16.3.15

Maher Beauroy Trio em noite de jazz e convidados

O pianista francês Maher Beauroy promete encantar a todos os amantes de jazz, em uma apresentação única na cidade. Nesta quarta, 20, no Teatro Margarida Schivasappa, às 20h, com participação especial de Cacau Novaes, Renata del Pinho e o contrabaixista Minni Paulo Medeiros. Ingressos antecipadados na Aliança Francesa.

O show integra a programação do Mois de la Francophonie - Dia Internacional da Francofonia -, promovido pela Aliança Francesa. Beauroy, que é um dos grandes nomes do jazz contemporâneo. O pianista começou a tocar com 5 anos de idade e logo se familiarizou com o instrumento. 

Em Fort-de-France, aprimorou seus estudos em piano clássico, mas seguiu pelos caminhos do jazz e da música moderna dez anos mais tarde, no Service Municipal d'Action Culturelle (SERMAC), escola de arte criada por Aimé Césaire, na Martinica. 

Após a conclusão do ensino médio, Maher voou para Paris em 2005 e entrou para a faculdade de música e musicologia da Université de Paris Sorbonne e para o Conservatório Maurice Ravel (Paris 13º). Hoje em dia, o músico estuda no renomado Berklee College of Music em Boston e chama atenção da mídia internacional. Formado também por Michel Alibo e Daniel Dantin, o Maher Beauroy Trio surgiu após a descoberta de Beauroy sobre seu interesse em cantar e compor canções. Assim, o primeiro disco do trio veio em 2012, intitulado “Neg'Zagonal”. 

Baixista do trio, o também martiniquense Michel Alibo é graduado em estilos latinos, caribenhos e jazz. O artista se tornou profissional aos 16 anos e até hoje traz consigo uma experiência musical de grande diversidade, que vai do jazz ao funk, das músicas caribenhas às africanas. Com uma característica musical eclética e grande talento, grandes parcerias com artistas como o emblemático africano Salif Keïta ou os famosos europeus Eddy Louiss, Antoine Hervé e Michel Jonasz encorpam ainda mais a carreira de Michel Alibo.

Apaixonado por ritmos caribenhos, o terceiro integrante do trio é Daniel Dantin, baterista e percussionista nascido em Marselha, cidade na costa do mediterrâneo e uma das mais populosas da França.  Assim como Maher Beauroy, Daniel também estudou na escola de arte criada por Aimé Césaire, SEMARC, lugar no qual ele iniciou seus estudos. Após isso, o músico aprofundou o conhecimento no Conservatório Nacional de Havana, em Cuba. Daniel é também um dos apaixonados por ritmos caribenhos e tem uma visível desenvoltura neste estilo musical.

Internacionalmente comemorado no dia 20 de março, a grande festa da diversidade francófona tem por objetivo celebrar as culturas de todos os países que fazem parte do bloco chamado Francofonia, grupo que compartilha não apenas a língua francesa, mas também os valores humanistas disseminados pelo idioma. Assim, as comemorações que acontecem em todo o mundo neste dia, são estendidas durante o mês inteiro em Belém, em uma programação promovida pela Aliança Francesa.

Serviço
Show de jazz - Trio Maher Beayroy. Dia 20 de março, às 20h. Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. No Teatro Margarida Schivasappa (Tv. Gentil Bittencourt, 650).  O evento é promovido pela Aliança Francesa de Belém em parceria com a Região Martinica e com o apoio da Fundação Cultural do Pará.

Nenhum comentário: