11.9.15

Salve Casarão continua campanha pela reforma

Uma série de ações estão planejadas até final do ano. Neste sábado (12), a programação vai das 16h às 21h, com várias atrações.  Você paga quanto puder. Chega junto que a causa merece tua atenção. Traz as crianças, os adolescentes e os adultos.

60 mil reais. É o montante que o Grupo In Bust Teatro com Bonecos pretende arrecadar, em diversas ações a serem realizadas, para fazer a reforma do Casarão do Boneco, um casarão antigo de construção em pedra, madeira e barro datado do período de 1903, ciclo da borracha na região norte. 

Até o mês passado, a campanha lançada na cidade, intitulada “Salve Salve Casarão do Boneco”, ficou inserida no site Catarse (https://www.catarse.me/pt/projects/13393/about_mobile). O grupo apostou no financiamento colaborativo, mas não alcançou a meta, o período da campanha acabou. No entanto, ninguém desistiu. Vão continuar os eventos colaborativos do Salve Salve Casarão, construídos pelos grupos que o ocupam. 

Programação e lojinha - Sendo assim, neste sábado, haverá Roda de Capoeira, com a Associação Cultural Cutimboia (16h), apresentação do espetáculo “Em busca da Matinta", do Coletivo Agapão de Teatro (17h30), contação de histórias “O conto dos três irmãos”, com Nanan Falcão e Lucas Alberto (18h15), e o espetáculo “Pinóquio”, da In Bust Teatro com Bonecos (19h). É tudo para Salvar o Casarão do Boneco. Para participar, 

A esperança é que as pessoas que participam dessas programações paguem o quanto puderem na rodada de chepéu, feita após cada apresentação ou pelo ingresso, para assistir a espetáculos, contação de histórias. Outra maneira é que consumam as comidinhas (vegetarianas e veganas) e comprem produtos culturais que são doados pelos próprios grupos e artistas da cidade.

Na lojinha do Casarão do Boneco é possível encontrar DVDs do Catalendas (que são exibidos também na sala de vídeo durante as ações no casarão). O programa foi exibido pela Tv Cultura do Pará por muitos anos, chegando à exibição nacional pela Tv Cultura de São Paulo, e seus episódios foram transformados em DVD.

Também pode ser encontrado o DVD Mestre Vieira 50 Anos de Guitarrada, gravado no Teatro da Paz, com várias participações. Você encontra também pequenas lembranças, como imãs de geladeira do espetáculo Maresia (Projeto Vertigem) e da In Bust Teatro com Bonecos, além de blusas do grupo Dirigível de teatro, etc.

Força tarefa - Os artistas interessados também em ajudar na campanha, podem doar seus produtos ou negociar percentuais, para deixá-los à venda na lojinha da campanha. É mais uma maneira de contribuir.

A reforma urge para manter o casarão como sede desses grupos e espaço cultural da cidade. Ao longo do tempo, em diferentes momentos de sua existência no meio artístico, o Casarão do Boneco vem sendo ocupado e assim, pequenas reformas e reparos são feitas pelo grupo In Bust-Teatro com Bonecos.

O problema é que a cada período de chuva, a fachada dá seu último suspiro, o piso do corredor e das salas não aguentam mais de velhice e aos poucos as atividades ficam parcialmente comprometidas. Daí a ideia de intensificar a campanha de pedir ajuda.

Em 2014 houve uma intensa ocupação principalmente pelos grupos Vida de Circo, Projeto Vertigem, Produtores Criativos, Coletivo Mia Sombra, Coletivo de Animadores de Caixas, Grupo de Teatro Universitário, o Coletivo Pirão e outros grupos independentes, que encontram dificuldades para desenvolver suas produções artísticas na cidade. Essa conexão entre os grupos, o cotidiano e a colaboração, criou um sentimento de apropriação, estimulando todos, junto ao In Bust, a propor esse projeto de financiamento coletivo, que tem o objetivo de reformar o espaço, preservando sua vida e memória.

Programação

16h Roda de Capoeira (grupo Eu Sou Angoleiro) 
17h30 Em busca da Matinta (Coletivo Agapão de Teatro)
18h15 O conto dos três irmãos (Nanan Falcão e Lucas Alberto)
19h Espetáculo Pinóquio (In Bust Teatro com Bonecos)

Serviço
O ingresso para os eventos da Campanha Salve Salve Casarão do Boneco é Pague Quanto Puder. Venha ver teatro e contribuir para a manutenção das atividades no casarão! Ele fica na Av. 16 de Novembro, 815, próximo já da praça Amazonas (lado esquerdo). Mais informações: 3241.8981 e 99941 8071 / https://www.facebook.com/casaraodoboneco /

Nenhum comentário: