14.5.15

Pavulagem busca recursos para arrastões de junho

A crise financeira do país, que nunca saiu da área cultura, está mais grave. Na falta de editais e outras ferramentas de política pública para a produção cultural no estado, agora foi a vez do músicos de um dos mais tradicionais grupos paraenses, o Arraial do Pavulagem, aderirem ao crowdfunding para realizar o cortejo de rua que iluminam e dão cores aos mês junino em Belém, há quase 30 anos. A campanha foi lançada ontem, mas amanhã, 15, às 20h, haverá show na sede do grupo.

O Arrastão do Pavulagem é o mais recente afetado pelo corte de gastos. Sem investimento financeiro do setor privado ou público, assim como inúmeros outros grupos e iniciativas de cultura, o Instituto Arraial do Pavulagem, ONG criada pelos músicos do Arraial, lança uma campanha de financiamento coletivo e convoca a sociedade a colaborar para manter a tradição dos cortejos de rua, concebidos para celebrar, a cada domingo, a quadra junina e a rica cultura popular paraense.

A campanha, lançada pelo site Eu patrocino, tem uma meta total de arrecadação de R$ 100 mil até 29 de junho. A primeira meta é alcançar R$ 25 mil até 8 de junho. Ações nas redes sociais, shows e ensaios abertos buscam incentivar o público a financiar o projeto. Uma carta aberta do grupo foi divulgada esta semana para apresentar a campanha e cativar fãs e todos aqueles que acreditam na importância da arte e na cultura.

Para participar, basta escolher um dos valores disponíveis no site e fazer o investimento, por meio do cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário. Como uma compra antecipada, quem financia ganha um kit exclusivo do Pavulagem como recompensa. Mas o brinde só é entregue se as metas foram atingidas.

Mais do que apoio financeiro, a campanha é uma reflexão sobre a relação das pessoas com o cortejo. Por trás dos números e dos investimentos, há  uma tradição concebida pelo esforço coletivo, pela dedicação e pelo carinho dos fãs. Ao longo de quase 30 anos de atividades, o Arraial do Pavulagem partilha experiências e pesquisas ligadas aos saberes tradicionais da região amazônica por meio de arrastões, seminários, rodas de conversa, oficinas, shows e ensaios abertos.

A campanha já está circulando e nesta sexta, 15 de maio, a banda Arraial do Pavulagem faz um show aberto na sede do Instituto e convida para a construção coletiva o recomeço do Arrastão do Pavulagem e a continuar a trajetória colorida e festiva que marca a relação com a cidade.

"O Arrastão do Pavulagem é um patrimônio nosso, do povo paraense. A história de muitas e muitas pessoas, de várias gerações, está entrelaçada com os bons momentos de participação nos cortejos e nas atividades anuais do Arraial do Pavulagem. É baseada nessa relação afetiva, construída ao longo desses 29 anos, que acreditamos poder superar as dificuldades deste difícil ano, para todos nós, brasileiros. É uma parceria comunitária, que busca a preservação de uma das manifestações mais representativas da Amazônia. E qualquer cidadão do mundo, que more em qualquer região do planeta pode contribuir, venha junto conosco, participe", diz Junior Soares, um dos organizadores do Arrastão e fundador do grupo.

O Arrastão - Criado em 1987 pela banda Arraial do Pavulagem, o cortejo celebra uma das festas mais populares da cultura brasileira, em que são homenageados os santos católicos milagrosos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, reverenciados com o fogo das fogueiras de rua que simbolizam os ritos arcaicos pagãos ligados à colheita farta, à proteção e à fecundidade.

O Arrastão contribui para manter viva a memória oral tradicional, tão importante para a formação da identidade das novas gerações, em particular aquelas que vivem condicionadas ao espaço urbano. E para partilha com o público durante os domingos de junho e julho a herança do folguedo do boi-bumbá, as bandeiras de santos, o mastro, os bonecos cabeçudos, os ritmos, cores, danças, cantos e cheiros característicos da região em uma festa que inunda de alegria e cor a capital paraense. Saiba mais em www.arraialdopavulagem.org.

Serviço
Show do Arraial na sede do Instituto. Nesta sexta-feira, 15, a partir das 20h - Boulevard Castilhos França, 738, Campina. Acesse o site www.eupatrocino.com.br e financie.

Nenhum comentário: