27.10.15

Miasombra recebe o Dirigível Coletivo em Brasília

731 São 12
Depois da In Bust Teatro com Bonecos é a vez de mais um grupo do Pará se apresentar na programação "Primavera do Teatro", do Território Paranoá - Eixo Cerrado Amazônico, projeto de ocupação da Funarte em Brasília, promovido pelo grupo Miasombra.

Em turnê pelas cinco regiões do Brasil, o Dirigível Coletivo de Teatro chega esta semana à Brasília. Além da encenação de dois espetáculos, o coletivo paraense também promove um debate sobre a experiência de produção e gestão de espaço cultural, faz contação de história e apresenta ainda uma performance.

"Migração", projeto de circulação do grupo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), foi lançado em Belém (PA), e já passou por Salvador (BA), Uberlândia (MG), Florianópolis (SC), chegando esta semana a Brasília (DF) e ainda segue depois para Rio Branco (AC), encerrando o ciclo.

As apresentações em Brasília contam com a parceria do Grupo Liquidificador e unem-se à programação “Primavera do Teatro”, uma realização da Ocupação Território Paranoá Eixo Cerrado Amazônico, que tem como foco integrar artistas e projetos criados nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. 

As apresentações iniciam nesta quarta-feira (28), às 9h30 com a contação de história “Frida Clown”, no Teatro Funarte Plínio Marcos, e segue até 1º  de novembro, encerrando com "O Pequeno Grande Aviador". Ainda nesta quarta-feira, o Dirigivel faz uma imersão na cena cultural local para dialogar com artistas da cidade sobre a gestão de espaços culturais e produção. O debate será às 15h, também no Teatro Funarte Plínio Marcos, no Complexo Cultural da Funarte.

O Pequeno Grande Aviador
Na sexta-feira, 30, o grupo mostra o espetáculo “Sucata e Diamante”, às 17h, fora da Funarte, na Praça do Relógio - Taguatinga DF. 

No sábado, 31, apresenta a performance “731 são doze”, às 20h, no Teatro Elétrico, e no domingo, 1º de novembro, o coletivo volta a apresentar no Teatro Plínio Marcos, apresentando o seu primeiro espetáculo “O pequeno grande aviador e o planeta do invisível”, às 17h.

Sobre o grupo - Criado em 2011, O Dirigível está sediado na cidade de Belém (PA). Reunindo artistas de diferentes áreas de atuação, vem produzindo  espetáculos cênicos a partir da pesquisa e experimentação artística entre diferentes linguagens (teatro, literatura, dança, música, vídeo e artes plásticas). 

A Casa Dirigível, sede do grupo e espaço cultural independente, desde 2013 tem se consolidado na cena cultural da cidade de Belém a partir do desenvolvimento de projetos de diversas linguagens junto aos artistas da região, do Brasil e do mundo. Destinado à pesquisa, formação, ao intercâmbio e residência artística e estímulo à criação, o espaço promove apresentações de espetáculos, shows, oficinas, exposições, entre outras atividades artístico-pedagógicas, promovendo assim uma política cultural de alcance nacional e internacional.

Espetáculos

O pequeno grande aviador e o planeta do invisível
(Espetáculo de caixa cênica/60 minutos)
Classificação: Livre
Dramaturgia: Ives de Oliveira
Direção: Ana Marceliano

O espetáculo é livremente inspirado na obra de Saint Exupéry, “O Pequeno Príncipe”. Acompanhando a história do aviador que cai no deserto e encontra uma criança, o público vive uma experiência teatral que atravessa a dramaturgia pessoal dos atores e a realidade fantástica do livro. Num jogo de faz de conta, os atores brincam com o figurino e com a cenografia, que é composta de seis cubos brancos e um cordão de luzes, transformando-os em avião, estrelas, planetas e o que mais for necessário para despertar a ludicidade em cada um. A encenação traz o diálogo entre teatro, música, vídeo e dança. Sem coxias e nem panadas, toda técnica e mecanismo de funcionamento do espetáculo é executada em cena. 

Sucata & Diamante
(Espetáculo de rua/50 minutos)
Classificação: Livre
Dramaturgia: Maycon Douglas
Direção: Enoque Paulino

Livremente inspirado no conto mais famoso de Mil e uma Noites: “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”, esse espetáculo é montado na rua com sucatas. Ao som do technobrega e do funk, a história se passa num programa de rádio comunitária de uma periferia, que convida o público a conhecer a vida de um garoto pobre chamado Aladim que encontra dentro da criminalidade a possibilidade de realizar todos os seus sonhos. Fruto de uma pesquisa na comunidade do Jurunas (bairro de Belém, reconhecido por seus altos índices de periculosidade), o espetáculo é conta de maneira mágica e divertida a vida desse menino que, misteriosamente, ficou rico da noite para o dia, fazendo uma reflexão sobre a marginalização de jovens e a integração do indivíduo na sociedade. 

731 são doze
(Performance para espaços não convencionais/ cerca de 150 min.)
Classificação: Não recomendada para menores de 18 anos
Direção: Luciano Lira

Na procura por elos que enaltecem a ligação afetiva entre espectador e obra, a performance não se apoia em uma dramaturgia e na interpretação de um personagem. Guiados pela acepção de navegar e do conceito filosófico do devir, percorre-se a poesia de Fernando Pessoa e seus heterônimos a fim de criar uma relação com o espectador, sujeito atuante e não passivo, para que se desenrole o enlace. Estando em interação com a obra, as pessoas caminham por cada cômodo da casa (salas, corredor, quarto, cozinha e banheiros) e em cada canto, uma provocação que desperta memórias, histórias e sentimentos. A montagem envolve teatro, dança, fotografia, artes plásticas, música e vídeo. 731 é o número da Casa Dirigível, sede e espaço cultural do grupo, e DOZE é uma referência aos 12 integrantes do coletivo, presentes na edificação do espaço.

Programação em Brasília

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - Frida Clown
Quarta-feira, 28/10, às 9h30, no Teatro Funarte Plínio Marcos
Grátis

BATE-PAPO: 28/10, às 15h, no Teatro Funarte Plínio Marcos . End.: Complexo Cultural Funarte – Eixo Monumental setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções).

Sucata & Diamante
Sexta-feira, 30/10, às 17h
na Praça do Relógio-Taguatinga
Grátis

O pequeno grande aviador e o planeta do invisível
Domingo, 01/11, às 17h
no Teatro Plínio Marcos (Complexo Cultural
Funarte – Eixo Monumental setor de Divulgação Cultural
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 meia)

PERFORMANCE - 731 são doze
Sábado, 31/10, às 20h
no Teatro Elétrico - QE 19 Conjunto F casa 8 - Guará II DF

Mais informações

Nenhum comentário: