1.6.15

MABE inaugura mostra com obras de Mestre Nato

Fotos: Arraial do Pavulagem
Um recorte do talento desse artista paraense pode ser conferido na exposição “Linhas de Resistência: bordados imaginários”, que será aberta nesta terça, 2 de junho, Museu de Arte de Belém, às 19h. A entrada é gratuita.

Mestre Nato teceu uma rica obra sobre os temas da cultura popular amazônica em diferentes técnicas, como pintura em tela, costura, escultura e colagem. Ganhou destaque principalmente pelos trabalhos com tecido em figurinos de espetáculos de teatro e estandartes, como os dos santos juninos primorosamente confeccionados para o Arrastão do Pavulagem desde 2002. 

Nascido em Belém em 1952, Raimundo Nonato da Silva despertou sua verve artística quando estudava alfaiataria no Rio de Janeiro e participou do movimento cultural da época. Nos anos 70, se juntou ao movimento hippie e incorporou as ideias e os traços daquele período em sua história. 

“Após uma boa estadia no Rio, tio Nato foi morar embaixo do Museu de Arte Moderna junto com artesãos, onde, de fato, sua veia artística torna-se evidente. 

Confeccionava peças de madeira esculpida e expunha todo esse material à venda. Esse período despertou o interesse dele em estudar pintura, ele teve acesso  acessos a estudos de Arte, o que proporcionou mais conhecimento para produções futuras”, comenta Alê Nogueira, sobrinho de Nato e que se empenha em manter viva a obra do tio e mestre.

De volta a Belém, Nato desenvolveu uma arte baseada na cultura popular, na mitologia amazônica, na religiosidade e na sexualidade. Entre as obras expostas estão figurinos, estandartes, telas e esculturas, além de objetos pessoais do ateliê e croquis do Mestre Nato, que fazem o visitante mergulhar no mundo pessoal do artista e percorrem o processo de criativo de Nato. Um universo marcado por cores fortes e pela proximidade entre cultura popular e sincretismo religioso.

Realizada pela Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Pará (ARQPEP), em parceria com o Memorial Mestre Nato, a mostra fica aberta à visitação até 30 de agosto deste ano. Boa parte das obras expostas integra o acervo do memorial que a família do artista está organizando para salvaguardar o legado deixado no acervo pessoal de Nato, quando o artista faleceu em maio de 2014.

Memória viva - Localizado no bairro do Guamá, o ateliê de Nato foi transformado em Memorial. A equipe que trabalhava com ele nos projetos se dedica a fazer um mapeamento de toda a obra do mestre para organizar um banco de dados de fácil acesso e que contribua para a manutenção da memória do artista.

“Devido a algumas parcerias, está sendo possível desenvolver vários projetos. Com a ARQPEP, aprendemos técnicas de conservação de obras de arte, desde a higienização até o acondicionamento. Com o projeto Coroatá, por meio do programa de extensão da UFPA, temos auxílio em diversos trabalhos, entre ele o acesso ao conhecimento museológico com professores e alunos do próprio curso, responsáveis pela organização de todo o acervo do Mestre”, explica Alê Nogueira.

Serviço
Exposição “Mestre Nato em Linhas de Resistência: bordados imaginários”. De 2 de junho até 30 de agosto de 2015. No Museu de Arte de Belém – MABE. (Praça D. Pedro II, s/n. Palácio Antonio Le-mos). Abertura: 2 de junho, às 19h. Contatos: Associação dos Amigos dos Arquivos Públicos do Pará – ARQPEP / (91) 3353-6335, 3353-6336.

2 comentários:

Gramppolla disse...

Oiii!! Tudo bem?
Não consigo visualizar seu e-mail. Queria te falar da minha festa.
Te como?
Aguardo. Beijos.

Holofote Virtual disse...

Olá segue o email: holofotevirtual@gmail.com / lume.com@gmail.com