16.7.15

Filmes de Jorane Castro para ver em casa no DVD

Enquanto está às voltas com o processo de finalização do primeiro longa de ficção “Amores Líquidos”, Jorane Castro também comemora a chegada de dois DVDs contendo boa parte de sua produção audiovisual. São dois DVDs.  Um traz curtas de ficção e outro, com documentário sobre a obra de Luiz Braga, ambos produzidos por sua produtora, a Cabocla. Já podem ser encontrados à venda na Fox Video, em Belém. 

Criada em 2000, ano que vem a Cabocla Produções Cinematográficas e Artísticas completa 15 anos, mais de uma década foi criada, em Belém do Pará (Brasil), para desenvolver projetos audiovisuais que propõem um novo olhar sobre a Amazônia. 

Entre documentário e ficção, já se somam dezenas de trabalhos que refletem um ponto de vista contemporâneo sobre uma das regiões mais instigantes do planeta. “Nestes anos, produzimos filmes documentários e ficções, totalizando mais de 20 títulos e com mais de 30 prêmios recebidos em festivais nacionais e internacionais”, comenta Jorane Castro.

O DVD Coletânea Cabocla reúne quatro filmes selecionados entre a produção da Cabocla Filmes. “As Mulheres Choradeiras (ficção / 15 minutos / 35mm / dolby / 2000), por exemplo, traz no elenco quatro atores paraense que atuaram na época das rádio e telenovelas, Nilza Maria, Mendara Mariani, Tacimar Cantuária e Armando Pinho. No roteiro, inspirado no conto Homônimo de Fábio Castro, três velhinhas trabalham como carpideiras de enterros e velórios. Um belo dia, um corpo desaparece e elas são acusadas do crime.

"Ribeirinhos do Asfalto" (Foto divulgação)
O DVD também traz “Invisíveis prazeres cotidianos”( documentário /26 minutos / 2004) , um retrato de Belém do Pará do ponto de vista dos blogueiros, autores de diários virtuais nos quais a cidade se reflete no olhar de seus jovens flaneurs contemporâneos.

O terceiro filme é “Quando a chuva chegar” (Ficção / 15 minutos / 35mm / Dolby / 2009), que traz no elenco Nani Tavares, Sílvio Restiffe, Tacimar Cantuária e, mais uma vez o saudoso Armando Pinho, além de várias participações interessantes, com a banda La Pupuña, Mestre Laurentino e Hélio Castro, um dos atores que atuou em “Um Dia Qualquer”, de Líbero Luxardo. O filme também tem como protagonista um edifício emblemático da cidade de Belém, o Manoel Pinto da Silva, até os anos 50 considerado o prédio mais alto da região norte.

Também entrou no DVD Coletânea Cabocla, o curta mais recente de Jorane Castro, “Ribeirinhos do Asfalto” (ficção / 25 minutos / 35mm / Dolby Digital / 2011), com Dira Paes, Adriano Barroso e Anne Dias. Premiado em Gramado na categoria Melhor Direção de Arte, o filme mostra a história de Deisy (Ana Letícia), que mora na Ilha do Combu, do outro lado do rio, na frente de Belém. Ela gostaria de morar na cidade cheia de luzes que ela vê de noite na sua casa, no meio da mata. Com a ajuda se sua mãe (Dira Paes), ela vai tentar realizar este sonho.Todos os curtas trazem ainda makings of, nos quais se pode perceber como foram as produções, entrevista com atores e com a diretora.

Lugares do Afeto – A fotografia de Luiz Braga 

Como o título sugere, o documentário (70 minutos/2008) aborda a longa e bem sucedida trajetória do fotógrafo paraense que ganhou visibilidade no mundo, com um trabalho que retrata em luz e cor, toda uma região do planeta, a Amazônia.

“Esse foi, na verdade, o primeiro longa-metragem feito pela Cabocla. O filme levou três anos para ficar pronto, porque a cada vez que queríamos terminar o filme, o Luiz Braga apresentava uma nova fase de seu trabalho, e aí tínhamos que filmar mais uma sequencia com as novidades. Finalmente concluímos, e o filme já foi apresentado em vários festivais”, ressalta Jorane.

Luiz Braga buscou incessantemente uma linguagem que traduza o imaginário profundo da vida amazônica. Ele captura a cultura de sua região, com um olhar de conhecedor, não de um visitante. Ele registra a realidade contemporânea, não o exótico, retratando a sutil sensualidade do amazonida. 

Lugares de Afeto – A fotografia de Luiz Braga acompanha o seu processo criativo, desvenda a construção de seu olhar, encontra seus personagens, em seus lugares, no mesmo horário crepuscular de sua predileção, no seu universo e com a sua luz. O DVD proporciona uma viagem pelo trabalho deste autor paraense, através de uma cronologia de suas fotografias, com aproximadamente 120 imagens, além de entrevistas integrais de quem conhece e aprecia seu trabalho como, Paulo Herkenhoff, Tadeu Chiarelli, Roseli Nakagawa, Rubens Fernandes Jr, Cássio Vasconcellos, João de Jesus Paes Loureiro e Milton Hatoun, além do próprio Luiz Braga.

Lugares do Afeto (Foto divulgação)
O DVD também traz extras com a Biografia de Luiz Braga, Fotogaleria Cronológica (150 fotos), Fotogaleria Intuitiva (150 fotos), entrevistas na íntegra e cenas adicionais, o que o torna uma excelente fonte de pesquisa sobre a obra do autor.

“Quando decidimos fazer o DVD do filme, pensamos em mostrar mais da fotografia de Luiz Braga, acrescentando duas galerias com suas fotos, de diferentes momentos de sua trajetória. Incluímos também as entrevistas integrais com curadores e artistas. Ficou bem completo e apresenta como se deve a obra de Luiz Braga”, diz Jorane.

Mais - Além desses dois DVDs, mais dois outros curtas foram produzidos, recentemente pela Cabocla Produções. “Ópera Cabocla”, com direção de Adriano Barroso, contemplado pelo edital Etnodoc III, do Ministério da Cultura em parceria com o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, e “Time da Croa”, dirigido por Jorane, e todo filmado na praia de Ajuruteua, em Bragança. 

O filme integra a série “A Copa passou por aqui”, lançada pela SPORTV e Casa de Cinema de Porto Alegre (Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Nora Goulart, entre outros), reunindo 11 filmes de 15 minutos sobre a Copa do Mundo no Brasil.

Cabocla: rumo aos 15 anos em nova fase de produção

No set de Amores Líquidos
Ano que vem a Cabocla completa 15 anos. É uma uma nova fase da produtora, principalmente por conta da produção do primeiro longa-metragem de ficção, intitulado Amores Líquidos. O projeto recebeu o financiamento do Edital de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Pará. 

Rodado entre maio e junho deste ano, em Belém e nas estradas da região do Salgado, roteiro turístico do Pará, chegando a locações em Salinas, o filme traz como protagonista histórias que se unem numa mesma direção, tendo no elenco, inteiramente paraense, as atrizes Lorena Lobato, Keila Gentil (Gang do Eletro) e Aline Oliveira, além de Leoci Medeiros, Ramon Rivera e Dime França.

“Estamos em fase de finalização, para lançamento em 2016. Nossa ideia é levar os filmes para festivais e em seguida lançar em sala de cinema. Antes disso, pretendemos lançar Amores líquidos em Belém, para quem fez o filme e para o público paraense”, finaliza.

Mais informações:  Fone (91) 3249-5765 e FB https://www.facebook.com/CaboclaFilmes. Além da Fox Video, os DVDs também podem ser adquiridos numa promoção do Jornal Diário do Pará: https://vimeo.com/user790998/review/133659954/bcdd816124

Nenhum comentário: