13.4.15

Doc sobre cultura do carimbó na Ilha de Maiandeua

Mestre Camaleoa e família
A singularidade desse carimbó está no no documentário “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua”, que estreia nesta quarta-feira (15), em Algodoal, e quinta-feira (16), em Fortalezinha – vilarejos da ilha onde foram feitas as gravações, também realizadas em Camboinha e 40 do Mocooca, outras comunidades da ilha.

Na Ilha de Maiandeua, no nordeste do Pará, o carimbó – um dos principais símbolos da cultura paraense – tem suas peculiaridades: é tocado com instrumentos de pau e corda, tambor, maraca, reco-reco, banjo e violão. As letras versam sobre o cotidiano da comunidade de pescadores e a relação com o mar, as encantarias do imaginário popular.

Com direção de Artur Arias Dutra e produção executiva de Cris Salgado, Pierre Azevedo e Thomaz Silva, o documentário de 15 minutos foi realizado por meio do Edital de Apoio Para Curta Metragem – Curta-Afirmativo: Protagonismo Da Juventude Negra Na Produção Audiovisual 2012, da Secretaria do Audiovisual (SAv), do Ministério da Cultura (MinC). A intenção é mostrar a singularidade do gênero na região e registrar quem são os principais compositores e as referências do gênero, chamados de Mestres.

Mestre Rocque Santeiro
O vídeo faz parte de um projeto maior, que pretende percorrer por toda a região conhecida como Salgado Paraense.

“O que nos motivou a documentar o carimbó na região do Salgado é a excelência artística desta manifestação contraposta à quase total falta de conhecimento do grande público local e nacional sobre o carimbó, os Mestres, poética e filosofia de vida característicos desse povo. É um recorte bem grande, mas necessário. O primeiro passo foi dado com este projeto junto aos Mestres de Maiandeua”, explica Artur Arias Dutra.

Mestre Chico Braga, de 65 anos, é a principal referência para a comunidade, que de acordo com as pesquisas do projeto, influencia gerações. Segundo a produtora Cris Salgado, que conhece o mestre desde 2002, quando passou a visitar a ilha de Maiandeua durante períodos de veraneio, Chico Braga é o norteador do documentário, considerado parte de uma ação de salvaguarda. A produtora acredita que há uma necessidade urgente de documentos que retratem com o mínimo de fidelidade os fazeres da cultura popular da ilha.

Chico Braga, lenda viva do carimbó de Algodoal
“A ação está conectada à uma retomada a valorização e preservação deste código cultural. Foi motivado pelo Mestre Chico Braga, que com sua sabedoria e modo de vida simples e selvagem,  dá exemplo e referências culturais além de seu limite geográfico a várias gerações. 

A poesia do carimbó e de culturas populares é ferramenta oral de transmissão de saberes para manutenção destas populações e seus modos de vida tradicionais, narra a história e fazeres de seu povo orientando estes costumes populares”, explica Cris Salgado.

Veja o teaser do doc no Youtube

Serviço
Exibição do documentário “Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua” ocorre nas próximas quarta (15), em Algodoal, e quinta-feira (16), em Fortalezinha – vilarejos da Ilha de Maiandeua, no nordeste do Pará. Entrada gratuita. Informações: (91) 98246-0880 / 98281-2206.

FICHA TÉCNICA

Produção Executiva – Cris Salgado, Pierre Azevedo e Thomaz Silva
Proponente Curta-Afirmativo - Thomaz Silva
Argumento – Artur Arias Dutra e Cris Salgado
Coprodução - André dos Santos (24 e meio), Artur Arias Dutra (Lamparina Filmes),
Cris Salgado (Kurumí), Pierre Azevedo
Direção - Artur Arias Dutra
Pesquisa e Produção - Cris Salgado e Pierre Azevedo
Direção de Fotografia - Artur Arias Dutra e André dos Santos
Som Direto - Luan Gurjão
Fotografia Still - Pierre Azevedo, Yasmin Alves e Savio Lima
Assistente – Produção - Sávio Lima
Ilustração - Lígia Arias Chuquen
Animação - Artur Arias Dutra
Identidade Visual - Vilson Vicente
Assessoria de Imprensa – Dominik Giusti
Duração: 15min
Maiandeua, Pará, Brasil - 2015
Classificação Livre

PATROCÍNIO: Povo Brasileiro

VIABILIZADORES
Secretaria do Audiovisual - Ministério da Cultura (SAv/MinC)
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR)
Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas.

APOIO
Comunidade de Maiandeua
Brasil Memória em Rede
NPD - IAP
NPA - IFPA
João Sá
Pousada Nascente - Zeca e Leila
Mupéua - Doçura e Elza
Catitu, Said (Fortalezinha)
Encanto da Ilha - Ana e Zezinho
Mythologia - Mestre Gudengo

Nenhum comentário: