5.4.15

Cia de dança revela no corpo os rituais do tempo

Belém, Ananindeua, Capanema e Marituba vão receber, a partir do dia 10 de abril, o espetáculo "Profanação", da Cia. Danças Claudia de Souza (SP), ganhadora do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Entrada franca para o espetáculo e workshops. As inscrições estão abertas.

O espetáculo é inspirado no livro ‘Profanações’, de Giorgio Agamben. Em seu ensaio Elogio da Profanação, o autor se dedica a abrir relações comuns entre as ideias de "usar" e "profanar". 

Para isto, Agamben parte de uma discussão da etimologia de religio - não a etimologia que nos é dada comumente, religare, mas outra, relegere, que aponta para outro sentido do religioso, onde há a indicação de uma atitude de escrúpulo e de atenção que devem caracterizar as relações com os deuses.”

Religio não é o que une homens e deuses, mas o que se encarrega de mantê-los distintos. Profanar não significa somente apagar as separações, cancelar as autonomias, mas também fazer um novo uso delas, ou abrir para um uso possível. Tocar o texto dessa maneira, com as mãos, com o próprio corpo, é tocar também o corpo da imagem, a nudez, a própria matéria da obra, da escrita, e desgastá-la, sobretudo. Fazer experiência e uso do sagrado é, então, profaná-lo.

Dentro destas premissas, Cia. Danças Claudia de Souza compõe esta obra para falar de rituais do nosso tempo, presentes em nossos corpos, nossa cultura, aquilo que testemunhamos e construímos.

O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna propicia agora a oportunidade de levar o espetáculo, com apresentações gratuitas, a quatro municípios paraenses, e workshops gratuitos em Belém e Capanema. 

Com quase 19 anos de experiência, a Cia pesquisa e realiza suas montagens de espetáculos, transitando entre a técnica de Martha Graham e a reflexão sobre a Dança Contemporânea, envolvendo ainda a capoeira, as danças populares e sociais brasileiras, educação somática e o teatro, para abranger a questão técnica de uma maneira mais pessoal e contextualizada com nosso tempo, respeitando as individualidades, necessidades, corpos e desejos.

Para a coreógrafa Claudia de Souza, “minha história corporal, percurso artístico e subjetividades, estão presentes nesta busca, transformando e resignificando o movimento, contribuindo para um trabalho autoral que perpassa pelo campo do artístico e do pedagógico.”

A produção da circulação no Pará é do coletivo Produtores Criativos, contando ainda com o apoio da Fundação Cultural do Pará/Governo do Estado do Pará, Espaço Experimental de Dança/Cia. Experimental de Dança Waldete Brito, ESMAC/Madre Celeste, Faculdade Pan Americana e Escola Nossa Senhora do Rosário. 

Programação - Abril

10/Sex - Belém
Galpão do Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287 – Bairro do Telégrafo)
Workshop - 9h às 11h: 
Informações e inscrições: produtorescriativos@gmail.com (a partir de 08 de abril, na Secretaria do Curro Velho)
Apresentação: 19h

11/Sáb - Ananindeua
ESMAC/Madre Celeste (Rua da Providencia, nº 10, Cidade Nova 8)
Apresentação com bate papo: 17h.
 
13/Seg: Capanema
Auditório da Faculdade Pan Americana (Avenida João Paulo II, 801 – Bairro de Fátima)
Workshop: 9h às 11h
Informações e inscrições: produtorescriativos@gmail.com. E a partir de 08 de abril, no Núcleo de Cultura e Arte da FPA.
Apresentação: 19h

14/Ter: Marituba
Escola Nossa Senhora do Rosário (Avenida Fernando Guilhon, 5126)
Apresentação com bate papo: 17h

Mais informações: (91) 9 8896.2792 (oi) / 8177.7504 (tim)
(texto enviado pela produção local)

Nenhum comentário: