7.8.15

04 espetáculos abrem festival paraibano no Pará

Flor de Macambira: máccaras e técnicas circenses
Depois de iniciar sua programação na última quarta-feira (5), com um Ciclo de Dramaturgos, as apresentações do Festival do Teatro Brasileiro iniciam em Belém e Marabá. A abertura, nesta sexta-feira (7) traz ao público quatro dos cinco espetáculos que viajam por meio da iniciativa itinerante que, há 16 anos, leva o teatro brasileiro de uma ponta a outra do país.

Anota aí direitinho, porque se bobar dá tempo de ver tudo aqui em Belém. Comece indo ao Curro Velho, onde será apresentado, às 18h30, o espetáculo “Flor de Macambira”. 

Em seguida vá ao Teatro Margarida Schivasappa do Centur para ver a comédia “Como nasce um Cabra da Peste”, às 20h, espetáculo que também será apresentado amanhã, sábado (8), no mesmo horário. É tudo com entrada franca. 

Enquanto isso, em Marabá, no tradicional Centro Cultural Cine Marrocos, as cortinas se abrem para “Esparrela”, espetáculo que em Belém ganhará duas apresentações, no sábado (8), e no domingo (9), no Teatro Waldemar Henrique, às 21h e 20h, respectivamente. Também com gratuidade.

Ainda neste final de semana, o público ainda assiste o espetáculo solo clown do ator Luiz Carlos Vasconcelos, “Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço”. NO sábado, às 20h, em Marabá, na Praça São Félix de Valois, e no domingo (9), às 19h, no Armazém 3 da estação das Docas. Mais uma vez, com entrada franca.

Até dia 15 de agosto, o Pará recebe um recorte do teatro paraibano, com cinco espetáculos, participação de dramaturgos e muita troca de experiência entre as cenas paraense e paraibana de teatro. O encerramento será musical, em Belém, no Portal da Amazônia, com show de Chico Cesar, que lança aqui o seu mais novo CD "Estado de Poesia".

Saiba mais sobre os espetáculos

Cultura popular em cena
Como Nasce um Cabra da Peste – Centrado nos preparativos e procedimentos populares para o nascimento de uma criança no sertão nordestino, “Como Nasce um Cabra da Peste” tem texto de Altimar Pimentel, baseado na obra etnográfica de Mario Souto Maior, que faz um apanhado das crendices, superstições, costumes e medicinas mágicas empregadas em tais situações no interior do Brasil rural.

O espetáculo, que pode ser comparado à peça paraense Ver-de-Ver o Peso,  transporta para o palco situações e abordagem cômicas, de maneira comovente, humana e respeitosa para com o homem do interior e sua cultura de misticismo, religiosidade sincrética, luta pela sobrevivência e a doçura do homem do sertão.

Flor de Macambira - Música original executada ao vivo, comicidade, cor e teatralidade, além de máscaras, pernas de pau, dentre outros elementos do circo são elementos que compõem “Flor de Mambira”, que conta a fábula da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e ao seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma.

Ganhador do Prêmio de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular no XVIII Festival Nordestino de Teatro 2011, em Guaramiranga (CE), Flor de Macambira, estreou em 2011 e neste mesmo ano realizou uma circulação audaciosa e emblemática que contemplou as dez principais cidades banhadas pelo Rio São Francisco. 

Adaptação empreendida pelo grupo do clássico O Coronel de Macambira, do pernambucano Joaquim Cardozo, em parceria com a dramaturga Rosyane Trotta, e sob direção de Christina Streva, o espetáculo poderá ser visto também em Marabá, no domingo, 9, às 20h, na Praça São Félix de Valois, e na segunda-feira, 10, às 20h, na Praça São Francisco.

Esparrela: experiência e técnica
Esparrela – O espetáculo conta a relação do urubu Arquimedes e seu adestrador Manuel, que para entrar na cidade da qual foi expulso, resolve ensinar a ave a dançar para impressionar as pessoas daquela cidade. Desta relação surge uma amizade que se encerra com a morte de Manuel e o ressurgimento dele em sua ave adestrada.

Em síntese, Esparrela traz a relação do homem consigo mesmo, com o seu alter ego. Nietzsche nos fala que “O homem é uma corda atada entre o animal e o além  homem – uma corda sobre o abismo”. A encenação do ator Fernando Teixeira tem como proposta a simplicidade, onde um ator conta para a plateia esta relação de forma muito intima e visceral, nos fazendo lembrar os fabuladores e contadores de histórias tão presentes na nossa tradição oral.

Silêncio Total – Em cena o ator Luiz Carlos Vasconcelos nos apresenta Xuxu, um palhaço que nos remete às memórias da infância, à magia do circo e aos primeiros atores de rua, sua alma revela o lado risível da nossa humanidade. E esta seriedade, o palhaço tem.  A personagem surgiu e se desenvolveu em experimentações de rua, basicamente através de improvisos onde o material que surgia era selecionado naturalmente pela aceitação ou não do público.

Em cena, o palhaço Xuxu estabelece relações que determinarão todo o espetáculo onde são realizadas mágicas, números musicais e de equilíbrio, todos como pretexto para revelar a natureza humana e risível do velho Xuxu.

Xuxu, o claow de Luiz Carlos Vasconcelos
"O que faz um homem se tornar um palhaço? Talvez, certos homens, para crescer, precisem se expor assim. A dimensão de um palhaço, creio, está diretamente relacionada à dimensão do seu ridículo pessoal. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros, é a missão espiritual dos palhaços. Portanto, ao olhar para Xuxu, não tenha dúvida, somos assim mesmo", diz Luiz Carlos Vasconcelos.

Patrocínio e apoios - A produção executiva do FTB é da Alecrim Produções Artísticas, com produção local dos Produtores Criativos. A realização desse evento, em todas as suas etapas brasileiras (PA, CE, AL e ES) tem patrocínio da Petrobras, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Em Belém, a correalização é da Fumbel e Prefeitura Municipal.

A itinerância conta ainda com apoio da Escola de Teatro e Dança da UFPa – ETDUFPA, Hotel Princesa Louçã, Sol Informática, Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação de Marabá, Secretaria de Cultura de Marabá Prefeitura de Marabá, Fundação Cultural do Pará, Organização Pará 2000, Secretaria Executiva de Cultura do Estado Do Pará, Governo do Estado Do Pará.

Programação

BELÉM – entrada franca

Espetáculo Flor de Macambira
Dias: 07/AGO (6ª) – às 18h30
Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho - Endereço: Rua Professor Nelson Ribeiro, 287. Estimativa: 200 lugares.

Como nasce um Cabra da Peste
Dias: 07 e 8/ago (6ª e Sab) – às 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos (CENTUR). Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro à partir das 17h.  Máximo de 02 ingressos por pessoa. Lotação: 527 lugares.

Espetáculo Esparrela
Dias: 08 e 09/ago (Sab e dom)
Horário: 21h (Sab) e 20h (Dom)
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique – TEWH - Av. Pres. Vargas, 645 - Campina. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo.  Máximo de 02 ingressos por pessoa. Lotação: 220 lugares.

Silêncio Total – Vem chegando um Palhaço
Dias: 9/ago (dom) - às 19h
Local: Estação das Docas - Pátio Externo do Armazém 3. No Boulevard. Castilhos França, S/n.

MARABÁ – entrada franca

Esparrela
Dias: 07/08, sex - às 20h
Local: Centro Cultural Cine Marrocos
- Endereço: Rua Lauro Sodré, nº 228, Marabá Pioneira. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, 2 horas antes de início do espetáculo.  Lotação: 200 lugares

Silêncio Total
Dias: 08/08, Sab – às 20h
Local: Praça São Félix de Valois -  Rua 5 de Abril - em frente a Biblioteca Municipal antigo mercado, Marabá Pioneira. Estimativa: 2.000 lugares.

Flor de Macambira
Dias: 09/08, dom - Horário: 20h
Local: Praça São Félix de Valois
- Rua 5 de Abril - em frente a Biblioteca Municipal antigo mercado - Marabá Pioneira. Estimativa: 2.000 lugares.
Dias: 10/08, 2ª - 20h
Local: Praça São Francisco - Endereço: Av. Nagib Mutran – Cidade Nova - Estimativa: 500 lugares.

Silêncio Total
Dias: 08/08, Sab – às 20h
Local: Praça São Félix de Valois
- Rua 5 de Abril - em frente a Biblioteca Municipal antigo mercado, Marabá Pioneira. Estimativa: 2.000 lugares.

Nenhum comentário: