8.10.15

TV Cultura lança projeto de filme coletivo no Círio

Foto: Agência Pará
Hoje em dia todo mundo tem uma câmera na mão. Atenta a isso, a Cultura Rede de Comunicação lança a ideia e convida para fazer parte do “Círio.Doc”, o primeiro filme colaborativo sobre o Círio de Nazaré. O resultado ganhará as telas dos cinemas e da TV Cultura do Pará.

Qualquer pessoa pode participar. Basta postar um vídeo com a tag #MeuCirioEAssim em seu próprio perfil nas redes sociais. Se preferir, poderá carregar o material no site do projeto (http://ciriodoc.com.br). “É uma iniciativa inédita dentro de uma emissora pública. Queremos reunir diversos relatos pessoais para contar uma história única, a partir de pontos de vista diferentes e especiais para quem está contando”, explica a presidente da Cultura, Adelaide Oliveira.

Com o slogan “A festa da fé. Contada pelo mar de gente”, o projeto tem como objetivo mostrar o que é o Círio para cada pessoa. “Pode ser o almoço em família, o encontro de amigos, o trabalho voluntário, a passagem da imagem de Nossa Senhora. Queremos que as pessoas gravem o que as emociona. Pode ser uma pessoa, um lugar, um objeto. Ou até mesmo a história de alguém que todo mundo deveria conhecer”, diz a jornalista Larissa Bezerra, produtora do projeto. Quem não está em Belém também pode participar, enviando vídeos de qualquer lugar do mundo.

Foto: Agência Pará
“Círio.Doc” foi inspirado no filme “Life in a Day”, realizado em colaboração com o Youtube, pelo cineasta Kevin McDonald, que reuniu vídeos enviados por pessoas do mundo inteiro, no dia 24 de julho de 2011. A partir desse material, foi criado um documentário sobre um dia comum no planeta Terra.

Todos os autores dos vídeos que fizerem parte do corte final do filme serão corealizadores do projeto e aparecerão como codiretores. Essas pessoas também poderão ser convocadas para participar de eventos como o lançamento do filme em salas de cinema da cidade. Os vídeos devem ter até sete minutos de duração. 

Não é necessário editar as imagens antes de enviá-las. Cada pessoa poderá enviar mais de um vídeo (não há limite por pessoa). Os vídeos devem ser gravados em formato digital e horizontal, na melhor qualidade possível (HD). Cada pessoa pode gravar o que quiser, mas sem denegrir a imagem de terceiros.

Foto: Bia Parreira
“Todas as pessoas que usarem a tag #MeuCirioEAssim e subirem seus vídeos em redes sociais entrarão na lista de materiais considerados para a realização do documentário. A ideia é contar a festa em seus aspectos culturais, de fé e de como esse dia é vivido por cada personagem”, completa Larissa Bezerra. “Quem não está em Belém e quem não acompanha a procissão ou não tem atividades relacionadas a essa manifestação religiosa e cultural também pode participar. O documentário busca entender e mostrar os aspectos mais diversos desse dia”, finaliza Adelaide.

Participe - Para participar basta gravar um vídeo com a tag #MeuCirioEAssim no dia 11 de outubro e postar nas redes sociais. Mais informações no site do projeto: http://ciriodoc.com.br. Confira o teaser do projeto no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=UCipyTYFZ64

Nenhum comentário: