5.8.15

Os 73 anos de Caetano Veloso na Black Soul Samba

É praticamente uma tradição a Balck Soul Samba comemorar os aniversários de grandes medalhões da música brasileira e, o de Caetano Veloso, não passaria "batido". Este ano, a festa tem no comando a voz poderosa de Gigi Furtado e os Cavaleiros de Jorge, que nos trazem o show "Eu Sou Neguinha", e dos DJs do coletivo, que garantem tudo antes e depois.

Claramente influenciada por Caeatano Velosos, é só perceber o nome da banda que a acompanha "Cavaleiros de Jorge",  inspirada em uma das músicas do cantor e compositor baiano, Gigi Furtado garante momentos interpretações vibrantes, que passearão pelos 40 anos de carreira do músico.

"Eu sou neguinha" é um dos mais contagiantes da cantora, quem já viu sabe disso e quem ainda não viu, eu indico.  A homenagem à Caetano carrega o peso da emoção e das canções do tropicalista, fincadas na formação musical brasileira. A poesia e a profundidade de suas canções ganham versões encorpadas pela voz de Gigi e o swingue da banda Cavaleiros de Jorge.

"Caetano se tornou um amor...  até então eu o admirava por sua genialidade,  letra e música, até quando me peguei caetaneando com uma certa frequência junto com outros. Percebi que nascia uma pontinha de paixão.

Às vezes o quero tanto por perto que lhe escuto o dia inteiro, em outros momentos lhe deixo descansar de meu louco querer e é dessa forma que sigo nesse MEU estranho amor", confessa a cantora.

Domínio da voz é sinônimo de conforto para Gigi Furtado, que tem formação em canto lírico. Já foi semifinalista e também já conseguiu a terceira colocação em dois anos do extinto Concurso Internacional de Canto Lírico Bidu Sayão. Mas hoje a cantora vem abraçando cada vez mais uma carreira sólida na música popular. Foi premiada como cantora revelação em 2011, no Baile dos Artistas de Belém e, em 2012,  conquistou o título de melhor intérprete do Festival da Música Brasileira da RBA.

Educadora, atriz e cantora, com formação erudita, Gigi Furtado já ministrou cursos de canto popular em algumas escolas de Belém, como a Academia de Música e Tecnologia, Casa da Linguagem, e no projeto Escola Comunidade, de descentralização do curso de música, pela Fundação Carlos Gomes, por três anos. 

40 anos de carreira - Um dos criadores do movimento tropicalista, Caetano Veloso tem mais de quatro décadas de carreira e, entre outros títulos, foi eleito pela Revista Rolling Stone como o quarto maior artista brasileiro de todos os tempos. 

Sua obra é marcada pela inovação poética e renovação musical. Seu trabalho começou em 1965, ao acompanhar a irmã mais nova Maria Bethânia com as apresentações nacionais do espetáculo "Opinião".

No final da década de 60, em 1968, foi um dos líderes do Tropicalismo, renovando o cenário musical brasileiro com o disco "Tropicalia ou Panis et Circencis", incluindo diversos outros músicos como Tom Zé, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto e Os Mutantes. Foi preso e exilado pelo regime militar brasileiro no ano seguinte e em 71 lançou o disco Caetano Veloso, com canções em inglês, direcionadas aos artistas e amigos que permaneceram no Brasil.

Retornou ao país em 1972, quando lançou o disco Transa  e em 1976 montou o grupo Doces Bárbaros, com Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil, influenciado pela temática hippie dos anos 1970 e lançando um disco com o qual saiu em turnê. Durante a década de 80 lançou os discos Outras Palavras, Cores, Nomes, Uns e Velô. Seu disco mais recente é "Abraçaço", de 2012, com o qual saiu em turnê comemorativa de seus 70 anos.

Gigi Furtado diz que fazer um show em sua homenagem,  é um lisonjeio.  "Caetano tem uma gama de admiradores e eu acabei por ganhar alguns, interpretando suas canções,  ou seja,  o aniversário é de Caê,  mas os presenteados são aqueles que conseguem lhe alcançar através de sua rica obra.

Salve Dona Canô que se foi,  mas deixou seu coração aqui conosco...  os fabulosos irmãos Viana Teles Veloso", finaliza a artista.

Serviço
Homenagem ao aniversário de Caetano Veloso na Black Soul Samba, com Gigi Furtado e os Cavaleiros de Jorge. nesta sexta-feira, 7, às 21h, no Tábuas de Maré - Rua São Boaventura, 156, Cidade Velha, próximo a Avenida Tamandaré. Ingressos: R$20,00 - com meia-entrada para estudantes.

Nenhum comentário: