19.3.15

Cia de Intérpretes Independentes chega a Belém

Vinda de Manaus (AM), a companhia apresenta “A vida começa pela memória”, nesta sexta-feira, 20, às 18h, na Fundação Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo), e no sábado, 21, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique (Praça da República). A classificação indicativa é 16 anos. Entrada franca. 

De estética cenográfica inspirada na obra do fotógrafo tcheco Jan Saudek, “A vida começa pela memória” é  resultado  de  mais  de  dez  anos  de  investigações  de Ricardo Risuenho. O  interprete, encenador e médico também está em cena, ao lado de Anna  Raphaella. Os dois seguem com seus personagens por cenas, envoltos em uma rede de pesca - uma "rede de lembranças" - na qual projetam memórias  corporais  particulares  e  universais,  num  ambiente de suspensão e sonho.

A Companhia de Intérpretes Independentes surgiu no ano de 2003, a partir de um processo de pesquisa sobre o movimento dos membros superiores, que caracterizaria seu percurso nesses nove anos de existência, fornecendo-lhe uma linguagem estética específica.

Dirigida por Ricardo Risuenho, que trabalha com a expressão da dança contemporânea, paraense e residente um Manaus (AM), há 12 anos, a companhia realiza investigações teórico e práticas, propiciando a difusão desse conhecimento. Com um repertório de 13 espetáculos, que abordam produções com temáticas transversais nas diversas áreas do conhecimento.

Focando a difusão da cultura regional, a Companhia de Intérpretes Independentes trabalha a linha contemporânea na concepção cênica de seus espetáculos. E com isso, vem se consolidando através de expressivas encenações Brasil afora, dando sua contribuição para a formação técnica, processos de criação e pesquisas de caráter teórico e pragmático, fortalecendo aspectos sociais, artísticos e culturais da região amazônica no cenário nacional.

Além das apresentações, até sábado, a companhia também está ministrando uma oficina, das 8h às 10h, na Escola de Teatro e Dança da UFPA (Trav. Dom Romualdo de Seixas, 820, Umarizal). Nesta quinta, depois da oficina será realizada uma palestra, às 10h30, e no dia 20, haverá mesa-redonda, também logo após a aula da oficina, programação que se repetirá de 23 a 25, de 9h às 12h, na Casa das Artes (ex-Instituto de Artes do Pará) - Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica. Inscrições gratuitas. Apoio: Escola de Teatro e Dança da UFPA e Fundação Cultural do Pará. Informações: 3184-9110.

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: