2.5.16

Maikon K apresenta DNA de DAN na Casa das Artes

Após integrar exposição de Marina Abramovic no Sesc Pompeia (SP), performer curitibano mostra em Belém, nos dias 3 e 4 de maio, na Casa das Artes, a dança-instalação DNA de DAN (Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna). Além das apresentações, Maikon K ministra oficina Corpo Abismo – práticas de presença para estudantes e artistas. Tudo gratuito.

A pesquisa para este trabalho associa a serpente ancestral Dan (assim chamada numa região específica da África) e a molécula de DNA, síntese da origem da vida. A performance acontece dentro de um ambiente inflável criado pelo artista Fernando Rosenbaum, proporcionando ao público uma experiência de imersão. A construção de uma segunda pele, o ambiente artificial e a relação com o público são dispositivos para esta experiência, na qual o corpo do artista passa por sucessivas transformações.

Maikon K vive em Curitiba (PR). Trabalha nas fronteiras entre dança, performance e ritual, elegendo o corpo como matriz simbólica e campo de experimentação. Em 2015, “DNA de DAN” integrou a mostra “Oito Performances”, dentro da exposição “Terra Comunal: Marina Abramovic + MAI”. 

O foco de sua pesquisa é o corpo como instaurador de realidades e matriz simbólica. Há treze anos estuda a alteração da consciência através de práticas corporais e ritos em ligação com os elementos da natureza. Dan é a serpente ancestral africana, origem de todas as formas. 

Em DNA de DAN, o performer mantém-se imóvel, enquanto uma substância é passada e seca em seu corpo. Após essa etapa, a imobilidade se dissolve. A ação do tempo sobre o corpo, o ambiente artificial, a construção de outra pele e a relação com as pessoas são dispositivos para esta experiência.

Para entrar na instalação, retire os sapatos, desligue aparelhos celulares e câmeras. Pode-se ficar o período que quiser ali dentro, mas é sugerido que o público se permita entrar no tempo do trabalho.

Serviço
DNA de DAN de Maikon K. Em Belém, na Casa das Artes - Praça Justo CHermont, ao aldo da Basílica de Nazaré (ex-IAP). No dias 3 e 4 de maio, às 19h. A oficina nos mesmos dias, das 9h às 14h. Entrada Gratuita.

Nenhum comentário: