19.6.15

Black homenageia Jackson do Pandeiro e Ary Lobo

Após homenagear diversos ícones da cultura nortista e nordestina, como Luiz Gonzaga, em anos anteriores, a Black Sou Samba traz para os seus festejos juninos de 2015, uma homenagem a dois cancioneiros populares do Brasil: o paraense Ary Lobo e o paraíbano Jackson do Pandeiro. O show da noite fica por conta do grupo Quaderna, que pela primeira vez se apresenta num palco da BSS. Nesta sexta, dia 19, a partir das 21h, no Tábuas de Maré. 

Como em todo arraial, a noite de sexta terá comidas típicas de São João, banho de cheiro e um animador pra montar a quadrilha da Black Soul Samba. Pra isso, o coletivo incentiva a quem for trajado de roupa junina: paga só metade do valor do ingresso até a meia-noite. Além dos DJ's Uirá Seidl, Kauê Almeida, Eddie Pereira e Homero da Cuíca, o Arraial terá também participação da DJ Ana Flor, com cenário de Aldo Paz e projeções de Kauê Lima e Diogo Vianna.

Um arraial com o Quaderna

Allan Carvalho e Cincinato Júnior, desenvolvem pesquisas musicais desde 2003. O primeiro CD do Quaderna, lançado em 2006, abordou a influência da cultura nordestina na Amazônia, em especial no Pará. O estudo foi feito a partir da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, do Instituto de Artes do Pará (IAP). Bem-sucedido, conquistou o ‘‘Destaque Regional’’ do Prêmio Dynamite/SP, em 2008. O grupo ainda foi convidado a criar a trilha sonora dos cinco documentários da série “Barcos da Amazônia".

O trabalho sobre o universo dos pregões começou em 2011, com Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP). Em 2012, o projeto ingressou na circulação do Prêmio PROEX de Arte e Cultura da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Em 2013, os dados da pesquisa sobre os pregões da capital paraense circularam em 10 capitais do País com o Festival HotSpot - Tanque de Ideias, evento paulista, e o projeto ganhou impulso com a seleção no edital Pará Natura Musical, via Lei Semear de Incentivo à Arte e Cultura, do Governo do Estado do Pará.

Allan destaca que o grupo vem tocando composições de Ary Lobo desde 2004, ainda durante o processo de produção da pesquisa do IAP, seguido de uma série de shows em em homenagem a Ary, realizados pela TV e Rádio Cultura. 

"Vale lembrar também que em no ano 2000, na I Primeira Bienal de Música de Belém, quando ainda fazia carreira solo, apresentei o show "Pedra Bruta da Pedreira", especialmente sobre a obra de Ary Lobo, show que circulou em alguns teatros da cidade", ressalta Allan. 

Para o Arraial da Black Soul Samba, o grupo destaca duas canções de Ary que estão em seu segundo disco: Filho de Tupinambá (Ary Lobo e Barbosa da Silva) e Patrulha da Cidade, também gravada por Ary; além de canções como "Olha o Amendoim", "O Cascalheiro", entre outras, além de forrós, xaxados, xotes e baiãos clássicos como "Sebastiana" e "Forró no Limoeiro", de Jackson do Pandeiro.

Serviço
Arraial da Black Soul Samba com grupo Quaderna. Nesta sexta-feira, 19 de junho, a partir das 21h, no Tábuas de Maré (Rua São Boaventura, entrada no final da Avenida Almirante Tamandaré, próximo à Praça do Arsenal, Cidade Velha). Ingressos: R$20,00. Promocional: Meia - entrada até meia-noite para quem estiver com trajes juninos. Informações: (91) 98915 0504.

Nenhum comentário: