20.4.16

"Amostra Aí" abre as portas do Casarão do Boneco

Uma vez por mês a Amostra Aí abre as portas do Casarão do Boneco, para realizar contações de histórias e apresentar espetáculos ao público de Belém. A programação deste sábado, 23 de abril, traz também vivência e performances, pra quem não saiu da cidade por conta do feriado. Tudo a partir das 17h, com participações especiais.

O projeto conta com a participação de diversos grupos de teatro que ocupam a casa, promovendo ações e atividades em espetáculos que trazem de maneira lúdica experiências significantes por meio das artes da cena.

O público vai conhecer mais um trabalho sensacional do ator paraense RUdrigo Sagar, que realizará sua nova performance cênica "Baile de Máscara Balinesa", um estudo cênico sobre a dança asiática oriundo dos templos de Bali na Indonésia, usando a máscara como guia para descobrir uma outra relação entre ator e espectador pautado no lúdico, no misterioso, no invisível e fantástico."

E o Grupo de Teatro Universitário-RUA realiza performances que resultam do projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA. O Grupo desenvolveu parte de seu processo criativo no próprio Casarão do Boneco. Os alunos trazem a confecção de bonecos, para apresentar ao público por meio de intervenções na rua, em formato de pequenas performances. Esse trabalho foi orientado pela PROF Msc. Adriana Cruz, integrante do grupo In Bust - Teatro com Bonecos.

Vivência traz jogos e brincadeiras ancestrais

A atriz Marluce Araújo promove a “Vivências Lúdicas Para Pais e Filhos”, em que serão trabalhados jogos e brincadeiras, que acompanham a trajetória do homem desde os tempos mais remotos, sejam como atividades competitivas, lúdicas ou catárticas (purificação espiritual); encontramos na experiência a mais rica forma de nos comunicarmos melhor com a sociedade em que vivemos.

A vivência tem como foco a arte do brincar, e através de jogos teatrais, brincadeiras cantadas, danças circulares e contação de história, propõem-se estabelecer entre pais e filhos uma relação de afeto e experiência lúdica que valorize as potencialidades do brincar, para além da infância.

Marluce tem Formação em Arte Dramática – Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena/RJ, com graduação no Curso Superior Licenciatura Plena em Teatro na Universidade Federal do Pará. Ela é paraense, atriz, arte-educadora, contadora de histórias, e também é pesquisadora cultural, focalizadora de Danças Circulares. Criou o Projeto “Rodas MÃE-DALAS”- Revelando a Força Criativa do Ventre.

Ela desenvolve pesquisa na arte da palhaçaria, através do clown – Violeta. Já desenvolve há sete anos trabalhos artísticos e pesquisas na área de Arte Educação, Ludicidade, Resgate da Oralidade, Identidade e Memória cultural do cidadão, desenvolvendo a Oficina de Capacitação “ContArtes - Identidade, Memória e Criação”, em escolas, bibliotecas e espaços culturais.

La Fábula para um mergulho na imaginação


Para fechar o dia a Companhia de Teatro Madalenas apresenta “La Fábula”, um mergulho no universo mágico presente em contos da literatura universal, que, encenados usando como base os fundamentos do teatro de rua, se vale do mundo do “faz de conta” para envolver o espectador na trama.

Os personagens de “La Fábula” são figuras conhecidas mundialmente como Dom Quixote e sua ingenuidade, Homem de Lata e o seu coração generoso, o intrigante Velho do Saco e uma Rainha Altiva, que reúne várias referências às rainhas dos contos de fada. Ela se alimenta de histórias, e terá sua fome aplacada por três súditos que exercerão a função de contadores de histórias.

“La Fábula” leva o público a um reino mágico e onírico, que faz refletir acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento humano, como ouvir histórias, desperta a imaginação e a paixão pela leitura. Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2012 – Circulação e Prêmio Patrocínio Cultural do Banco da Amazônia 2011, o espetáculo realizou aproximadamente 100 apresentações por diversas praças da Região Metropolitana de Belém e fora do Estado.

Casarão do Boneco – Sede do In Bust, o Casarão do Boneco foi inaugurado há 13 anos e hoje abriga outros seis grupos de artes cênicas - teatro, circo, performance, contação de história, formas animadas, produção. Nessa convivência, o Casarão do Boneco mantém uma programação de atividades para o público de Belém e contribui permanentemente para o movimento teatral e para diversidade cultural da cidade.

As programações do Casarão do Boneco em sua maioria adotam a política do PAGUE O QUANTO PUDER, tendo em vista a possibilidade de democratizar a participação do público e deixar todos a vontade para contribuir de diferentes maneiras, que não apenas financeiramente.

“Essa e outras atividades estão sendo mantidas na casa por dois motivos, primeiro porque acreditamos que este é um espaço que se produz arte e nada mais justo que ser um espaço no qual ela escoa essa produção, e em segundo lugar, a casa possui gastos para continuar a existir e ainda não há um financiamento, isenções ou outras coisas, nesses anos ela vem sendo mantida com financiamento de editais aos quais os grupos ocupantes conseguem acessar ou mesmo do próprio bolso dos artistas”, diz Marina Trindade, que integra o coletivo do Casarão do Boneco.

Programação

17h- Vivências Lúdicas para Pais e Filhos (Marluce Araújo)
18h- Grupo de Teatro Universitário- Rua (Etdufpa)
18h30- Baile de Máscaras Balinesa (Rudrigo Sagar)
19h- Espetáculo Lá Fábula (Companhia de Teatro Madalenas)

Serviço
Programação Amostra Aí + Comidinhas + Exposição + Brechó & Lojinha. Neste sábado, 23 de abril, a partir das 17h. Pague quanto puder. Casarão do Boneco - Av. 16 de Novembro, número 815, entre as ruas Veiga Cabral e Arcipreste Manoel Teodoro, no bairro de Batista Campos, em Belém do Pará. 

Nenhum comentário: