8.1.16

Exposição percorre a trajetória de Miguel Chikaoka

“Travessias” é o título da nova exposição individual do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, a ser realizada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, Pará. A abertura acontece na próxima quinta-feira, 14, a partir das 19h.

A exposição reúne obras produzidas ao longo dos 35 anos de trabalho como fotógrafo, além de objetos, vídeo e instalações, realçado uma diversidade de elementos contidos em sua obra.

Com curadoria de Marisa Mokarzel, a exposição celebra a aquisição de quarenta e três obras de Chikaoka para o Acervo da Casa das Onze Janelas, viabilizada através do Edital Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça/ 7ª. Edição - FUNARTE, pelo qual o artista foi contemplado em 2014. Além da aquisição, Chikaoka fez a doação de mais treze obras, para completar a coleção, que ocupará o Laboratório das Artes, a Sala Valdir Sarubbi e a Sala Gratuliano Bibas.

Trazem tanto o aspecto poético da imagem como demarcam o papel de propositor assumido por Chikaoka, que em sua vivência artística sempre deixa o canal aberto à experiência e propõe obras em processo, articuladas com a quebra de fronteiras entre arte, educação e vida”.

Além da exposição, haverá ainda o lançamento do Catálogo da Coleção Miguel Chikaoka, com data a ser agendada. O programa educativo conta com a roda de conversa “Olhar dos Sentidos e os Sentidos do Olhar” com educadores e mediadores do Sistema Integrado de Museus, além da oficina “Imagens em Trânsito”, a ser divulgada ao público em geral.

“Travessias” é uma realização da Secretaria de Cultura e Sistema Integrado de Museus do Governo do Estado do Pará e da Funarte/Ministério da Cultura. Conta com o apoio da Kamara Kó Galeria e da Fast Frame.

Serviço
Abertura da exposição “Travessias” de Miguel Chikaoka com curadoria de Marisa Mokarzel. No dia 14 de janeiro, às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha. Visitação: até 1 de abril.

Nenhum comentário: