16.6.15

Cia Balagan realiza imersão artística em Belém

Melissa Vetore em Sacromaquia (Foto: Ale Catan)
Provocar centelhas da paixão, da Arte e da ação dormentes em cada atriz e cada ator é o objetivo de Palavras e Corpos – um ator narrador, programada para o período de 6 a 10 de julho, pela parceria do Espaço Oficina Assim, de Belém, com a Cia Teatro Balagan, de São Paulo. Com inscrição gratuita para atores com experiência em atuação e/ou direção, a oficina será ministrada pela diretora, Maria Thais, e a seleção feita através de currículo.

Durante cinco dias de imersão artística, atores e atrizes terão oportunidades de mexer, acender ou reacender, provocar e incendiar novos e antigos focos de paixão para trabalhar a própria arte na troca e (re)interpretação dela para si, com o grupo aqui formado e com a Diretora, que também é fundadora e diretora artística da Companhia Balagan; pesquisadora de Artes Cênicas, além de estudiosa de danças, como a moderna, afro-brasileira, flamenco, capoeira, expressão corporal e outras.

Em Belém, o trabalho na oficina será desenvolvido “a partir da palavra, explorada como arma que atravessa territórios e transita entre o passado, o presente e o futuro; e com a materialidade do corpo, na sua potência relacional de afetar e ser afetado, de ajustar-se ao ambiente, tornando visível o invisível”, conta a Diretora, que adianta mais sobre a oficina.

Algumas experimentações serão feitas com outras matérias criativas, como textos e poemas de diferentes tradições ameríndias, assim como com os princípios expressivos para o movimento cênico, organizados nos estudos biomecânicos, pelo encenador russo V. Meierhold, e investigados a partir de um operador comum: o ato,  verbal e gestual, que evocado ou encarnado pelo/no ator cria a expressão cênica. 

Antonio Salvador (primeiro plano) e Eduardo Okamoto (ao fundo) em Recusa

Foto: Ale Catan
"Em Palavras e Corpos – um ator narrador, o corpo e a palavra transitarão por imagens, sujeitos e perspectivas, sugerindo uma atitude para o ator, análoga a do caçador que ao adentrar  em um campo desconhecido não submete os materiais e o próprio processo criativo às estruturas e modos de fazer predeterminados mas, ao contrário, se dispõe ao silêncio, à escuta”, revela Maria Thais.

O Espaço Oficina Assim prepara, além de Palavras e Corpos – um ator narrador, a exposição sobre espetáculos produzidos pela Cia Teatro Balagan, dirigidos por Maria Thais e cenografados por Márcio Medina, parceiro e cofundador da Companhia, com figurinos, cartazes, objetos de cena, e o lançamento de dois livros - Na Cena de Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V.E. Meierhold, de Maria Thais, editado pela Perspectiva, e Cia Teatro Balagan, organizado pela Diretora.

“A vontade de realizar a produção é antiga, mas dependia de muitos fatores, desde a agenda de todos até a dificuldade de produzir sem apoio de leis de incentivo e editais, como é o caso... por outro lado, recompensa muito encontrar pessoas e empresas sensíveis à produção artística, como a PREMAZON, destaque no mercado de pré-fabricados de concreto, patrocinadora oficial do projeto", lembra Patrícia Gondim, coordenadora do Espaço Oficina Assim.

Antonio Salvador em Prometheus - a tragédia do fogo. Foto: J. Viegas 
"Outros apoios vierma do Hotel Crowne Plaza Belém; o Centro Cultural do Carmo; além, é claro, do Teatro Waldemar Henrique - o espaço ideal para a oficina, pelo seu caráter experimental, que acabamos de conseguir como apoio da Fundação Cultural do Pará; isso sem mensurar o trabalho incansável de muitos amigos, como a Monalisa da Paz, do Grupo Gruta de Teatro; o Edyr Augusto e a Zê Charone, do Grupo Cuíra; a Sâmia Batista e o Rafael Gondim, pela identidade visual; a Lívia Sampaio com ideias pra escrita do projeto, e o incentivo da própria diretora, Maria Thais, que sempre alimentou a ideia”, complementa.
           
Balagan - Um espaço de pesquisa teatral, uma oficina do fazer artesanal, uma casa onde o trabalho ocupa todos os espaços, dia a dia, inclusive a cozinha - lugar de passagem obrigatória para a sala de ensaio e onde acontece a cena Cozinha Teatral, uma das atividades desenvolvidas pela Companhia.

Na Balagan, os artistas sempre se reúnem em pesquisas e realizações teatrais, a partir da experimentação e do trabalho permanente sobre o caráter pedagógico de seus processos criativos e da formação continuada, inclusive a dos espectadores, instigados à outras perspectivas do olhar para a cena.

Maria Thaís
A palavra balagan é encontrada em diversos idiomas, como o turco, o hebraico, o árabe, o russo... e pode expressar confusão, baderna, bagunça, teatro de feira... 

A Balagan brasileira também pode evocar essas e outras situações em vários momentos do processo criativo, nas trocas, construções e  desconstruções, descobertas de ideias, definições de pesquisas, ações, espetáculos, cadernos e agendas, até nas confecções de cenários, figurinos, luz, adereços... Tudo em busca da “aprendizagem com o incerto”, como fala uma das apresentações, no sítio da Companhia - http://www.ciateatrobalagan.com.br/.

Novos desafios ao Espaço Oficina Assim

Maria Thas
A vinda da diretora Maria Thais é o mais novo desafio e maior investimento do Espaço Oficina Assim. “A proposta é mergulhar na experiência e visualizar novos caminhos artísticos, novas pesquisas e montagens – uma motivação também, quem sabe, à criação de novos textos em parceria, ou não, com dramaturgos reconhecidos nacionalmente”, ressalta Oriana Bitar, diretora do Assim, que há mais de dois anos planeja a produção.

“Apesar de ainda precisarmos de alguns apoios, o sonho agora já é realidade e podemos, inclusive, oferecer gratuidade na inscrição, especialmente porque o nosso investimento é para concretizar não só a oficina, mas plantar a semente de novas realizações em grupo”, comemora Oriana, que também dirige a produção do projeto.

Os desafios têm sido grandes para o espaço cultural independente, em busca da continuidade da formação e de processos de conhecimento artístico. Desde 2013, o Assim já realizou mais de 20 ações, entre oficinas, workshops, bate-papos, apresentações, palestras, exposições, experimentações, além da produção de três grandes projetos culturais: 50 Anos da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA); 60o ENARTE – Encontro de Arte da EMUFPA; e o espetáculo nacional, Recusa, da Cia Teatro Balagan, vencedor de vários prêmios, entre os quais, o Shell de Teatro e o APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2012.

Atualmente, além dos projetos autorais, o Oficina Assim participa do Projeto Circular Campina-Cidade Velha, investindo no reconhecimento e na preservação do patrimônio e da memória de Belém, promovendo atividades culturais, incentivando o mercado de artes em vias públicas e nos espaços culturais independentes. 

A risoteria da Ori, que integra o espaço
O Espaço Oficina Assim é um dos cinco espaços pioneiros do Circular, que participam de sua realização desde o projeto-piloto, em dezembro de 2013, quando integrou com a exposição de pintura, Odd Norten, de Tadeu Lobato.

As inscrições para a oficina Palavras e Corpos – um ator narrador estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados devem enviar currículo para o email: espacoficinassim@gmail.com, até o dia 21 de junho e o resultado será divulgado até o dia 26. 

A exposição e os lançamentos dos livros também já tem datas definidas: 3 de julho – Lançamento do Livro da Cia Balagan e abertura da exposição, no Centro Cultural do Carmo; e dia 10 de julho – Lançamento do Livro Na Cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V.E. Meierhold, no Espaço Oficina Assim. Todos às 19 e com entrada gratuita.

Agende-se
Oficina Palavras e Corpos – um ator narrador
Público alvo: atores com experiência artística em atuação e/ou direção teatral
Número de vagas: 25
Inscrições até 21 de junho: seleção de currículos via email - espacoficinassim@gmail.com
Resultado até: 26 de junho
Período de realização: 6 a 10 de julho de 2015
Horário: 8h30 às 14h30
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique – Av. Pres. Vargas/Praça da República

Lançamento do Livro e Exposição Cia Teatro Balagan
Dia: 3 de julho de 2015
Local: Centro Cultural do Carmo / Praça do Carmo 40/48 – Cidade Velha
Hora: 19h

Lançamento do Livro Na Cena do Dr. Dapertutto: poética e pedagogia em V.E. Meierhold
Dia: 10 de julho de 2015
Local: Espaço Oficina Assim / Trav. Frei Gil de Vila Nova, 215 - Campina
Hora: 19h

(enviado pela assessoria de imprensa, edição do blog)

Nenhum comentário: