13.10.15

Casarão recebe a 7ª edição da Semana de Bonecos

Idealizada e realizada pelo grupo In Bust Teatro com Bonecos entre os anos 2000 e 2006, a semana volta à cena, integrando a campanha Salve Salve Casarão do Boneco. A abertura é nesta terça-feira, 13, às 19h, com exposição de bonecos que fazem parte da história do teatro de formas animadas em Belém. A programação segue até sábado, 17, com espetáculos e contação de histórias. Tudo no Casarão do Boneco. Vá, pague quanto puder e entre nesta campanha! 

A Semana abre com uma exposição histórica, que permanecerá aberta ao público até dia 31 de outubro. Ao todo são mais de 50 bonecos e máscaras de espetáculos diversos, todos relevantes na história deste gênero em Belém. 

Na mostra, o público poderá ver raridades como o boneco ventríloco Tabaco, usado na década de 1980 pelo Nilton Bonequeiro ou a Sônia Bléia Paraense; traz ainda o 1º boneco do In Bust Teatro com Bonecos e também os bonecos tridimensionais elaborados com agregamento de sucatas diversas, para o teatro de sombras do Coletivo Miasombra. Também estarão presentes as marionetes do Projeto Camapu, e a “Olívia”, boneco de tamanho real manipulada em intervenções de Starlone Souza.

Durante a semana o público é convidado apagar o quanto puder para ver espetáculos e contações de histórias, que se utilizam do teatro de animação. Tudo começa nesta quarta-feira, 14, e vai até o dia 17, integrando o “Salve, Salve, Casarão”, evento que está sendo realizado mensalmente na casa com intuito de arrecadar fundos para manutenção cotidiana do espaço. 

Além de expor, apresentar e contar histórias, haverá também um espaço aberto para o diálogo entre os fazedores dessa arte, “O Encontro de Bonecos”, que será realizado na quinta-feira, dia 15, às 17h.

“Convidamos todos a trazer seus bonecos, máscaras, objetos para manipular e dialogar. O Casarão do Boneco, com todos os grupos e artistas que utilizam seus espaços, agradece muitíssimo as parcerias que farão apresentações nesta semana, os que estão toda a campanha, e aqueles que estão junto com a gente no dia-a-dia construindo a história desse lugar. A semana vai ser linda, te apruma, não perde”, aconselha Marina Trindade.

“Toda a programação do Casarão do Boneco segue a política do Pague Quanto Puder, a fim de agregar todos que querem ver teatro e proporcionar outras trocas possíveis entre público e artistas”, diz Marina Trindade, do Projeto Vertigem. 

Um hiato de oit o anos - A sétima edição chega ao público após um hiato de oito anos. As seis edições anteriores foram realizadas enainda tre os anos 2000 e 2006, reunindo grupos de teatro de animação de Belém, vindos do interior do Pará e também de outros estados, do Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e um grupo argentino. 

O evento era lançado sempre com uma passeata de bonecos, a Bonequeata, e seguia com as apresentações, exposições, rodas de conversas e oficinas, mas por falta de apoio acabou ficando fora da cena todos este anos. "Acho que também foi por vontade de desenvolver outros projetos, que o In Bust tenha parado de provocar esse encontro. O barato agora é que é o Casarão que está provocando isso", diz Paulo Ricardo Nascimento, da in Bust. 

A Semana de Bonecos volta agora, com realização independente, e por uma boa causa, ajudar a manutenção e do Casarão do Boneco. O apoio vem dos grupos e artistas que ocupam o Casarão do Boneco, como o In Bust, Produtores Criativos, Projeto Vertigem, Causo Companhia e Coletivo Miasombra, além do público.

"A ideia de trazer de volta a semana tem relação direta com a Campanha. A casa afirma a sua identidade como ponto de encontro de pessoas que poetizam com o teatro de animação. 

Nas Semanas de Bonecos, esse ponto de encontro ficava claro para a cidade e apresentava conjunta e colaborativamente a produção que os grupos e artistas vinham desenvolvendo e apresentando ao longo daquele ano", finaliza Paulo Ricardo. 

PROGRAMAÇÃO

13.10 (3ª feira)
19h- Vernissage (Coquetel Le Marchand e música ao vivo)

14.10 (4ª feira)
19h Escola para Passarinho (Cia Extraordinários)
20h Pinóquio (In Bust Teatro com Bonecos)

15.10 (5ª feira)
17h Encontro dos Bonecos- traga seu boneco/máscara/forma animada
19h Despertar de histórias (Bárbara Vianna e Camila Góes)
19h30 A Iara (Adriana Cruz)
20h Pulo do Gatoo (Paulo Ricardo Nascimento)

16.10 (6ª feira)
19h Circo de Pulgas (Wallace Horst)
20h Menor Espetáculo da Terra (Palhaços Trovadores)

17.10 (Sábado)
16h30 O conto dos três irmãos (Lucas e Nanan)
17h Pé de Vento (Leonel Ferreira)
18h30 “Histórias de rio-mar” (Causo Companhia)
19h Nina Brincadeira de Menina (Ester Sá)
Animadores de Caixa
 +Comidinhas & Loja

Serviço
7ª Semana de Bonecos. Abertura nesta terça-feira, 13, às 19h, com exposição de bonecos. Apresentações de espetáculos e contação de histórias vão de 14 a 17 de outubro.  No Casarão do Boneco – 16 de Novembro, 815 (lado esquerdo), próximo à Praça Amazonas. Toda a programação custa: PAGUE QUANTO PUDER. Mais informações: 3241.8981.

Nenhum comentário: