5.3.15

Black Soul Samba no ritmo da mulher brasileira

Trazer a importância da mulher na música brasileira para um show de uma hora. Desafio que as integrantes do “Mulheres de Ginga” propuseram como forma de homenagear a data de 8 de março, na Black Sou Samba desta sexta-feira, 6 de março, no Tábua de Marés. 

Mais do que lembrar das mulheres que fizeram a música no Brasil, o grupo também resolveu relembrar as vezes que elas foram homenageadas no cancioneiro nacional. Com o nome “Universo Feminino da Canção Brasileira”, o show desta sexta terá composições que trazem personagens como Sandra, de Gilberto Gil e Sebastiana, de Jackson do Pandeiro. 

Camila Alves,  do Mulheres de Ginga,  conta que a ideia era fazer um repertório homenageando a mulher brasileira, independente das músicas serem de cantoras clássicas brasileiras. “Quisemos trazer essa alma feminina, a partir dos compositores que escreveram sobre a mulher. Por isso a escolha de trabalhar com músicas que falem da mulher e não apenas as que foram cantadas por mulheres”, explica Camila.

Com nova formação desde agosto de 2014, o Mulheres de Ginga procura agregar o máximo da musicalidade brasileira ao seu trabalho. Do samba ao frevo, do choro ao baião, o grupo condensa um repertório com as mais dançantes formas musicais produzidas. No show desta sexta, estarão no palco: Iracema Cristina (voz), Camila Alves (violão e guitarra), Bianca Menezes (flauta), Yumy Dias (contrabaixo), Ruth Saldanha (bateria) e Sabrina Sindra (percursão). 

Assim como os já citados Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro, o show também tem músicas de Alfredo Reis, Ronaldo Silva, Alceu Valença, Chico Buarque e da própria Camila Alves, em parceria com Carla Cabral (do grupo Charme do Choro).

Data já marcada como homenagem tradicional no calendário da Black Soul Samba, o show do Dia Internacional da Mulher é uma das formas que o Coletivo busca de ressaltar a importância das personagens femininas na construção da música brasileira. Para Uirá Seidl, DJ e produtor do Coletivo BSS, este é um momento importante pra relembrar, por exemplo, nomes como o de Chiquinha Gonzaga, que precisou enfrentar “uma sociedade machista e discriminatória, a fim de deixar suas marcas criativas na música brasileira”, enfatiza.

Além do show do Mulheres de Ginga, cantoras como Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethania, Maria Alcina, Célia, Cláudia, Rosinha de Valença, Wanderlea, dentre tantas outras, estão no repertório dos DJs Black Soul Samba: Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Homero da Cuíca.

Serviço
Show Universo Feminino da Canção Brasileira na Black Soul Samba. Com grupo Mulheres de Ginga. Nesta sexta, 6 de março de 2015. No Tábua de Marés - entrada no final da avenida Tamandaré - próximo a Praça do Arsenal– Cidade Velha. Ingresso: R$ 20,00 – com meia entrada pra estudantes.

(informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: