24.7.15

Festival traz produção teatral da Paraíba ao Pará

Chico César: o cantor e compositor 
paraibano, encerra a programação em
Belém. 
Itinerante, levando, há 16 anos, a cena teatral brasileira de um estado ao outro, o Festival do Teatro Brasileiro – FTB - chega finalmente ao Pará. De 4 a 15 de agosto ele aporta por aqui, com espetáculos, encontros artísticos e workshop, em Belém, e em Marabá, que também recebe ação formativa para professores e alunos da rede pública de ensino. Inscrições para atividades em Belém, pelo site do festival, clique aqui.

A programação começa já no dia 4 de agosto, com o Ciclo de Dramaturgos, que traz a Belém, Paulo Vieira, membro do Conselho Superior de Ensino (Consepe) da UFPB, da Comissão Assessora de Avaliação dos cursos de teatro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP - MEC) integra o Galharufas Cia de Teatro, grupo que atuará intensamente no festival.

Em seguida, será a vez de Aluízio Guimarães, diretor e produtor de vários espetáculos nas áreas de Teatro e Cinema, trazer sua experiência na dramaturgia. Entre trabalhos premiados estão "Água, areia e as maçãs" (teatro), "Hades - Uma História de Fé e revolta" (teatro), "... E foram felizes para sempre!" (teatro), e ainda  "Batalhão 41 de Cajazeiras" (Vídeo documentário) e "Borra de Café" (cinema/ficção).

As apresentações, 16 ao todo,  começam simultaneamente no dia 7 de agosto. Em Belém, assistiremos os espetáculos “Flor de Macambira”, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, às 18h30, e “Como Nasce Um Cabra da Peste”, no Teatro Margarida Schvasappa, às 20h.  Em Marabá, também no dia 07, a abertura será com o espetáculo Esparrela, no Cine Teatro Marrocos, às 20h. 

Em Belém, o FTB ocupará o Teatro Margarida Schivasappa, Teatro Experimental Waldemar Henrique, Forte do Presépio, Núcleo de Oficinas Curro Velho, Pátio Externo do Armazém 3 - Estação das Docas e Portal da Amazônia. Em Marabá, as apresentações acontecerão no Cine Teatro Marrocos, Praça São Félix de Valois na rua 5 de Abril, Praça São Francisco na Cidade Nova e na Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Vianna. 

Já o encerramento, em Belém, conta com show de Chico César e banda. Quer mais um boa notícia? Será o lançamento do novo CD "Estado de Poesia, disco que une a riqueza dos ritmos brasileiros como samba, forró, frevo, toada e reggae. A abertura do show será de Edilson Moreno. Tudo com entrada franca, no Portal da Amazônia, orla de Belém.

A cena da itinerância

Os cinco espetáculos selecionados para a mostra no Pará fazem um recorte da atual da produção teatral paraibana, deslocando-a de uma região à outra. Além de “Como nasce um Cabra da Peste”, da Agitada Gang - Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba; “Esparrela”, do Grupo de Teatro Bigorna; e “Flor de Macambira”, do Coletivo Teatral Ser Tão Teatro; o festival também nos mostra “Mercedes”, do Galharufas Companhia de Teatro, e “Silêncio Total”, espetáculo de clown do ator Luiz Carlos Vasconcelos. Todas as apresentações do Festival do Teatro Brasileiro serão gratuitas. 

Depois do Pará, o festival desta cena ainda vai passar pelos estados do Ceará, Alagoas e Espírito Santo. E assim é há 16 anos, de forma itinerante, que o festival vem possibilitando que o povo brasileiro se reconhecá também através do teatro. De uma ponta a outra do país, o FTB vem provocando trocas inusitadas, entre atores, públicos e artistas em geral. 

Em edições anteriores, o festival promoveu a aproximação dos pernambucanos e sergipanos. Levou ao Distrito Federal a cena teatral dos gaúchos, mineiros, baianos e pernambucanos. Os gaúchos também foram ao encontro dos goianos, assim como cearenses ao de capixabas e mineiros. 

Os paranaenses receberam os mineiros e se encontraram com os gaúchos e paulistas. E os baianos, que já trocaram com os pernambucanos, maranhenses, acreanos, capixabas e paulistas. E agora, a cena paraibana se desloca por eixos outros do país, indo do Norte ao Centro Oeste e, por fim, sudeste.

Formação e intercâmbio 
Mais do que disponibilizar espetáculos de uma região ao público de uma outra, o FTB também propõe a aproximação cultural entre paraenses e paraibanos através das ações de formação para os mais de 800 alunos da rede pública de ensino, em Marabá, e uma oficina, ciclo de dramaturgos e uma residência artística, em Belém.

"Há ainda os encontros informais entre os grupos dos dois estados e as conversas entre atores e plateia após as apresentações. Todas essas são formas de fortalecer e criar elos profissionais e afetivos. O FTB se propõe com essas ações deixar um rico legado imaterial e boas lembranças!", diz Sérgio Bacelar, criador e coordenador do projeto.

A produção executiva do FTB é da Alecrim Produções Artísticas, com produção local dos Produtores Criativos. A realização desse evento, em todas as suas etapas brasileiras (PA, CE, AL e ES) tem patrocínio da Petrobras, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Em Belém, a correalização é da Fumbel - Prefeitura Municipal.

A itinerância conta ainda com apoio da Escola de Teatro e Dança da UFPa – ETDUFPA, Hotel Princesa Louçã, Sol Informática, Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação de Marabá, Secretaria de Cultura de Marabá Prefeitura de Marabá, Fundação Cultural do Pará, Organização Pará 2000, Secretaria Executiva de Cultura do Estado Do Pará, Governo do Estado Do Pará.

Workshop e encontros

Galharufas - residência artística com o grupo em Belém
Residência Artística – Será realizada com o grupo Galharufas, em dez dias, tempo de duração do festival, somando 40 horas de trabalho, proporcionando atividades de intercâmbio e troca de conhecimento com os atores, técnicos e criadores da cidade. 

A vivência é referente ao processo de criação do espetáculo Mercedes (que está na programação do festival, no Pará) e de como foi realizada a preparação do corpo cênico. A residência tem como objetivo vivenciar junto com o elenco do espetáculo, a experiência do método de preparação do corpo cênico dialogando com jogos teatrais, improvisação, musicalidade, ritmo e projeção de corpo e voz. Sendo o ator o autor da cena.

Sarau Lata Absoluta – É quando será mostrado os resultados da residência ao público. No dia 11 de agosto, o Sarau Lata Absoluta, que será realizado no Casarão do Boneco, será também atração da programação de encerramento da campanha de patrocínio coletivo no site Catarse, Salve Salve Casarão do Boneco. Música, poesia e performances são esperados.

Workshop elaboração de projetos – Vai ser ministrado com o criador e coordenador do Festival, o produtor Sergio Bacelar, contando com a participação da Gerente de Patrocínio da BR Distribuidora, Alena Aló. 

Aluízio Guimarães, no Ciclo de Dramaturgos
Ação formativa em Marabá - Em Marabá, o festival também oferece diferentes ações educativas, para formação de plateia em 3 movimentos e Cenas Curtas, que atenderão mais de 840 jovens da rede pública, em mais de 200 horas de trabalho, conduzidas por coordenadores pedagógicos e arte educadores.  Os professores da rede pública de ensino de Marabá também participarão de uma oficina de capacitação em técnicas de Teatro.

Serviço - A inscrição para as atividades do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Paraibana é gratuita e pode ser feita pelo site. Também neste endereço é possível acessar dias e horários de cada atividade e saber mais sobre os espetáculos trazidos ao Pará.

PROGRAMAÇÃO

Belém - de 4 a 15 de agosto

Espetáculo Como nasce um Cabra da Peste
Dias: 07 e 8/ago (6ª e Sab)
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos (CENTUR), Belém/PA
Telefone (91) 3202-4317 Horário de atendimento: de segunda à sexta das 10h às 12h e de 14h às 18h. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro à partir das 17h. Máximo de 02 ingressos por pessoa.
Lotação: 527 lugares

Espetáculo Esparrela
Dias: 08 e 09/ago (Sab e dom)
Horário: 21h (Sab) e 20h (Dom) 
Apresentação Gratuita
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique - TEWH

Endereço:
 Av. Pres. Vargas, 645 - Campina, Belém/PA  Telefone (91) 3222-4762 
Telefone (91) 3110-8650 Horário de atendimento: de terça à sexta, de 9h às 12h e de 14h às 19h.

 Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo.  Máximo de 02 ingressos por pessoa.
Lotação: 220 lugares

Espetáculo Mercedes
Dias: 13 e 14/ago (5ª e 6ª)
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique - TEWH

Endereço:
 Av. Pres. Vargas, 645 - Campina, Belém/PA  Telefone (91) 3222-4762 
Telefone (91) 3110-8650 Horário de atendimento: de terça à sexta, de 9h às 12h e de 14h às 19h.

 Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo.  Máximo de 02 ingressos por pessoa.
Lotação: 220 lugares

ESPETÁCULOS DE RUA

Espetáculo Flor de Macambira
Dias: 07/AGO (6ª)
Horário: 18h30
Apresentação Gratuita 
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho 
Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Belém /PA, 
Telefone:(91)3184-9100  Horário de atendimento: de segunda à sexta das 8h às 12h e de 14h às 18h
Estimativa: 200 lugares

Espetáculo Flor de Macambira
Dias: 15/ago (Sab)
Horário: 19h
Apresentação Gratuita
Local: Forte do Presépio
Endereço:
 R. Siqueira Mendes, s/n - Cidade Velha, Belém - PA, 
Telefone: (91)4009-8828 Horário de atendimento:de terça á sábado, das 10h às 12h e de 14h às 18h
Estimativa: 200 lugares

Espetáculo Silêncio Total
Dias: 9/ago (dom)
Horário: 19h
Apresentação Gratuita
Local: Pátio Externo do Armazém 3 - Estação das Docas 
Endereço: Blvd. Castilhos França, S/n - Campina, Belém/PA
Telefone (91) 3212-5525 Horário de atendimento: de 3ª a sábado, das 10h às18h.
Estimativa: 400 lugares

ATIVIDADES

CICLO DE DRAMATURGOS 
Dramaturgo: Aluizio Guimarães 
Dias: de 04 a 08 de agosto (3ª a sábado)
Horário: 2ª a 6ª, das 17h30 às 21h30 – Sab, 14h às 18h
Carga horária - 20h/a.
Dramaturgo: Paulo Vieira
Dias: de 10 a 14 de agosto (2ª a 6ª)
Horário: das 9h às 13h 
Carga horária - 20h
Atividade Gratuita - Na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPa
/ Trav. D. Romualdo de Seixas, 820. (esquina com Tv. Jerônimo Pimentel). Telefone 3212-5050 - Horário de atendimento: de 2ª a 6ª, das 13h às 17h. Número de vagas: 20

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
GALHARUFAS COMPANHIA DE TEATRO: AÇÃO DO ATOR NA CENA RANDÔMICA
Dias: 07/ago a 14/ago 
Horário: das 17h às 21h / Em 08 e 09/ago (Sab e dom), das 9h às 12h e das 13h às 18h / Em 14/ago (6ª), das 14h às 18h.
Atividade Gratuita. Número de vagas: 30. Na Sala de Ensaio do Teatro Margarida Schivassapa. Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos (CENTUR), Belém/PA. Telefone (91) 3202-4317 Horário de atendimento: de segunda à sexta das 10h às 12h e de 14h às 18h. 

SARAU LATA ABSOLUTA! 
Atividade da Residência Artística com o grupo Grupo Galharufas - Haverá venda de comes e bebes. Programação inserida na Campanha Salve Salve Casarão do Boneco, sendo o encerramento da campanha de patrocínio coletivo no site Catarse.
Dia: 11/ago (3ª feira)
Horário: das 19h às 22h
Atividade Gratuita. No Casarão do Boneco - Av. 16 de novembro, 815, Batista Campos, Belém/PA. Telefone 91 3241.8981 - Horário de atendimento: de 3ª a sábado, das 15h às 18h. Número de vagas: 100. O

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA EDITAIS
Sergio Bacelar e Alena Aló - participação da Gerente de Patrocínio da BR Distribuidora.
Dia: 15/ago (Sábado)
Horário: das 9h às 13h
Atividade Gratuita. No auditório da Casa das Artes - Praça Justo Chermont (antigo Largo de Nazaré), n° 236. 
Telefone (91) 3202-4391 -  Horário de atendimento: 8h às 18h.
Número de vagas: 100

ENCERRAMENTO - Shows - 15 de agosto
Edilson Moreno (Convidado Local) - 21h
Chico César e Banda -  22h
Apresentação Gratuita. No Portal da Amazônia -  R. Engenheiro Fernando Guilhon, s/n – Orla, Cidade Velha, Belém - PA, 
Estimativa: 3000 lugares

Marabá - 7 a 13 de agosto

Espetáculo Esparrela
Dias: 07/08, sex
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Centro Cultural Cine Marrocos

Endereço: Rua Lauro Sodré, nº 228, Marabá Pioneira
Telefone 94 992567750 - Horário de atendimento: de (segunda a sexta), das 9h às 12h e das 14h às 18h. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo.
Lotação: 200 lugares

Espetáculo Silêncio Total
Dias: 08/08, sab
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Praça São Félix de Valois

Endereço: Rua 5 de Abril - em frente a Biblioteca Municipal antigo mercado, Marabá Pioneira
Telefone 94 98146-8127 - Horário de atendimento: de (segunda a sexta), das 9h às 12h e das 15h às 18h.

 Estimativa: 2.000 lugares

Espetáculo Flor de Macambira
Dias: 09/08, dom
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Praça São Félix de Valois

Endereço: Rua 5 de Abril - em frente a Biblioteca Municipal antigo mercado - Marabá Pioneira
Telefone 94 98146-8127 - Horário de atendimento: de (segunda a sexta), das 9h às 12h e das 15h às 18h.

Estimativa: 2.000 lugares

Espetáculo Flor de Macambira
Dias: 10/08, 2a
Horário: 20h
Apresentação Gratuita
Local: Praça São Francisco
Endereço: Av. Nagib Mutran – Cidade Nova
Telefone 94 98146-8127 - Horário de atendimento: de (segunda a sexta), das 9h às 12h e das 15h às 18h.

 Estimativa: 500 lugares

Flor de Macambira
Dias: 12/08 (manhã) e 13/08 (tarde)
Horário: 9h e às 15h (respectivamente)
Apresentação para alunos da rede pública de ensino
Local: 
Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Vianna 
Endereço: Folha 16 Quadra Especial, Nova Marabá. Telefone: 94 – 99108-2936 email: escolagasparvianna@hotmail.com ou gracinhadonato@yahoo.com.br 
Estimativa: 400 lugares

Nenhum comentário: