9.7.15

Circuito chega com guitarrada e outros sotaques

Joaquim de Lima Vieira, o Mestre da Guitarrada
Nesta quinta-feira, 9, o programa traz sotaques da fotografia, memória, ilustração,  grafite e música. Em 3 programas, desde que foi lançado pela TV Cultura do Pará (canal 2), em junho,  já abordou e mostrou inúmeros projetos e iniciativas artísticas desenvolvidas em Belém atualmente.  

O Circuito traz como destaque, no programa que será exibido  hoje, a partir das 22h, matéria sobre o novo disco de Mestre Vieira, “Guitarreiro do Mundo”, lançado recentemente com shows em Belém e no Rio de Janeiro. 

Entre abril e junho o Circuito estiveram junto da banda em alguns momentos durante os preparativos para o lançamento do disco. A equipe acompanhou um dos ensaios para o show de lançamento, realizado no Fábrika Stúdio, e foram ao show de lançamento realizado, em Belém, no Tábuas de Maré. Felipe Cortez, repórter e apresentador do programa, ao Aldo de Amanda Campelo, me garantiu que a reportagem ficou legal, vamos conferir.

A noite na telinha ainda promete memória no quadro Vitrine, com a fotógrafa Suely Nascimento, que fala do projeto “Sonoro Diamante Negro”, sua pesquisa sobre as histórias de uma das aparelhagens de som mais tradicionais de Belém.

Vieira se diverte na entrevista com Amanda
No quadro "Galeria", a relação muito especial da ilustradora Aline Folha com o universo feminino e a delicadeza da aquarela. Na "Entrevista", o grafiteiro e artista visual Sebá Tapajós conta histórias de cores, viagens e rios no projeto Street River. E o programa encerra com o videoclipe animado da música Rite of Fire, de Domenico Lancelotti e João Brasil, com direção de Mário Aires.

O programa Circuito vem preenchendo uma lacuna na televisão paraense, de ocupação de conteúdo cultural e artística, indo além do entretenimento puro. Cada um em suas respectivas épocas, também já existiram programas onde se viu e conversou sobre cultura e arte na televisão, todos tendo também em comum terem sido produções da Rede Cultura de Televisão. Inédito toda quinta-feira, 22h, traz as reprises em horários alternativos, na sexta, 19h, e no domingo, 13h, na TV Cultura do Pará (canal 02) e no portalcultura.com.br.

Felipe Cortez e Amanda Campelo
Experimentar e ocupar- Duas ações que se encaixam no conceito do Circuito. Ana Paula Andrade, diretora do programa, explica que o projeto de uma revista cultural, que estava sendo discutida desde o ano passado pela TV Cultura. 

“A ideia era produzir um programa com uma linguagem dinâmica, em que as matérias se conectem entre si, sem a necessidade de um apresentador em estúdio. E a exemplo de outros programas que já fizeram parte da grade da emissora, como “Cultura Paidégua” e “Curta Cultura”, o “Circuito” vai valorizar a produção artística local, mas o enfoque não será apenas factual”.

Felipe Cortez diz que a ideia de experimentar formatos audiovisuais leves, com estética contemporânea e própria a ambiência tecnológica, sempre foi um objetivo de resultado no formato do programa. Dá pra ver um pouco disso, aqui no link com a matéria sobre a Casa da Atriz: Casa da atriz:  https://www.youtube.com/watch?v=VVRws7staFM

Quadro Entrevista com Elaine Arruda, artista visual
(2o programa)
“O Circuito é um espaço com  a missão de ocupar com a Arte a TV e o Portal Cultura”, diz. Ocupação, aliás, é palavra de ordem.  Estão aí as ocupações artísticas que foram pauta do programa  em breve estarão no ar, como o Projeto Circular Campina-Cidade Velha, que há alguns meses tem movimentado o Centro Histórico de Belém ou os tradicionais Arrastões do Pavulagem, que marcam o calendário cultural da Praça da República em junho. Ou ainda, os de empreendimentos culturais, como foi o Boulevarte.

Felipe lembra ainda da ocupação pacífica e organizada pelo movimento Ocupa Solar da Beira / Solar das Artes. “Ação de um coletivo de artistas que chamou a atenção da cidade para o (des)uso daquele prédio”, diz Felipe no texto de apresentação para a estreia do primeiro programa, no dia 25 de julho.

Além da TV - Além de reprises, o “Circuito” também foi pensado para o formato da internet. O programa depois que vai ao ar é “recortado” e os quadros serão disponibilizados na íntegra no Portal Cultura, na página dedicada ao programa - www.portalcultura.com.br/programacircuito . Assim como a agenda cultural foi pensada como interprograma e será exibida no intervalo do programa e durante toda a programação.

“Circuito” tem imagens de André Mardock, Hélio Furtado, Jacob Serruya, edição de Felipe Negídio, Eder Pampolha e Losanski Benur, produção de Marbo Mendonça, Maicon Gomes e Amanda Campelo, e arte de Thiago Conceição. Quem desejar enviar sugestões de pauta pode entrar em contato através do e-mail circuito@portalcultura.com.br.

Nenhum comentário: