29.4.16

Um festival de tributos à paz e ao rock and roll

Em 1969, a revolução musical do Woodstock não foi planejada. Dois jovens resolveram fazer um evento para ajudar os pais a saírem de uma crise financeira. Um festival de rock era perfeito. Colocaram o anúncio no jornal, conseguiram parceiros para ajudar na produção e fecharam como espaço uma fazenda, em Bethel a 160 km de N.Y. Deram início ao que se tornaria um dos movimentos culturais e políticos mais revolucionário no mundo da música. 

Quase 50 anos depois, a crise financeira também motivou a criação do Woodstock Old And New, mas ao invés de anúncio em jornal, Renata Del Pinho e Taca Nunes criaram uma página no Facebook que bombou em menos de uma semana. Vieram os parceiros e o espaço perfeito para fazer uma nova revolução musical, só que bem paraense, na beira do rio. 

Neste sábado, 30 de abril, as palavras de ordem serão mais rock, paz e amor. Além da apresentação de bandas selecionadas, no Woodstock Old and Nwe Festival, os ídolos do Woodstock de 1969 e representantes do rock brasileiro dos anos 1970 ganham devidas homenagens.  Os portões do Insano Marina Club abrirão às 14h e a partir das 15h, a pista de dança será por conta de um set especial do DJ Azul (Blue), em meio à Feira Mix, Vinil e Tatoo, ao vivo, Food Trucks e uma Boate Náutica, que será comandada pelo DJ Uirá Seidl.  Tem muita gente contando as horas.

Num momento em que  o país passa por uma grande crise de identidade, onde de repente a gente não tem se reconhecido como brasileiros e em que as relações pessoais estão ruindo e as sociais incomodando, colocando em risco a liberdade e a democracia, o 1º Woodstock Old and New Festival, chega pra dar uma chacoalhada geral, abrindo espaço a expressão libertária de bandas autorais e homenageando ídolos de uma revolução cultural (Utópica?). 

Júri elogia iniciativa e diz que festival chega em boa hora

As poucas iniciativas em torno do autoral ainda não permitem que as novas bandas apareçam no cenário musical de Belém de forma marcante e contínua. Assim, as mais de 100 inscrições para o Woodstock Old and New Festival movimentaram nas duas últimas semanas a cena do rock autoral paraense.

Entre novíssimas, iniciantes e veteranas, estarão no palco do Insano Marina Club, as bandas A República Imperial, Álibi de Orfeu, Cactus ao Luar, Casa de Folha, Clepsidra, Dharma Burns, Dislexia, Groover, Sokera, The Steamy Frogs, Velhos Cabanos e Vinyl Laranja. Uma delas ganhará de presente a gravação de um EP. 

Jayme Katarro (Foto: Ana Flor)
Quem as escolheu? Leo Chermont (Strobo), Wagner Nugoli (Madame Saatan e Yeman Jah) e Jayme Katarro (Delinquentes), três caras de vertentes musicais diferentes e, ao mesmo tempo, diversos em seu trabalhos, uma virtude necessária a quem está com o martelo na mão.

“Achei interessante o nível das bandas que se inscreveram no geral, embora ache que algumas devam se preocupar mais com o seu material demonstrativo. E gostei do resultado. Nesses tipos de festivais, sempre é importante ter, ao lado das bandas headliners e com mais nomes, as mais novas, que acabam dando um toque especial ao evento, e que muitas vezes nos surpreendem”, disse Jayme Katarro ao Holofote Virtual.

“A ideia do festival é ótima. Resgatar um festival que lutou pela paz e contra o militarismo; nos dias pesados atuais, sempre é importante. Ideologicamente falando, é um oásis no deserto da intolerância e ódio crescente que nos encontramos hoje. No plano musical, a ideia de juntar os grandes clássicos com as bandas autorais que lutam por um espaço ao sol, é excelente”, complementou o cara da Delinquentes.

Wagner Nugoli manda recado direto de Cayenne

Wagner Nugoli (Yeman Jah )
“Fiquei muito feliz de ter sido escolhido pra fazer essa seleção e mais ainda por ver que tem muita coisa boa escondida por aí e nem sabemos. Achei algumas coisas fantásticas, que precisam exatamente do prêmio do festival, uma gravação descente”, rebate o jurado, Wagner Nugoli, ex-Madame Saatan.

Sobre a ideia do festival, Nugoli diz que ele chega num momento oportuno para as bandas. “ São ótimas bandas, que precisam dessa moral de ter alguém investindo no seu som”, comentou. Perguntei se ele tem alguma banda predileta entre as que selecionou ou aposta em boas surpresas para a gravação do EP.

“Tenho minhas apostas sim, mas vou fazer suspense. E tô triste por não poder assistir o festival amanhã, pois estou tocando fora de Belém”, diz Wagner Nugoli, que bateu um papo pelo facebook com o blog, já que está em Cayena na Guiana Francesa, onde a Yeman Jah, sua banda atual, participa logo mais do Cayenne Reggae Festival. “Vai ser animal”, finalizou.

Serviço
Woodstock Old & New Festival. Dia 30 de abril, a partir das 14h - Insano Marina Club - Rua São Boaventura, 268, final da Tamandaré, Cidade Velha, Belém Pará. Os ingressos estão à venda na loja Na Figueredo, na Loja Via Hippie - Cidade Nova e na bilheteria do local, até o dia 30. Custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia). Levando um quilo de alimento não perecível ou aparecendo por lá, caracterizado da época, o público paga apenas meia entrada.

Nenhum comentário: