29.7.15

Territorio Paranoá e a Cultura do Pará em Brasilia

“Território Paranoá – o Cerrado Amazônico” abre hoje, 29, no Complexo Cultural da Funarte em Brasília, destacando a cultura paraense, com mostras que vão da gastronomia ao teatro, do cinema ao artesanato e, claro, à música. A iniciativa é do grupo de Belém, Miasombra, contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marques – Funarte.

Até o mês de dezembro, Brasília será palco de mais uma ação de ocupação multicultural, e que propõe um novo eixo artístico no país. 

A cidade, reconhecida por sua multiplicidade gerada por nortistas, nordestinos, cariocas, paulistas, mineiros, indígenas, calungas e tantos outros povos e etnias, recebe, a partir desta quarta-feira, 29, até dezembro deste ano, o projeto “TERRITÓRIO PARANOÁ – EIXO CERRADO AMAZÔNICO”, que trará a diversidade da produção artística e criativa do Distrito Federal, Belém (PA) e Goiânia (GO). 

Os quentes da madrugada - carimbó
A iniciativa é do Coletivo Miasombra, grupo de Belém, que em parceria com A Trama – Associação de Teatro e Dança da Amazônia, com patrocínio do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio do Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos 2015, para o Complexo Cultural Funarte no Distrito Federal. 

Contemplado em outros editais como Prêmio Myriam Muniz 2009 – Funarte; Festival de Cenas Curtas Galpão 2011 – Prêmio especial do Júri e Edital Pauta Mínima 2014 – Grupo Teatro Cuíra do Pará, o Miasombra é um coletivo de artistas que pesquisa desde 2009, o Teatro de Animação, Teatro de Sombras, Cinema e Performance. De forma colaborativa, horizontal, surge na cidade de Belém o Coletivo Miasombra, ligado diretamente ao Estúdio Reator, que se dedica ao estudo da performance do teatro, artes plásticas e tecnologia. 

O núcleo atuante do coletivo é composto por: Aline Chaves, David Matos, Luciana Medeiros, Milton Aires, Márcia Lima, Patrick Mendes e Thiago Ferradaes. Em seu repertório possui a premiada cena, “Makunaíma em a Àrvore do Mundo e a Grande Enchente” e o espetáculo “À Sombra de Dom Quixote”, contemplados pelos prêmios e editais:

Teatro, música, artesanato e cinema

A programação do Território Paranoá – O cerrado Amazônico inicia hoje (29), com a “SEMANA PARAENSE DE CULTURA” – dedicada às expressões culturais do Pará, com destaque para as Artes Cênicas, Cultura Popular, Gastronomia, Música e Artesanato, sendo todas as atividades gratuitas.

Todos os dias, a partir das 17h, são instaladas barracas tradicionais no Jardim da Funarte, no Eixo Monumental. Artesões, cozinheiros e coletores de ervas explicam a origem dos pratos, transmitem a sabedoria do Pará e expõe a arte regional.

O artesanato regional é um caldeirão de misturas, com técnicas indígenas, cabocla e amazônida. No repertório estão colares, cerâmicas, cestaria, trabalho em látex e outros materiais. Algumas com característica utilitária, e muitas destinadas ao adorno, transmitem beleza e exuberância ao espaço que ocupam.

Paralelo às barracas, a partir das 19h horas de 29 a 31 de Julho, 18h no dia 1 de Agosto, e 20h em 2 de Agosto, há uma diversificada programação, que envolve teatro com bonecos, grupo de carimbó e sessões de cinema.

Cinema - A Mostra de Cinema do Território Paranoá será realizada, nesta primeira etapa, nos dias 29 e 30 de julho. Na primeira sessão, dia 29, a Mostra reúne filmes da cineasta paraense Jorane Castro. 

Serão exibidos curtas metragens de ficção dirigido por ela em três fases da carreira: “As Mulheres Choradeiras”, de 2000, “Quando a Chuva Chegar”, de 2006 e “Ribeirinhos do Asfalto”, que traz no elenco a atriz Dira Paes, realizado em 2010. 

Também serão exibidos os curtas documentais “Mãos de Outubro”, de 2009, com direção de Vitor Souza Lima, e “Ópera Cabocla”, de Adriano Barroso, ambos com produção executiva de Jorane Castro por meio de sua produtora, a Cabocla Filmes. Na ocasião estarão disponíveis para venda os DVDs com os curtas.

No dia 30 de julho, o público assistirá a três documentários do projeto Visceral Brasil, com Dona Onete, Mestre Laurentino e Mestre Vieira, ícones da cultura paraense, todos com mais de 70 anos de idade e ainda em franca produção. 

Música - Um dos destaques vai para a Gang do Eletro - formada em 2008 e ganhadora do Prêmio Multishow em 2012, a trupe mistura música dance europeia com carimbó, tecnobrega (ritmos locais), adicionando pitadas latinas de cumbia e reggaeton.O grupo de carimbó Os Quentes da Madrugada também está na lista de atrações, oriundos da Irmandade de Carimbó de São Benedito – fundada em meados do século XIX, na cidade de Santarém Novo. Os “Quentes” são fiéis à origem do ritmo, da mesma matriz africana do samba e paraense por excelência.

In Bust teatro com Bonecos
O músico e produtor Manoel Cordeiro, e sua banda, trazem um show que sintetiza as sonoridades suburbanas e influências caribenhas, lambada, o boi-bumbá, o carimbó, e coloca em primeiro plano suas composições e seu estilo. Música instrumental virtuosa, mas cheio de dança.

Teatro  O Grupo In Bust teatro com Boencos tabéme Sá com uma mostra de seu trabalho. Vão apresentar tr6es espetáculos, “Curupira”, “Fio de Pão”, “Sirênios”, todos com temáticas e pesquisa voltadas para a Amazônia.

PROGRAMAÇÃO
29 (quarta)
17h. Feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas (Jardim da Funarte)
19h. Cine Paranoá  (Jardim da Funarte)

Sessão Amazônica - Mostra Jorane Castro – Cabocla Filmes
As Mulheres Choradeira (15 min)
Quando a Chuva Chegar (15.min)
Ribeirinhos do Asfalto (15 min.)
Mãos de Outubro (20 min.)
Ópera Cabolca (26 min.)

30 de julho (quinta)
17h. Feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas (jardim da funarte)
19h. Cine Paranoá (Jardim da Funarte)

Sessão Pai D'égua  - Mostra Visceral Brasil – Dir. Márcia Paraíso
Dona Onete - A encantadora de botos (26.min)
Estilo Laurentino (26 min.)
O Sotaque da guitarra – Mestre Vieira (26min.)

20h. Curupira - 10 milhões de nós - In Bust teatro com bonecos (PA) (Teatro Funarte Plínio Marcos)

31 de julho (sexta)
15h. Território de Diálogos Culturais (Teatro Funarte Plínio Marcos)
17h. Feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas (Jardim da Funarte)
19h. Fio de Pão - A Lenda da Cobra Norato / In Bust Teatro com Bonecos (PA) (Teatro Funarte Plínio marcos)
20h. Os quentes da madrugada (PA) (grupo de carimbó) (Teatro Funarte Plínio Marcos)

1° de agosto (sábado)
17h. Feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas (Jardim Funarte)
18h. Sirênios / In Bust Teatro com Bonecos (PA) (Jardim Funarte)
21h. Gang do Eletro (PA) (Teatro Funarte Plínio Marcos)

2 de agosto (domingo)
17h. Feira de comidas típicas, artesanato, ervas amazônicas (Jardim Funarte)
20h. Manoel Cordeiro (PA) (Teatro Funarte Plínio marcos)
21h. Os quentes da madrugada (PA) (Jardim Funarte)

Local
Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural - Brasília, DF, 70070-350
(61) 3322-2076"

Nenhum comentário: