13.10.15

Doc traz cena e-music do Norte e Nordeste do país

"PRAGATECNO - uma outra cena da mesma", dirigido por Cláudio Manoel Duarte, traz, em seus 67 minutos, depoimentos de 25 djs e produtores, abordando temas do segmento da música eletrônica na região norte e nordeste do país. O lançamento é nesta quarta-feira, 14, às 20h, no Insomnia Pub. Entrada franca. 

Pesquisa musical, conceito de dj, cena, gênero e música, produção musical, produção cultural, música e tecnologia, função dos coletivos, além de momentos historicistas são discutidos no documentário.  Entre os protagonistas, está o núcleo Cotonete, que atuou durante 10 anos na cena eletrônica de Belém.

Coletivo de música eletrônica pioneiro no Norte/Nordeste, o Pragatecno teve grande representatividade na cena de música eletrônica de Belém, quando a partir de 2001 o núcleo Cotonete começou a promover eventos de e-music na capital paraense. Fundado pelo DJ Benjamin Ferreira (atualmente discotecando em São Paulo) e pela jornalista Michelli Byanka, o Cotonete contou ainda com os DJ´s Fábio Miranda, Eduardo Coutinho, Henry T e Bernardo Pinheiro, além da designer Sâmia Batista e da pesquisadora Jamille Pinheiro.

A idéia do documentário é recuperar alguns dos principais atores da cena underground do Norte e Nordeste que atuaram em coletivos do e em parceria com o Pragatecno, um dos pioneiros do País na cena da emusic. 

Resgata e registra as impresses da cena de emusic desses djs dos coletivos nas cidades de Belém, São Luis, Fortaleza, Brasilia, João Pessoa, Recife, Maceió, Salvador, São Paulo e Curitiba. 

Na equipe técnica, Gleydson Públio, na edição; Adriana Prates, Paolo Bruni e Marcos Sandes fazendo a pesquisa e argumento. Na produção, atuaram Adriana Prates, Marcos Sandes, Gil Maciel (Salvador), Gabriel Oliveira/Ramona Costa(São Paulo),e Pedro Nunes Filho (João Pessoa). 

O documentário é um dos produtos do evento “De onde viemos, para onde vamos?”, realizado pelo Pragatecno em 2015, com o apoio do Fundo de Cultura (Edital de Música), da Secretaria de Cultura da Bahia-Secult. O evento reuniu representantes de núcleos do Pragatecno e público em geral e contou com palestras,  oficinas e outras atividades. O vídeo teve apoio da produtora O Imaginário é TV.

Além desse video, o coletivo produziu um ebook (com o mesmo nome), também disponível de forma livre, no site do grupo, editado por Gil Maciel e Cláudio Manoel Duarte (com entrevistas, artigos, fotos, depoimentos sobre a cena da emusic).

"PRAGATECNO - uma outra cena da mesma" é um netvídeo, com aplicação de selo CC (Creative Commons), produzido para as redes telemáticas e diferentes suportes com circulação livre e não comercial.

Serviço
Nesta quarta-feira, 14, às 20h. Lançamento do documentário "Pragatecno - uma outra cena da mesma". Local: Insomnia Pub (Conselheiro Furtado, 536. Esquina com a Apinagés). Horário: 20h. Participação: DJs: Fábio Miranda e Coyote. Entrada franca. 

Nenhum comentário: