26.6.15

Cine Olympia recebe "Mostra de Cinema Português"

A "Mostra de Cinema Português" é um evento realizado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil e faz parte das ações de intercâmbio cultural do projeto "Mostra de Cinema da Amazônia", que desde 2005 amplia a difusão do cinema amazônico para o mundo e traz o cinema contemporâneo mundial para a Amazônia. Anote: de 02 a 08 de julho, no Cinema Olympia, em Belém, com sessão única para cada filme, às 18h30. Entrada franca.

Em dez anos de existência o projeto já circulou por cinco países e mais de vinte cidades apresentando a produção audiovisual amazônica para os mais diferentes públicos. 

Em novembro de 2014 o projeto esteve pela segunda vez em Portugal, desta vez Lisboa, Porto, Coimbra e Góis, onde o público português teve a oportunidade de ver mais de 30 produções amazônicas, entre curtas e médias-metragens, animações e documentários. 

Agora é a vez dos amazônidas entrarem em contato com a recente e premiada produção cinematográfica lusitana, onde serão exibidos seis longas-metragens inéditos no Brasil e de enorme repercussão tanto em Portugal como em festivais internacionais. 

O evento abre as atividades de programações da "VI Mostra de Cinema da Amazônia" que acontecerá em agosto em Belém, Manaus e Rio Branco. O evento conta com o patrocínio exclusivo do Banco da Amazônia.

Programação:

02/07
Cartas a Uma Ditadura
Dir.: Inês de Medeiros
Ano: 2006
Tempo: 60'

Sinopse: Documentário que revisita a memória dos anos do salazarismo através do olhar e testemunho de várias mulheres de diversos extractos sociais, que, em 1958, foram convidadas a manifestar o seu apoio a Salazar em cartas laudatórias, a pretexto da primeira crise que abalou a ditadura, quando da campanha do General Humberto Delgado.

"Cartas a uma Ditadura" desmonta o regime e as suas estratégias de perpetuação. À partir da descoberta de centenas dessas cartas respondidas a uma desconhecida circular de um misterioso Movimento Nacional das Mulheres Portuguesas, e de algumas missivistas ainda vivas entrevistadas, a diretora tenta mostrar o papel feminino nos anos 1950 e 1960, época em que Portugal esteve sob o regime Salazarista. Prêmio de Melhor Filme Português - DocLisboa 2006.

03/07
Alice
Dir.: Marco Martins
Ano: 2005
Tempo: 102’

Sinopse: Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez. Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu. A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmeras de vídeo que registram o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anônima. Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal… É dos poucos filmes portugueses com boa presença no estrangeiro, sobretudo na França. Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Filme no Festival Mar Del Plata 2006, e Melhor Diretor nos Festivais de Berlim, Las Palmas e Raindance Film Festival 2006.

04/07
Amália
Dir.: Carlos Coelho da Silva
Ano: 2008
Tempo: 127'

Sinopse: Amália é um filme biográfico estrelado por Sandra Barata, Carla Chambel e José Fidalgo. O filme é a primeira biografia ficcionada da lendária fadista Amália Rodrigues. Esta obra cinematográfica foi um projeto de dimensão nacional e internacional que retrata, de forma romanceada e com gravações originais de Amália, um período longo da vida da maior fadista de todos os tempos e figura incontornável da história e cultura portuguesa do século XX.

05/07
Filme do Desassossego
Dir.: João Botelho
Ano: 2010
Tempo: 120'

Sinopse: Um quarto em Lisboa. Um homem sonha e estabelece uma teoria para torná-lo realidade. O filme é baseado em “O Livro do Desassossego", a obra póstuma do escritor português Fernando Pessoa. Ela retrata a solidão do homem através de imagens pitorescas e efeitos dramáticos.

07/07
Linha Vermelha
Dir.: José Filipe Costa
Ano: 2011
Tempo: 81

Sinopse: Em 1975, a equipa de Thomas Harlanfilmou a ocupação da grande herdade da Torre Bela no Ribatejo. Trinta e sete anos depois, Linha Vermelha reencontra os protagonistas do filme e questiona os mitos sobre a ocupação: de que maneira a equipe influenciou os acontecimentos? Que impacto tem hoje o filme sobre a memória da Torre Bela? Melhor filme Português IndieLisboa 2011.

08/07
Lisboetas
Dir.: Sérgio Tréfault
Ano: 2004
Tempo: 101'

Sinopse: Lisboetas é um documentário político sobre a vaga de imigração que mudou Portugal. É o retrato de um momento único em que o país e a cidade entraram num processo de transformação irresistível. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a um país escondido, a lugares que nunca fomos e que está aqui. É um filme incômodo que deixa muitas questões em aberto - porque é difícil avaliar o quanto tudo mudou e ainda pode mudar.

Nenhum comentário: