11.9.15

"Acima das Nuvens" em estreia no Cine Estação

No elenco Juliette Binoche. Na direção, direção de Olivier Assayas, diretor conhecido pelo público do Cine Estação pelas exibições dos filmes “Clean”, “Depois de Maio” e “Os Destinos Sentimentais”. A partir deste domingo (13), com sessões às 10h, 18h e 20h30.

Em “Acima das Nuvens” Juliette Binoche interpreta Maria Enders, uma consagrada atriz de meia idade que, após uma trágica notícia, é obrigada a encarar os próprios medos e inseguranças. Quando jovem, a carreira de Maria Enders decolou após interpretar a personagem Sigrid na peça “Maloja Snake”. O texto tratava do relacionamento homoafetivo entre Helena, uma mulher de meia idade, e Sigrid, uma jovem que trabalha para ela. 

Após a morte do autor da peça, Enders é convidada por um diretor jovem a participar de uma nova leitura e montagem da peça, porém, desta vez, assumindo o papel de Helena. De início, Maria mostra-se relutante em aceitar o papel. Seu desprezo pela personagem Helena, assim como sua paixão por Sigrid e o apego a tudo que ela representou, faz com que seja difícil aceitar a nova personagem, e, por consequência, a realidade atual de sua carreira. De início, Enders não quer nem ouvir a proposta, mas, incentivada por sua assistente Valentine (numa ótima interpretação de Kirsten Stewart), acaba por encarar o desafio.

Com o andamento das passagens de texto, atriz e assistente começam a trocar de papéis com as personagens de Helena e Sigrid. As fronteiras entre realidade e ficção desafiam o espectador nos exercícios de metalinguagem em que as próprias carreiras de Juliette Binoche e Kirsten Stewart (mais conhecida pela franquia “Crepúsculo") se misturam com as das personagens que interpretam.

Como personificação das grandes produções e ironia do roteiro, surge a jovem atriz Jo-Ann Ellis (interpretada por Chloë Grace Moretz), que foi escolhida para ser a nova Sigrid. Jo-Ann Ellis não dispensa o marketing como prática de sobrevivência na mídia cinematográfica, e aposta na arrogância como performance em meio ao cinema de gêneros e repetições temáticas.

E já que o assunto é cinema, o diretor avança no tema com críticas à padronização massiva da indústria hollywoodiana e os papéis de qualidade duvidosa em grandes blockbusters que geram o cansaço profissional de Maria Enders. Por outro lado, a posição mais integrada da jovem assistente, ao defender as qualidades não imediatamente reconhecíveis que podem ser identificadas em títulos de um cinema mais comprometido com o mercado, em continuações e trilogias.

“Acima das Nuvens” foi filmado em sete locais diferentes: Sils Maria, Zurich e St. Moritz, na Suiça; South Tvrol e Bolzano, na Itália; e as cidades de Leipzig e Berlim, na Alemanha.

Durantes as filmagens, a casa de moda francesa Chanel forneceu roupas, joias, acessórios e maquiagem, além de financiar parte do orçamento, para que Olivier Assayas realizasse seu sonho de gravar o filme em 35 mm em vez do sistema digital. A produção concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2014 e ao César (prêmio máximo do cinema francês) nas categorias de melhor filme, diretor e atriz, vencendo na categoria de melhor atriz coadjuvante para Kirsten Stewart.

Com belas imagens “Acima das Nuvens” é um filme sobre o embate entre velho e o novo, o cinema de arte e o cinema de entretenimento. É também um filme sobre a vaidade e a sobrevivência em meio a ditadura da beleza, sedução e juventude.

Sessões

  • 13 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
  • 16 (quarta), às 18h e 20h30
  • 17 (quinta), às 18h e 20h30
  • 23 (quarta), às 18h e 20h30
  • 24 (quinta), às 18h e 20h30
  • e 27 (domingo), às 10h, 18h e 20h30

Ingressos: R$ 10,00 (com meia-entrada para estudantes)
Realização: OS Pará 2000, Secretaria de Estado de Cultura – Secult e Governo do Estado.

Nenhum comentário: