9.2.16

Minc reúne contemplados do PRODAV 8 em Belém

O encontro terá dois momentos, na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, na sede da Representação Norte do Minc, sediada em Belém. Pela manhã, às 10h, reunem-se os produtores contemplados em 2015 e, às 18h30, a reunião será aberta, sobre a segunda edição do edital, que está com inscrição aberta até o dia 31 de março.

Em 2015, ao todo, 18 projetos da Região Norte foram aprovados no PRODAV 8, uma das Chamadas Públicas regionais da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas, e estão em produção. Destes, seis são de produtoras paranses. 

A reunião presencial entre os aprovados do primeiro PRODAV 08 das TVs Públicas e as Unidades Técnicas Norte e Central servirá para esclarecimento das próximas etapas de desenvolvimento das obras contempladas. “Apresentaremos um histórico da linha, prazos, veremos os cronogramas e as particularidades de cada projeto. Lembrando que é importante a presença de ao menos um integrante do projeto”, diz Clemilson Farias, da UT Norte.

Em 2015, produtoras das 26 unidades federativas participaram dos editais PRODAV/FSA, gerando 768 propostas inscritas, o maior número já alcançado por uma linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Do total de propostas inscritas, 94 foram selecionadas, contemplando 83 empresas brasileiras independentes, seis delas, no Pará, somando as 18 na Região Norte. No Amazonas foram oito propostas aprovadas, em Rondônia e Tocantins, uma proposta em cada, e mais duas no Acre.

Participação dos realizadores nas oficinas de 2015
No Pará, já estão em produção: “Amazônia ocupada”, da Green Vision, “Amazônia Postal”, da Rizoma Produções Audiovisual Ltda; “As lendas da turma do Jambú”, da 3D Produções; “Aurá, eu sou de lá” e “Squat na Amazônia”, da Visagem Serviço de Produção de Video Ltda, e "Os Dinâmicos", da Central de Produção Cinema e Video na Amazonia.

Produto da parceria entre a Agência Nacional do Cinema – ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SaV) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a chamadas púbica tem como objetivo regionalizar a produção de conteúdos audiovisuais independentes. Além do Norte, todas as demais regiões tiveram projetos aprovados. Foram 16 propostas da Região Nordeste, mais 19 na Região Centro Oeste. Na Região Sudeste foram 23 e, na Região Sul, mais 18 propostas.

Até 2017, serão produzidas aproximadamente 250 horas de programação inédita (20h de obras seriadas de animação; 51h de obras seriadas de ficção; e 179h de obras seriadas e não seriadas de documentários) para cerca de 200 canais de programação da TV paga e emissoras que exploram a licença de radiodifusão educativa dos segmentos comunitário, universitário e educativo e cultural do Campo Público de Televisão.

Inscrições para nova edição e oficinas 

Oficina de documentário, focada na primeira edição do edital
As inscrições para a segunda edição das cinco Chamadas Públicas regionais da Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas, que já estão abertas, serão o tema do segundo momento do encontro. 

Em Belém, as oficinas de formatação para projetos para o PRODAV iniciam na semana que vem, sendo uma de  animação, de 19 a 21 de fevereiro;  de ficção, de 2 a 5 de março e, de documentário, de 18 a 20 de março. As inscrições são on line.

Pelo segundo ano consecutivo, vai disponibilizar R$ 60 milhões, sendo 12 milhões para cada região, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para investimentos em obras destinadas ao campo público de televisão, nos segmentos de TV universitária, comunitária e educativa e cultural.

Nos dois momentos do encontro a polêmica acerca da liminar que isenta as operadoras de telefonia fixa e celular do pagamento anual da Condecine, a Contribuição para o Desenvolvimento Cinematográfico Nacional, deve ser abordada, afinal o referido recolhimento representa mais da metade dos recursos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA).

Seviço
Representação Regiolnal Norte - Ministério da Cultura: Av. Governador José Malcher, 474, Nazaré. Mais informações: (21) 9 6464 5716/ (92) 3215-4762 /(92) 3215-4736. Acesse o EDITAL do PRODAV 8 - 2016.

Nenhum comentário: