12.5.15

Hibridismo na ocupação artística do Solar da Beira

A segunda edição do Solar das Artes, que ocorre até o dia 17 de maio, traz como proposta, a reunião de múltiplas linguagens e experiências urbanas. A programação é gratuita. Nesta terça-feira, 13, haverá entre outras coisas, uma aula pública com o jornalista Lúcio Flávio Pinto.

Cerca de cem artistas estão unidos em um movimento de afeto, política e contestação sobre o uso dos espaços públicos em Belém. Em pleno centro histórico de Belém, no Ver-o-Peso, eles ocupam, com fotografia, música, teatro, audiovisual e outras manifestações artísticas, desde o dia 9 de maio, o Solar da Beira. 

Durante o Solar das Artes várias ações político-culturais serão realizadas, completamente gratuitas, para a comunidade da feira e ao público em geral. Na programação, que contempla oficinas, rodas de conversa, há ainda aulas públicas, uma delas, nesta terça-feira (12), às 16h, com o jornalista Lúcio Flávio Pinto, que vai falar sobre “Resistência e Autonomia em um mundo de Controle Midiático”. Em seguida, a Trupe Pro.Cura entra em cena em “Brinquedo de Saúde: Celebração de afetos públicos com o Consultório na Rua e o Naris (Núcleo de Artes e Imanências em Saúde)”. 

“Será uma provocação ao diálogo para discutir saúde a partir do pressuposto amplo, contando os aspectos culturais, antropológicos, simbólicos e sociais. Atuamos no cuidado a população em situação de rua e vamos falar desse nosso processo usando o teatro e o afeto como estratégia de promoção a saúde”, explica o integrante da Trupe, Bruno Passos. 

A primeira edição do Solar das Artes foi realizada em dezembro de 2014, durante a I Virada Cultural de Belém. Na ocasião, o fotógrafo Bruno Carachesti expôs a série fotográfica “Panacuca gungum”, com imagens dos circos de bairros que percorreram a periferia da cidade, registradas entre os anos de 2012 e 2013. 

“Levei um trabalho inédito e ainda em construção. O projeto possibilitou eu ter um feedback do público que conferiu meu trabalho. É uma oportunidade para o artista mostrar o seu trabalho e trocar ideias com pessoas que colaboram com ideias e reservam seu tempo em prol da arte”, avalia o fotógrafo. 

O Solar das Artes é um projeto de arte pública que propõe ocupar os espaços da cidade e promover o compartilhamento, a vivência e troca artística. 

“Nosso objetivo é ressignificar o espaço; democratizar o acesso dos artistas para expor seus trabalhos, pois é um projeto livre, sem editais ou curadoria, ou seja, basta chegar e mostrar sua arte; e também provocar que outros artistas também ocupem o Solar e outros lugares com arte. A ideia é fomentar a cena cultural de Belém”, define um dos coordenadores do evento, Filipe Almeida.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/5 (terça) 
10h - Oficina: Papel Reciclado / Larissa Costa
15h - Oficina: Encadernação / Henrique Montagne
16h - Aula Pública: Resistência e Autonomia em um Mundo de Controle Midiático - Lúcio Flávio Pinto
18h - Brinquedo de Saúde: Celebração de afetos públicos com o Consultório na Rua e o Naris (Núcleo de Artes e Imanências em Saúde) - Mostra de Vídeos.

Dia 13/5 (quarta)
9h - Oficina “Tá na Mão: Vídeo de Bolso” / Agência divulga.
10h - Oficina: Gravura / Larissa Costa
15h - Oficina: ResiStencil / Liv Malcher
19h - show: Pelé do Manifesto [Batalha de São Brás]
20h - Batalha da Dorothy Stang

Dia 14/5 - (quinta)
10h30 - Roda de Autodefesa para mulheres e outras corporalidades em risco
13h - Feira de Trocas e ação do coletivo Freedas Crew
15h - Roda de Conversa: Feminismos
17h30 - Cineclube
18h - Roda de Conversa: Astrologia
20h - PocketShow AnarcoBregaFunkFeminista
21h - Sarau [palco/microfone aberto]

Dia 15/5 (sexta)
9h - Oficina de Fotografia para Crianças - Henrique Montagne e Amanda Júlia Rosa
10h - Oficina de Experimentação Musical / Laílla cardoso
15h - Oficina A Voz e O Corpo / João urubu
18h - Aula Pública: 25 anos de GEMPAC: Valorização da Mulher e Direitos Humanos / Representantes GEMPAC [a confirmar]
20h - Show: João Urubu
21h - Show: Tapera Trio
Mostra de Vídeos

Dia 16/5 (sábado)
Mostra Ver o Peso das Artes
Feira de Vendas
Resultado das Oficinas
10h - Oficina Comunicação para Cidadania / Rádio Idade Mídia
16h - Roda de Conversa: Ecoespiritualidades para um outro pensamento político
Coven Anam Cara e Clan an Sumaúma
18h - Aula Pública: Ocupação / MST Ulisses Manaças
19h30 - Show: Feira Equatorial

Dia 17/5 (domingo)
Mostra Ver o Peso das Artes
Feira de Vendas
Resultado das Oficinas
17h - Show Caliandares / Lucas Guimarães
18h - Ritual de desocupação + Desmontagem da exposição

Serviço
“II Solar das Artes”, até 17 de maio, no Solar da Beira (Boulevard Castilhos França, no Ver-o-Peso – Campina). Informações: (91) 9824.56225 ou solardasartes.contato@gmail.com. Entrada gratuita.

Nenhum comentário: