12.1.16

400 anos - dicas pra não ficar só no mais do mesmo

Nem tudo é novidade, mas algumas programações podem fazer a diferença. O blog selecionou dicas interessantes, para somar com a sua agenda neste aniversário especial da cidade.

Um passeio pela orla, com direito a café da manhã regado a todas as iguarias que o paraense tem direito. Tapioquinha, sucos regionais e um horizonte ribeirinho. É mais do mesmo? Eu gosto e o programa também pode ser um pacote básico inicial para seguir o dia, em busca do que fazer para comemorar o aniversário de 400 anos de Belém. 

Mas antes de sair por aí, dá uma pesquisada nas dicas disponibilizadas em blogs e portais independentes. Pode estar nestes espaços, o que há de mais criativo para comemorar o dia em que Belém se torna uma quatrocentona. O site Cultura Pará, por exemplo, rende sua homenagem a Belém com o lançamento virtual do livro/plaquete, contendo textos de 22 autores, sobre os quatrocentos anos da cidade. O lançamento da edição impressa será dia 15 de fevereiro, data em que o site comemora seus 19 anos. Ainda dá pra colaborar. É só enviar um e-mail para vasco.cavalcante@gmail.com. 

O rock também marca presença no aniversário de Belém, vale anotar. Tem show da banda Molho Negro, no Old School Rock Bar, e a Cultura Rede de Comunicação comemora o aniversário de Belém com uma programação especial. Quatro artistas gravaram jingles comemorativos pelos 400 anos da capital paraense: Renan Sanches e Banda ARK, Cronistas da Rua, Som de Pau Oco e Toni Soares. As músicas já estão sendo veiculadas na Cultura FM e os videoclipes começam a ser exibidos pela TV Cultura a partir da próxima semana. Saiba mais, no Portal Cultura.

Programação Silvino Santos
Para quem curte cinema, tem coisas interessante em cartaz no circuito alternativo. Iniciou na segunda (11), mas continua hoje, a programação da oficina de Crítica do Cinema Amazônico, ministrada pelo pesquisador amazonense, Savio Stoco, na UFPa.  Tem exibição de “No Rastro do Eldorado” (1925), filme de Silvino Santos, que será exibido na Casa da Artes (Antigo IAP), às 19h. 

Silvino Santos é considerado o primeiro cineasta amazonico e é responsável pelos primeiros longas que retratam a vida em nossa região. Sávio fez seu mestrado dele sobre ele. A programação é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

O projeto conta com  patrocínio do edital Amazônia Cultural do Ministério da Cultura e ao final passará por todas as sete capitais da região amazônica. Em Belém, tem apoio do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPa (Projeto Cineclube Silvino Santos) e da Casa das Artes (Núcleo de Produção Digital). 

No Cine Oympia, será exibido o documentário "Belém: 4 Séculos em Imagens", que retrata com imagens raras e inéditas, a cidade, ao longo de toda sua existência. Compilação visual da formação social e urbana da cidade, a partir da visão de pintores, cartografistas, paisagistas, fotógrafos, cinematografistas ambulantes, artistas visuais da atualidade, e toda sorte de aventureiros que passaram por Belém, produzindo e reproduzindo imagens da cidade ao longo de seus quatro séculos, o filme é uma forma de resgatar a memória perdida de Belém.

Produzido pela Mekaron Filmes, tem direção de Eduardo Souza e produção de Júlia Garcia. A exibição, no histórico e centenário Cinema Olympia, é apropriada, e terá acompanhamento musical do pianista paraense Paulo José Campos de Melo, dentro do Projeto “Cinema e Música Especial".


Lia Sophia, no palco do Portal da Amazônia
Parabéns oficial - A comemoração  da prefeitura, no dia 12, que marca a fundação da cidade, segue o protocolo, com o tradicional parabéns no mercado do Ver-o-Peso, onde será servido o bolo comemorativo, desta vez com 100 metros de extensão. A trilha sonora será da banda da Guarda Municipal, que executará a canção “Belém Meu Amor”, composta por Vicente Malheiros, especialmente para a data. 

Está prometida também uma grande ação com serviços de cidadania e saúde, enquanto que na Praça dos Estivadores, será inaugurado um monumento alusivo à Belém. A prefeitura também apresenta os projetos “Minha Rua” e “Placas informativas nos pontos turísticos”, para levar informações sobre a história de ruas e pontos turísticos da área do Comércio e Cidade Velha. 

Na ocasião, será realizado um abraço simbólico no centro histórico da capital. O encerramento às 19h, no Teatro da Paz, traz a OSTP e, no Portal da Amazônia, shows com Edilson Moreno, Lia Sophia, Pinduca, Félix Robato, Gaby Amarantos. Mais detalhamentos dessa programação, na Agência Belém.

Um Dia Qualquer, de Líbero Luxardo
Mais - Cinema, exposições, shows, debates, circulação cultural pelo Centro Histórico de Belém. Tem muita coisa pra rolar de hoje, data redonda de aniversário, até domingo, num final de semana que promete emoções. 

No no Cine Estação, mais tela, só que ao longo da semana. "Um Dia Qualquer", de Líbero Luxardo, será exibido nesta quarta-feira, 13, às 18h, antes de “Desejo e Obsessão” (Trouble every day, França/Japão/Alemanha, 2001), de Claire Denis. 

Já na quinta-feira, 14, você pode assistir, também às 18h, “Fisionomia Belém” (trailer do filme: https://goo.gl/VrcMLX), de Relivaldo Pinho e Yasmin Pires. Os dois filmes poderão também ser vistos nos domingos, dias 17, 24 e 31, sempre às 10h.

Destacaremos em breve aqui,  a programação especial dos 400 anos, na 10ª edição do Circular Campina Cidade Velha, que além de novos parceiros, retoma neste domingo, 17, uma romaria que deixou de existir em 2009, depois de mais de 30 anos de realização no bairro da Campina. 

São Benedito das Rosas, de volta à Campina neste Circular
A procissão, além de trazer de volta as homenagens à São Benedito das Rosas, ainda contará com a participação da Marujada de Bragança, com direito à Comitiva de São Benedito, Conjunto Regional que executará os ritmos tradicionais da Marujada, e apresentações de Junior Soares, Luê e Toni Soares. 

A ação tem patrocínio do Banco da Amazônia, sendo uma de suas homenagens a Belém. A programação tem mais ainda, já dá pra ir conferindo algumas coisas pelo evento criado no Facebook e também no site www.projetocircular.com.br

Nenhum comentário: