23.8.15

Encontro de Dança abre programação no Barradas

Promover um encontro entre artistas, pesquisadores e professores de dança, a fim de difundir, dialogar e refletir sobre as tendências criativas contemporâneas da dança local e nacional. Um dos principais eventos da dança paraense, o V Encontro de Dança Contemporânea abre no dia 27 de agosto, no Teatro Cláudio Barradas, ampliando a visibilidade das companhias independentes de dança de Belém. A idealização e realização é da Cia.Experimental de Dança Waldete Brito, com coordenação e produção de Alessandra Ewerton, Caroline Castelo, Roberta Castro e Waldete Brito.

A ideia é cada vez mais reservar espaço para apresentação de espetáculos de dança, e não apenas mostrar coreografias de curta duração. 

Os aspectos da dramaturgia geral da dança, como, por exemplo, a ideia conceitual implicada na obra, os arranjos coreográficos, as múltiplas técnicas utilizadas, a organização do espaço e a singularidade estético-criativa eleita por cada artista-pesquisador para dar vida à sua obra, podem funcionar como novos estímulos geradores de outros fluxos investigativos para outras danças. Por esta razão, o formato deste evento prioriza a apresentação de espetáculos de dança, sejam inéditos ou não. 

No dia 29, às 16h, a Curitiba Cia.De Dança, fará uma apresentação para alunos do Projeto Bailarino Cidadão, Projeto de Dança Melb ,APAE e alunos bolsistas do Espaço Experimental de Dança. Neste dia, serão reservados 150 ingressos para este público alvo, e os demais ingressos serão vendidos  na bilheteria do Teatro Claudio Barradas, com o preço de R$20,00, e meia para estudantes. 

A cada ano, a coordenação do evento tem conseguido manter a participação de, pelo menos, dois grupos de dança nacionalmente conhecidos. Para 2015, a Curitiba Cia. de Dança e a Dual cena (SP), vão apresentar, respectivamente, os espetáculos: Quando se Calam os Anjos e Terra Trêmula.  Além desses espetáculos, ainda temos a chance de assistir as companhias de dança de Belém: Cia.Moderno de Dança, Ribalta Cia. de Dança, Cia Atletica de Dança, dentre outras. Além dos espetáculos, serão oferecidos cursos de dança contemporânea, Técnicas corporais para atores e bailarinos  e o curso de Dança e música.

A professora e produtora Solange Borelli, diretora da Radar Produção e produtora das companhias convidadas, ministrará uma palestra sobre Produção Cultural da Dança. Este ano encontramos novos parceiros que apostam no desenvolvimento da arte e cultural, são eles, Osmar Churrascaria, Plenu Recusros Humanos e Cia.Athletica que apoiam o evento.  

Serviço
V Encontro Contemporâneo de Dança. Período: 27 a 30 de agosto. No Teatro Universitário Claudio Barradas. Inscrição: R$15,00 – Informações: Espaço Experimental de Dança -3246 4698. E-mail: ecodanca2015@gmail.com.

Nenhum comentário: