9.7.15

Rande Frank na Era do Rádio e na do Crowdfunding

É isso mesmo. Temos mais um artista paraense aderindo o sistema de patrocínio coletivo, o chamado crowdfunding. Isso significa que qualquer pessoa pode comprar uma cota de patrocínio disponível no projeto, e os valores patrocinados tem uma recompensa associada. 

Neste caso, “Randeofônico” é um projeto que cria um podcast especial que se remete à época de ouro do rádio e ‘de quebra’ financia o CD do artista -  www.eupatrocino.com.br/randeofonico-vol-i

Randeofônico  Volume I  propõe utilizar a mídia do podcast para gerar quatro programas de rádio, que resgatam uma forma peculiar de produzir programas de rádio, com suas vinhetas, informações, entrevistas, anúncios dos patrocinadores, horóscopos, noticiários jornalísticos, locuções esportivas, hora certa, e, óbvio, música. Saiba mais um pouco aqui: https://www.youtube.com/watch?v=q-fZUrWu_CI

Randeofônico Vol. I é um programa de rádio pré-editado com tudo que um espaço radiofônico livre tem direito, pode ter até momento religioso ecumênico, poesia, dramatizações de textos, enquetes de rua e outras ideias e sugestões de todos que quiserem participar. "Em cada episódio, lanço duas músicas minhas, e lanço também o trabalho de outros autores, em princípio paraenses”, explica Rande Frank. 

No crowdfunding, porém, para um artista alcançar sua meta de patrocínio, é preciso saber vender algo, seja a imagem do artista, o trabalho que ele desenvolve e, mais do que isso, precisa ser inventivo. Você precisa convencer as pessoas de que é interessante de alguma forma te ajudar a realizar um trabalho. Mais do que isso, a pessoa tem que curtir o que vê, ouve ou lê pra querer apostar nele.

A ideia do podcast como moeda de troca para o patrocínio de seu primeiro CD, é muito bacana. O CD é autoral, mais um motivo que se tem para somar aí nesse patrocínio coletivo. “E não é somente um podcast”, dia Rande.  “’É um programa de rádio completo, pensado com toda essa nostalgia, mas recheado com as músicas autorais compostas gravadas em CD, sendo apresentadas na atmosfera radiofônica: é como ouvir o seu disco favorito, mas cheio de extras e no conforto da sua casa”, diz o artista.

Uma nova onda para realizar sonhos

O valor para o Randeofônico Vol. I é de R$ 12.500,00, mas até agora pouco mais de R$ 300,00 foi arrecadado. Rande vai ter que dar uma virada, o período de arrecadação disponível para a meta tem pouco mais que 30 dias para encerrar. É uma contagem regressiva para o tempo mas é progressiva, o que se espera, em volume de reais. Alcançar a meta é um esforço que depende de muitos. 

Há vários outros projetos que buscam recursos de patrocínio desta maneira. Mas as pessoas ainda estão conhecendo este sistema e muitas vezes acabam nem se interessando em saber como funciona. Por isso, contar com apoio de amigos, familiares, fãs e fãs que compartilhem a ideia, conversem com as seus próximos, é fundamental. É preciso explicar como que, com apenas R$ 10,00,  pode-se ajudar um cara a gravar seu CD de músicas autorais.

Precisa de um corpo a corpo. Recentemente o Arraial do Pavulagem conseguiu alcançar sua meta. O apoio de um grupo significativo de fãs garantiu que o Instituto Arraial do Pavulagem realizasse seu último cortejo no domingo, 5 de julho.

O esforço coletivo vinha sendo organizado desde maio, mas quase não conseguiu chegar a sua meta. O penúltimo arrastão, no dia 28 de junho, chegou a ser cancelado dias antes. O Pavulagem não entendia ter milhares de fãs e apenas algumas dezenas de doações, já na reta final do período de arrecadação. A notícia se espalhou e em uma semana, eles bateram a meta. O Pavulagem arrecadou R$ 15,1 mil, vindas de cento e sessenta e três doações. A campanha também foi do site site Eupatrocino.

Além do Eupatrocino existem outros sites de crowndfunding, como Catarse abriga, hoje, entre outros projetos, a da campanha Salve Salve Casarão do Boneco - https://www.catarse.me/pt/salvecasaraodoboneco -, que busca recursos para recuperar o antigo casarão que abriga as atividades do grupo de de vários outros grupos de teatro de Belém, abrindo suas portas para atividades com participação do público. 

A meta do In Bust Teatro com Bonecos, que organiza a campanha em conjunto com outros artistas, é de R$ 60.000. Já arrecadou mais de R$ 1.0000,00, de 19 apoios. Mas o tempo também urge tanto quanto para Rande Frank. Faltam pouco mais de 30 dias também, para que o período encerre.

Porque patrocinar o "Randeofônico Vol. I"

Rande Frank vale o esforço e a atenção dispensada a seu talento, um artista multifacetado, criativo e agregador. Iniciou a carreira musical na década de 90, cantando e tocando violão na noite paraense, com músicas sempre em português. Da cena banquinho e violão ele partiu às bandas “Arcano 19”, “A Decrépita” e “Xamã”.  Liderando os vocais da Banda “Xamã”, ele se popularizou com sua voz e performance marcantes, eletrizando as plateias roqueiras e a nascente tribo regueira que surgiu no fim de 2006 no cenário musical de Belém do Pará.

Produziu, gravou as vozes, e mixou 12 canções do compositor paraense Buscapé Blues e as apresentou ao vivo em shows itinerantes dentro de um ônibus-palco, que cruzou a capital carioca. Estava com a banda “Xuxu e As Kaveiras Barrocas”, com quem também se apresentou no Rock in Rio, no início dos anos 2000. Agora, ele quer a carreira solo.

Como ser patrocinador – Acesse o site www.eupatrocino.com.br/randeofonico-vol-i e lá compre uma das cotas oferecidas no site eupatrocino, elas variam entre R$ 10,00 a R$ 1.000,00. Para cada valor há uma recompensa em produtos e serviços culturais randeofônicos.

Quando o valor necessário para execução do projeto for totalmente arrecadado, e isso tem um prazo definido, os recursos serão transferidos para o proponente, para que execute a sua ideia. Caso, ao final do período de captação, os valores cadastrados não sejam totalmente captados, os patrocinadores receberão o seu dinheiro de volta. É verdade gente, já aconteceu comigo,vale experimentar.

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