23.10.15

Obra remonta as histórias sobre a censura no Pará

De autoria do jornalista e professor Paulo Roberto Ferreira, o livro “A Censura no Pará – A mordaça a partir de 1964” será lançado no Dia Nacional do Livro, na próxima quinta-feira, 29, na livraria da Fox. 

A obra, editada pela Paka-Tatu, é um trabalho de pesquisa que utilizou os jornais da época, depoimentos e dezenas de entrevistas inéditas com pessoas que viveram e vivem as tensões provocadas pelo cerceamento da liberdade de expressão, nas áreas da educação, das artes e da comunicação. 

Dividido em sete partes, com projeto gráfico do jornalista e publicitário Sérgio Bastos, o livro traz em suas 200 páginas histórias coletadas em diversas fontes. O autor mostra também as restrições ao teatro, à música, à literatura e ao cinema, antes e durante os anos de chumbo.

A professora Karina Janz Woitowicz, da Universidade de Ponta Grossa (PR), considera o trabalho de Paulo Ferreira como uma importante contribuição às áreas da Comunicação e da História, na medida em que remonta a situações, personagens e tensões presentes no período da ditadura militar, que deixou marcas na recente história brasileira.

“Ao longo das páginas, o jornalista reconstitui o cenário da imprensa e desvenda os posicionamentos políticos que orientavam a atuação da mídia. Para tanto, utiliza de ampla pesquisa em acervos históricos de jornais, bem como lança mão de dezenas de depoimentos inéditos de pessoas que (sobre)viveram a ditadura e relatam suas experiências nos campos da educação, das artes e da comunicação”, diz Woitowicz, no prefácio da obra. 

O autor - Paulo Ferreira tem uma experiência de 40 anos no jornalismo. Atuou na imprensa alternativa e na grande mídia, é mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, em Portugal; professor universitário e pesquisador de história da mídia.  Publicou diversos artigos acadêmicos e integra a coletânea Recortes da Mídia alternativa, editado pela Universidade Federal de Ponta Grossa (PR); é coautor do livro O homem que tentou domar o Amazonas – biografia do cientista Felisberto Camargo, polêmico, ousado e futurista.

Serviço
Título da obra: A censura no Pará – a mordaça a partir de 1964. Data de lançamento: 29 de outubro de 2015. Hora: a partir das 18 horas. Local: livraria Fox Belém – Trav. Dr. Moraes, 584 – Batista Campos.

Nenhum comentário: