20.10.15

Rafael Lima celébra seus 35 anos de musicalidade

O músico e compositor volta aos palcos de Belém, nesta quarta, 21, a partir das 20h, no Teatro Margarida Schiwazappa, do Centur, com o show "De mãos abertas", reunindo boa parte dos grandes nomes da cena musical paraense. O encontro musical celebra os 35 anos  de estrada do artista, recentemente chegado de tourne pela Suíça, Itália e Venezuela, onde fez divulgação de seu sexto e ultimo CD, "Nômade".

Vai ter música de boa qualidade, e pra todos os gostos. Da música instrumental, com Salomão Habib, Mini Paulo Medeiros, Mg Calibre & Cindy Tunner, Cumbuca Jazz, e Banda Ultranova, ao Rock’n Roll, de Mauro Figueiredo e Roosevelt Bala, além de outros grandes nomes como Nilson Chaves, Lucinnha Bastos, Mahrco Monteiro, Simone Almeida, Dayse Addario e Ziza Padilha, Adriana Cavalcante, Joaozinho Gomes e Almino Henrique.

O show terá ainda a participação dos "Meninos do Guamá", que fazem parte do projeto "Violão Cidadão por uma Cultura e um Canto de Paz", que Rafael Lima e Andreia Andrade desenvolvem no bairro do Guamá, desde 2012, em parceria com o Espaço Cultural Nossa Biblioteca.

"São jovens, adolescentes e crianças, que começam a aprender o ‘bê a bá’ da música, ao terem o primeiro contato com o violão e o canto, e quem sabe um futuro nessa área", diz Rafael. Além dos "meninos" tocarem e cantarem no show, uma das alunas, Endilly Albuquerque, acompanhará sozinha, ao violão, Rafael Lima, na canção 'Cantilena", que está no CD "Nômade", lançado pelo selo na Music.

Parceria musical com o Coletivo Casa Preta

Outra participação especialíssima será a do 'Bloco Firme', que reúne alunos de percussão do Coletivo Casa Preta (divisa da Terra Firme com Canudos),  onde além de aprenderem a lidar com tambores, e percussão em geral, esses alunos estão sendo iniciados na confecção dos mesmos, como é o caso das Alfaias. 

Os ‘meninos’ do Bloco Firme tocam essas Alfaias e outras percussões,  juntamente  com Rafael  em uma das canções do cantor, além de fazerem um número à parte, comandados por Don Perna, o responsável pelo Coletivo Casa Preta.

"A parceria com o coletivo da Casa Preta vem acontecendo desde o início deste ano, quando  finalmente nos conhecemos  pessoalmente, eu e Don Perna; e agora, a partir de novembro, iniciaremos o projeto ‘Violão Cidadão por uma Cultura e um Canto de Paz’, por lá, porque essa é a proposta do projeto: estimular e valorizar o potencial, ou quem sabe o talento adormecido, dessa juventude das áreas periféricas de Belém. De Mãos Abertas celebra a paz, a alegria, a harmonia, e principalmente, a música, muita música na terra, aos homens de boa vontade", pararodia, Rafael.

Três gerações no mesmo palco

É também  o encontro três diferentes gerações no mesmo palco, e que de  uma forma ou de outra interagiram durante todos esses anos. 

"Quem é que nunca dançou, se embalou ao som do Sayonara, com Lucinnha (Bastos), ou mesmo com o som do Mahrquinho (Monteiro)?", brinca Rafael, que pelo inicio de sua carreira, quando fazia voz e violão pelos barzinhos de Belém, cantou muito 'Manga Verde', primeira gravação feita pela gravadora Odeon, de Nilson Chaves, no extinto compacto simples, no final dos anos 70.  

Rafael ressalta também a recente parceria com o roqueiro Mauro Figueiredo, "Um fã, que se tornou amigo", diz. E principalmente a presença no palco do compositor Joãozinho Gomes, parceiro dele em várias músicas desde os idos do grupo "Sol do Meio Dia". E por falar nisso,  claro que Mini Paulo Medeiros também vai estar presente no espetáculo, com seu quarteto instrumental, e ambos, Rafael e Mini, prometem uma surpresa durante o show.  
                
Serviço
"De Mãos Abertas". Show de Rafael Lima e convidados especiais. Nesta quarta, 21, às 20h, no Teatro Margarida Schiwazappa. Ingresso : R$ 20,00, com meia pra estudante, na bilheteria. Os ingressos já podem ser adquiridos nas Lojas Na Figueredo (Gentil e Estação das Docas). 

Nenhum comentário: