6.6.15

Pirão lança 2º “Sábado Tem e Domingo que Vem”

Catolé e Caraminguás, da In Bust, abre a programação, neste sábado, 06, a partir das 19h. O projeto se estende até 12 de julho, em cada semana, alternando entre o Casarão do Boneco, aos sábados à noite, e aos domingos pela manhã, na Praça Barão do Rio Branco (Praça da Trindade), com participação dos grupos e artistas do Pirão Coletivo. Eles trarão para a programação espetáculos e contações de história. A forma de entrada já se tornou uma marca, é Pague Quanto Puder.

O Pirão Coletivo é formado pelos grupos artísticos Dirigível Coletivo de Teatro, Cia de Teatro Madalenas, Cia de Investigação Cênica, Grupo Projeto Vertigem, Produtores Criativos e In Bust Teatro com Bonecos, além de vários colaboradores.

Em cada sábado e domingo, até dia 12 de julho, cada um deles trará para a programação, um espetáculo, contações de história e até oficina, fiquem ligados. É possível acompanhar tudo pela página do projeto Pirão Coletivo, no facebook.

O projeto surgiu em 2014, de forma independente, com apresentações de fevereiro a junho, já reunindo diversas linguagens das artes cênicas, grupos que desenvolvem poéticas diferenciadas entre si, são atores, artistas circenses, bailarinos, músicos e profissionais do audiovisual, uma mistura de diferenças que renova e fortalece as produções que trazem novas proposições para as artes cênicas da cidade de Belém.

In Bust e Commedia Dell’Arte para começar

O primeiro “Sábado Tem” abre com “Catolé de Caraminguás”, espetáculo do In Bust teatro com Bonecos, inspirado na Commedia Dell’Arte. 

O trabalho, que estreou em 2009, pelo prêmio Cláudio Barradas do Edital Estadual de Fomento às Artes Cênicas, depois da estreia, já realizou outras apresentações em Belém e em mais 05 municípios da região nordeste e sudeste do Pará, além dos projetos de circulação do grupo, e esteve em 10 estados da Amazônia Legal e Santarém, pelo projeto Amazônia das Artes, do SESC.

Em 2015, retornando com alterações no elenco, com os  atores-manipuladores: Adriana Cruz, Aníbal Pacha, Charles Wesley, Paulo Ricardo Nascimento e Tetê Cantanhede. “Com essa mudança, mudam também os personagens. Tentamos manter os tipos, mas as construções são muito relacionadas aos atores que compõem os personagens. E consequentemente muda um pouco o jogo de cena. mas o espetáculo permanece o mesmo”, diz Paulo Ricardo, que junto com Tetê estão nesta nova formação da peça.

A montagem foi desenvolvida a partir da linguagem de teatro com bonecos peculiar ao grupo, inserida numa pesquisa sobre o trabalho das companhias da commedia dell’arte, pautada no jogo entre os atores e na improvisação premeditada. 

Em cena uma trupe teatral, formada pela família Peperone, que atua em teatro de bonecos, e que acaba de apresentar um espetáculo “sem graça”, ensaiando com seus bonecos (personagens do seu cotidiano de trabalho). 

O texto em questão é “Tem Gato no Telhado”, uma adaptação para teatro com bonecos da peça “Os Ciúmes do Pedestre, ou O Terrível Capitão do Mato”, de Martins Pena. 

Os bonecos de luva utilizados no jogo com os atores, originários das trupes europeias dos séculos XVII e XVIII e populares nas brincadeiras de mamulengo do nordeste do Brasil, são representações de personagens tipos: O Capitão, O Casal Apaixonado, O Galanteador Covarde, O Senhor Culto, A Senhora Sofrida, traçando-se um paralelo entre os personagens da Commedia e os do Martins Pena.

A riqueza desse processo chegou a um resultado simples, colorido, muito divertido e trouxe à investigação da relação do ator com o boneco (proposto nos trabalhos do In Bust Teatro com Bonecos) um equilíbrio consciente e maduro na sua realização. É a afirmação de uma linguagem estabelecida por um grupo paraense, universal nas referências.

Agende-se para o Sábado Tem e Domingo que Vem

6/6, 19h Sábado Tem
19h - In Bust Teatro com Bonecos | Espetáculo Catolé e Caraminguás

20/6, 19h Sábado Tem
19h - Projeto Vertigem

14/6, Domingo que
11h- Dirigível Coletivo de Teatro

28/6, Domingo que vem
11h - Cia. de Teatro Madalenas”

04/7, Sábado Tem
19h -Dirigível Coletivo de Teatro

12/7, Domingo que vem
11h- In Bust Teatro com Bonecos

Serviço
O Pirão Coletivo apresenta “Sábado Tem”, com o espetáculo “Catolé e Caraminguás”, do In Bust Teatro com Bonecos. Dia 6 de junho, às 19h, no Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, 815, próximo ao São José Liberto, Praça Amazônia. Pague quanto puder. Mais Patrocínio: Banco da Amazônia. Realização: Pirão Coletivo Grupos. Apoio: Ná Figueredo Design Criações Refry Distribuidora Estrela do Norte James Brownie Panificadora 16 de Novembro.

Nenhum comentário: