5.10.15

Nó de 4 Pernas volta ao Teatro Cláudio Barradas

Dentro do sempre enorme leque cultural oferecido na cidade em outubro, o grupo de teatro "Os Varisteiros" entra em cena para encarar a 3ª temporada do espetáculo "Nó de 4 Pernas". Vai ter teatro, cinema e músicas executadas ao vivo para o grande público. As apresentações serão realizadas de amanhã (6) a  9 e no dia 11 de outubro, sempre às 20h, no Teatro Universitário Claudio Barrada. O ingresso custa R$ 20,00, com meia entrada para estudantes. Classificação 12 anos.

A trama  movimenta uma pacata cidadezinha do interior. Um nó de quatro relações, entre elas um duplo adultério, que vai se desatando na medida em que um jovem padre chega à cidade não para desmascarar, mas garantir sua posição perante a cidade e seus pacatos fiéis. O desenrolar desses caminhos é o mote central da dramaturgia de "Nó de 4 Pernas", clássica obra de Nazareno Tourinho.

Na cidadezinha proposta dentro da dramaturgia está o prefeito, Coronel Menacê (Nilton Cézar). Ele, que manda e desmanda na cidade, é casado com Dona Iraneide (Marília Berredo), mulher firme e de princípios, mas que guarda sentimentos profundos e não tão nobres assim. Há ainda  a Ludovina (Thainá Cardoso), cuja fama na cidade, em especial na igreja, não é das melhores. Ela tem um romance com o líder grevista, Zé Pedro (Bruno Rangel), relação que gerar muita confusão nessa história.

Outras duas figuras pontuais na cidade, são o Seu Euzébio (Marcelo Andrade), devoto sacristão, cujo sonho sempre foi ser sacerdote da paróquia, e Dona Nazaré (Giscele Damasceno), zeladora da igreja. Viúva que deposita em Euzébio a esperança de um novo casamento. 

Os nós destas personagens irão se desenrolar após a morte do pároco da igreja e o surgimento oportuno de um jovem padre que chega na cidade. Padre Elias (Raoni Moreira), resolve por fim nesse nó de quatro pernas. “É uma salada dos diabos”, diz Nazareno Tourinho.

Na montagem também está a relação da tríade "teatro, música e vídeo". Os vídeos, cuja direção e edição é de Paulo Evander, ajudam a transportar o público para a realidade da pacata cidade. O que a cena no palco deixa implícito, o vídeo consegue elucidar para o público de forma a inserir um novo olhar sobre a mesma cena. A direção musical, que inclui trilhas originais compostas para o espetáculo e executadas ao vivo, ficam por conta do músico, João Urubu.

Sobre o autor - Nazareno Tourinho nasceu em Belém no dia 6 de dezembro de 1934,  foi consagrado como escritor teatral em Belém e, com menos de 35 anos, foi eleito membro efetivo da Academia Paraense de Letras.

O dramaturgo paraense teve suas obras encenadas por companhias de teatro profissionais, sob a direção de figuras de renome no cenário teatral brasileiro, como "Nó de 4 Pernas", dirigido por Cláudio Correa e Castro, no Rio de Janeiro, e "Fogo Cruel em Lua de Mel", com direção de Wolff Maia, em São Paulo.

Tourinho conquistou diversas premiações em concursos de dramaturgia. Uma delas aconteceu fora do Brasil com a peça "Pai Antônio", que ganhou a primeira "Mencón del Concurso Latinoamericano de Dramaturgia 'Andres Bello'", realizado em 1985, na Venezuela. Em Belém, levou o 1º lugar no prêmio “Governo do Estado do Pará”, em 1961, e o prêmio “Elmano Queiroz”, também com a primeira colocação, em 1969.

Sobre o grupo - O Grupo de Teatro Os Varisteiros nasceu da união dos egressos do Curso Técnico de Formação em Ator (2011) da Escolade Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - UFPA, com o intuito de permitir a inserção dos recém-formados atores no celeiro de produção teatral da cidade de Belém. 

Fundado em 2012, fora dos parâmetros da academia, o grupo surgiu possibilitando a estes artistas à atividade criadora de pesquisa e experimentação cênica, as próprias montagens, a descoberta de uma poética de trabalho, a vivência em grupo de teatro e, sobretudo, viabilizando a realização de espetáculos ao grande público paraense.

O grupo possui em seu portfólio os seguintes espetáculos: “No Trono”, uma livre adaptação da obra “Palácio dos Urubus” de Ricardo Meirelles; "Barrela", do dramaturgo Plínio Marcos; “Nó de 4 Pernas” e “Sonho de Uma Noite de Inverno”, ambos do dramaturgo paraense, Nazareno Tourinho.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Nazareno Tourinho
Direção: Leonardo Cardoso
Elenco: Marcelo Andrade, Giscele Damasceno, Raoni Moreira, Thainá Cardoso, Marília Berredo, Nilton Cézar, Bruno Rangel
Produção: Laíra Mineiro, Bruno Rangel, Leonardo Cardoso, Marcelo Andrade
Iluminação: Leonardo Cardoso
Direção de Vídeo e Edição: Paulo Evander
Direção Musical: João Urubu
Assessoria de Imprensa: Laíra Mineiro
Social Mídia: Gustavo Aguiar
Arte Gráfica: Rodrigo Cantalicio
Cenário: Leonardo Cardoso e Marcelo Andrade
Figurino e Maquiagem: Thainá Cardoso

Serviço
Espetáculo "Nó de 4 Pernas". Dia: 6, 7, 8, 9 e 11 de outubro. Hora: 20h. Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com Dom Romualdo de Seixas. Ingressos: 20 reais inteira, 10 reais meia para estudantes. Classificação: 12 anos.

Mais informações: 
Site: www.osvaristeiros.com
Página: www.facebook.com/osvaristeiros
Instagram: www.instagram.com/osvaristeiros


(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: