3.12.15

Carimbó: um ano após a conquista a luta continua

O 13º FEST-Rimbó, com agenda de 18 a 20 de dezembro, em Santarém Novo, não conseguiu viabilizar incentivos públicos ou privados para sua realização e agora busca recursos, através de uma campanha de financiamento coletivo. Saiba como contribuir no site Kickante.

Não parece coerente. Justamente no ano em que o Carimbó recebeu oficialmente o titulo de Patrimônio Cultural Brasileiro, e um ano após ter obtido este reconhecimento, pelo IPHAN,  o festival ainda continua com as mesmas dificuldades de incentivo para sua realização. 

Com agenda fechada de 18 e 20 de dezembro, em Santarém Novo, a programação do Fest-Rimbó vai iniciar por Belém, com apresentações, oficinas e rodas de conversa com grupos convidados, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Sesc Boulevard, com entrada franca.

É uma novidade desta edição, com objetivo de aumentar o alcance do festival e a visibilidade desses artistas na capital. Será também uma oportunidade para divulgar a campanha de financiamento, que pretende arrecadar R$ 50.000,00, que podem ser alcançados com contribuições simbólicas.

O FEST-Rimbó é uma tradição e vale dizer que a campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” nasceu, em 2005, dentro do evento, a partir da Irmandade de São Benedito, entidade organizadora do festival, e participação de vários grupos culturais. Juntos, eles iniciaram a mobilização junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional). 

Em Santarém Novo, a programação inclui, entre diversas outras atividades, a “Mostra Mestre Celé de Carimbó”, considerada hoje a mais antiga e representativa mostra de carimbó do Pará, pois recebe grupos das regiões do Salgado, Marajó, Tapajós e Belém, mostrando a diversidade de sotaques e estilos carimbozeiros.

Terá ainda o Mini-Festival de Carimbó, onde apresentam-se grupos mirins de todo o Estado, o X Encontro de Mestres de Carimbó, espaço de vivência e articulação política, e a reunião do ritmo do carimbó com grupos e mestres de outras tradições musicais amazônicas e brasileiras na II Mostra Batuques do Brasil.

Financie, colabore, compartilhe esta ideia

O público interessado em contribuir com o financiamento do 13° FEST-RIMBÓ deve acessar a página do site Kickante, procurar pela campanha do festival e doar a quantia desejada. O site aceita qualquer quantia acima de 10 reais e várias formas de pagamento. Pode ser com cartão de crédito, débito em conta corrente, PayPal  e pagamento parcelado em até seis vezes para valores acima de 50 reais.

Redes Sociais
www.festrimbo.blogspot.com.br
https://www.facebook.com/XIII-Festival-de-Carimbó-de-Santarém-Novo-Fest-Rimbó 

Site da Campanha
http://www.kickante.com.br/campanhas/festival-de-carimbo-de-santarem-novo-fest-rimbo-0

Serviço
XII Festival de Carimbó de Santarém Novo (Fest-Rimbó). Pré-programação em Belém: dias 11 e 12 de dezembro, no Sesc Boulevard. De 18 a 20 de dezembro, em Santarém Novo. Mais informações: Isaac Loureiro - (91) 98191-6690 e 99993-2613 (coordenação).

Nenhum comentário: