25.10.15

"Profano" é realidade e ficção no Círio de Nazaré

Fonte inesgotável para a (re) criação e pesquisa, o Círio de Nazaré é tema de filme, realizado nos dias de efervescência da maior festa religiosa do povo paraense, em 2012. A estreia é nesta segunda de Recírio (26), às 19h, no Líbero Luxardo. Entrada franca. 

O roteirista e diretor do filme, o ator Emerson Almeida, explica que “Profano” foi uma grande empreitada para ele e para o grupo Ultramundanos que realizou o filme em parceria com outro coletivo, o Face-B Filmes. 

“Queríamos fazer algo diferente, já que trabalhamos com comédia. A carga dramática do filme foi o nosso maior desafio. O média-metragem tem cerca de 40 minutos de duração e mescla registros da movimentação cultural em Belém nos dias que antecedem o Círio e na grande procissão junto com cenas fictícias.   

Além de Emerson Almeida, os atores Dheyvyth Guylhermeth, Neuton Filho, Alexandre Nogueira e a atriz Thatiana Rabelo, entre outros, compõem o elenco do filme. Para eles, o objetivo da obra é abordar temas e histórias que passeiam por cenários e personagens presentes no período do Círio, sobretudo nas horas que antecedem a saída da berlinda em encontro com os fies. 

“A intenção é registrar a fé nos semblantes das pessoas; mostrar um pouco dos cortejos e das festas ‘profanas’ do cotidiano dessa grande celebração religiosa que é o Círio”, enfatiza o diretor. 

Em relação as dificuldades de fundir ficção e registro documental, de acordo com o grupo, durante o processo da produção não foi estabelecido o que seria ficção e o que seria documentário. “Muita coisa acontecia ao mesmo tempo e tínhamos que agir rápido para não perdermos os inserts e detalhes. Com isso, o grupo, formado por sete pessoas, estava sempre junto para dar apoio e segurança.

Usamos apenas uma câmera, um microfone boom e muitos cards. Nas cenas com os atores mantínhamos a distancia para alcançar o máximo de realismo necessário para as cenas. O distanciamento também serviu para que os transeuntes e as pessoas ao redor das gravações não ficassem inibidas ou muito agitadas com a presença dos equipamentos de gravação”, revela Dheyvyth Guylhermeth, responsável pelo casting de “Profano”.

Em uma das cenas que retrata a festa da Chiquita, gravada atrás do Teatro da Paz, os atores contaram com o apoio de uma pessoa do público: Luciana Beatriz que fez par romântico com um dos personagens de “Profano”. “Ela não é atriz, mas se portou como tal. O povo parou para ver a gravação desta cena. Fizemos vários detalhes para deixar um tanto real”, diz Emerson.

Outra cena que também chamou atenção das pessoas foi na passagem da berlinda, já na manhã da grande procissão. Nela o protagonista de ‘Profano’ simula que está passando mal e é socorrido por vários fieis, que nem percebem se tratar de uma gravação, até mesmo pela distância dos atores em relação à câmera. O registro de um desses atos de solidariedade com o próximo não foi cortado. É o momento no qual um pai deixa a sua família para ajudar o ator a ficar de pé.

“Profano” levou quatro meses para ser editado e estava previsto para ser lançado em 2013, porém, para os integrantes de Ultramundanos, ainda faltava mais alguma coisa. “Não estávamos satisfeitos e tínhamos outros trabalhos no momento. Queríamos lançar em festival, porém, o filme acabou ficando em segundo plano. Agora, 2015 é o momento lançarmos para o público que pode esperar muita identificação com a obra, já que o filme é muito mais do que apenas mostrar o lado profano do Círio”, conta Dheyvyth Guylhermeth.

Apesar de terem produzido “Profano”, e outros filmes, sem nenhum apoio financeiro, os atores de Ultramundanos acreditam que deveria ter mais investimento no trabalho dos grupos de cinema independentes locais.

“Quando o assunto é levar sua cultura aos outros, muitos coletivos passam pelas mesmas dificuldades pelas quais passamos ao produzir uma obra como este filme. Muitos empresários não valorizam o potencial dos movimentos culturais regionais. Quem geralmente dá valor às nossas obras são pessoas de fora do estado. Belém é uma cidade muito linda, o Pará têm muito mais riquezas que outros estados brasileiros, mas infelizmente muitos paraenses não reconhecem ou o zelam”, desabafa Emerson.

O coletivo pretende veicular “Profano” em outros municípios paraenses. Para isto 
o grupo já está fazendo parcerias. “Ainda não teve exibição em Ananindeua, por exemplo, mas esta cidade e outras mais próximas da capital, podem se preparar para a chegada do filme em suas salas de cinema. Não estamos esperando por nenhum edital, ao contrário, todo o esforço à difusão e escoamento da obra é uma força tarefa do próprio coletivo e assim esperamos transmitir a nossa mensagem”, afirma Emerson Almdeida.

Serviço
Exibição do filme “Profano”. Dia 26/10, segunda-feira (Recírio), às 19h, no Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré).

Nenhum comentário: