5.10.15

Black traz ídolo da soul music para tocar no Círio

Em show inédito na cidade, o pernambucano Di Melo, um dos precursores da soul music no Brasil, se apresenta na véspera do Círio, neste sábado, 10 de outubro, em show acompanhado da banda Zebrabeat. A apresentação é no Açaí Biruta e os ingressos já estão sendo vendidos nas lojas Ná Figueredo, Marcos Tattoo e pelo site www.meustickets.com

O artista chega para apresentar ao público a música que é considerada a base da soul music no Brasil. Roberto de Melo dos Santos, pernambucano foi pra São Paulo no final dos anos 60 onde se tornaria conhecido como Di Melo. Para Uirá Seidl, produtor e Dj da festa, a presença de Di Melo é tão especial, que levou à realização da festa excepcionalmente num sábado, na véspera do Círio. 

Antes de Di Melo, a festa conta com a apresentação da Banda Zebrabeat e da cantora Adriana Cavalcante, além dos DJs ProEfx, Dom Dagga e Black Negrão, incluindo os próprios integrantes da BSS: Eddie Pereira, Kauê Almeida, Homero da Cuíca e Uirá Seidl.

O primeiro show da carreira em terras paraenses comemora os 40 anos do lançamento de seu primeiro disco, lançado em 1975. O álbum Di Melo influenciou diversos outros artistas brasileiros. Em 2002, foi relançado em CD e, em 2011 sua relevância foi retratada no documentário "Di Melo - O Imorrível", de Alan Oliveira e Rubes Pássaro. 

Foi a partir da visibilidade do documentário que suas músicas voltaram a preencher pistas de dança em todo o Brasil. Em Belém, o coletivo Black Soul Samba é o principal responsável por trazer à tona a obra de Di Melo e agora traz o próprio artista para única apresentação na cidade.

Di Melo será tema de curta da BSB

A importância do álbum de 75, Di Melo tem sido celebrado em todo o Brasil graças a uma sonoriadade que une soul, funk, samba rock, groove, música popular brasileira e até tango.


Apesar da enorme qualidade musical do disco, porém, Di Melo se desiludiu com a indústria fonográfica nos anos 70, que desejava que o artista mudasse sua sonoridade.  Após um ostracismo de 30 anos, Di Melo retornou com importantes participações em Festivais e shows por todo país, sendo elogiado publicamente por grandes nomes como Otto e Emicida. No final de outubro ele lançará oficialmente seu segundo disco, produzido em São Paulo.

Por tudo isso, o Coletivo BSB também produzirá um documentário sobre a vinda de Di Melo a Belém em pleno Círio de Nazaré, numa parceria com a Lamparina Filmes. "Será uma grande oportunidade para elucidar questões históricas sobre o disco, como por exemplo a participação do genial Hermeto Pascoal, e o processo de composição de músicas antológicas", explica Uirá.

A realização do projeto é da Black Soul Samba, com apoio do Parque dos Igarapés, Cultura Studio, Point do Açaí, Mult-Idéia, MM Produções, Lamparina Filmes, The Nine Burgues, Imídia, EuPatrocino, Açaí Biruta e Cultura Rede de Comunicação.

Serviço
Show Di Melo em Belém na Black Soul Samba. Sábado, 10 de outubro, a partir das 22h. No Açaí Biruta - Rua Siqueira Mendes, 184, Cidade Velha. Venda de ingressos: Ná Figueredo, Marcos Tattoo e www.meustickets.com. Informações: (91) 98915 0504.

Nenhum comentário: