaria clássica e comédia física. De 02 a 06 de março, das 20h às 23h, na Casa dos Palhaços. Além da oficina, Ricardo Gadelha apresentará o solo Protocolo em algumas praças da cidade.

Propondo a construção coletiva de um espaço favorável e acolhedor à expressividade e criatividade dos indivíduos, "Para fazer papel de Palhaço" é indicada tanto para os iniciantes quanto de iniciados na arte da palhaçaria. 

“O arquétipo do palhaço, figura ancestral em diversas sociedades, desarma nossa seriedade e nos torna cúmplices no riso e na brincadeira. É o representante da imperfeição humana. Carrega a alma de um sonhador presa à um corpo errante, que cai e tomba, mas sempre recomeça”, diz Ricardo Gadelha, ator-palhaço carioca.

A partir de números clássicos ou cenas criadas em aula, os participantes desta Oficina se desafiarão em ir de encontro ao exercício de liberdade deste personagem subversivo e encantador. O trabalho do palhaço articula conteúdos de comédia como: tempo cômico, ritmo, precisão, urgência, relação, repetição, exagero, contraste, fisicalidade, presença cênica, entre outros; que enriquecem de maneira reveladora o trabalho do Ator, do estudante de teatro ou de pessoas interessadas em ampliar sua vivencia estética pessoal.

Além disso, a percepção do palhaço como o arquétipo do perdedor, aquele que não pertence ao mundo dos belos, dos ágeis, dos inteligentes, dos espertos, dos sublimes – mas sim, como aquele que expõe ao publico aquilo que a sociedade nos ensinou a esconder, traz ao participante um enorme exercício de humildade, liberdade, entusiasmo, empoderamento e quebra de vaidades.

Quanto as apresentações do espetáculo "Protocolo", ainda não há nada definido. "Estamos fechando ainda algumas parcerias. Cogitamos algumas em Mosqueiro, mas tudo ainda por ser acertado. De qualquer forma será algo do tipo chegar e se apresentar, bem artista de rua mesmo", diz Marton Maués, dos Palhaços Trovadores.

Larga experiência na arte de fazer rir

Diretor, empreendedor e produtor cultural, além de educador, mediador de Leitura e Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO, Licenciado em Educação Artística pela Universidade Candido Mendes – UCAM, Ricardo Gadelha iniciou-se como palhaço em 2003, com Márcio Libar.

Estudou em seguida com Leris Colombaioni (Itália); Blue Man Group (EUA); Chacovachi (Argentina); Pacht Adams (EUA); Ésio Magalhães (São Paulo); Doutores da Alegria (BH e RJ); Ana Achar (UNIRIO); Ana Luisa Cardoso; Sérgio Bustamante - o Palhaço Bicudo; Yeda Dantas e Itaércio Rocha, entre outros. 

Ricardo atua como arte-educador em parceria com diversas instituições culturais e de ensino, condensando a experiência de seus 15 anos de carreira profissional nas artes em cursos, palestras e oficinas como "Pra Fazer Papel de Palhaço" (palhaçaria) , "Pra Subir Na Vida" (perna de pau) e "Papo de Palhaço – uma conversa pra quem leva a vida a sério" (palhaçaria).

Entre os trabalhos já realizados, ele destaca-se como criador e ator no Coletivo PernAlta e coordenador da Oficina Pernas Voadoras (2014). É um dos 80 homens azuis do Blue Man Group, desde que foi selecionado para participar do projeto de residência artística na sede do grupo (NY), no qual realizou todo o programa de treinamento e integrou o elenco oficial dos shows nas cidades de Boston e Nova Iorque. A companhia tem mais de vinte anos de história de absoluto sucesso de público e crítica em diversos países (www.bluemangroup.com.br).

Ricardo também é integrante do elenco de artistas do grupo Roda Gigante, coletivo de palhaços cariocas que atua em cinco hospitais do Rio (www.rodagigante.org) (2011 e 2012); narrador dos livros digitais da Manati Digital, um projeto pioneiro, sucesso de crítica e público da AppStore brasileira (www.manati.com.br) (2011 e 2013); integrante da Cia de Mystérios e Novidades (teatro de rua e dança sobre pernas de pau), com a qual excursionou por pequenas e grandes cidades do Brasil e do mundo (2002 a 2007); além de curador artístico da Caravana de Palhaços, evento criado em parceria com Marcos Marinho e o Espaço Mezcla, em Juiz de Fora (MG) (realizado anualmente desde 2007).

Gadelha também é orientador Artístico da Cia Fulô (Ubatuba – SP) no Projeto Ademar Guerra, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, atuando junto ao grupo em ações culturais e ministrando cursos pelo interior do estado de São Paulo (2011); e criador, gestor e palhaço do espetáculo “TRICICLO” dirigido por Márcio Libar (2009-2011). 

Ganhou Prêmio de Melhor Espetáculo pelo Juri Especializado do 8º FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens 2010; Prêmio Zilka Salaberry 2009 (categoria Melhor Música); e Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2009. Por sua atuação em TRICICLO, Ricardo foi ainda indicado ao prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil em 2009 como Melhor Ator. 

Serviço
A oficina acontecerá de 02 a 06 de março, das 20h00 às 23h00, na Casa dos Palhaços, sede do grupo Palhaços Trovadores, que fica na Tv Piedade, 533, esquina da Rua Tiradentes, no bairro do Reduto. As inscrições serão realizadas a partir do dia 25 de fevereiro, na sede do grupo, no horário de 15h00 às 19h00. O investimento é de R$ 50,00 (cinquenta reais). Mais informações: 91 988277338 (Whatsapp).

Nenhum comentário: