16.6.16

Cuia inaugura com Félix Robatto e Los Picoteros

Cuia, um objeto tão comum aos paraenses e que ao mesmo tempo agrega de Norte ao Sul, do Tacacá ao Chimarrão e abrange o que há de melhor Brasil adentro. É assim, com a ideia de abrangência reunida que chega o projeto "Cuia" numa proposta de trabalhar o melhor da música e que já começa com um grande expoente desse som: Félix Robatto, que ao lado dos DJs Edvaldo Souza e Zek Nascimento - a dupla Los Picoteiros - fará o primeiro show do Cuia. A festa será no dia 18 de junho, a partir das 21h, no Bar Palafita.

Idealizado pelas irmãs Cacau e Marcê Novais, o Cuia nasceu com a necessidade de trabalhar diversas linguagens culturais e também aumentar a visibilidade para os artistas, abrangendo diversos estilos, do rock à guitarrada, do carimbó à música popular; assim como outras formas do fazer artístico, passando pelo artesanato e cinema.

A cantora e produtora Cacau Novais explica que o Cuia foi pensando a partir da ligação que tanto ela quanto a irmã, Marcê, possuem. "Ela vem do cinema e eu da música, nós pensamos então em unir nossas experiências e desenvolver um projeto com várias linguagens. Eu já tinha a ideia de começar com festas e que podem ser com artistas daqui, mas também com artistas de fora. Neste momento estamos iniciando, mas aos poucos vamos aumentar as possibilidades incluindo mostras de vídeo, feira de artesanato e outras parcerias que estamos buscando", informa.

Para o primeiro show e lançamento do projeto, Cacau e Marcê chamaram Félix Robatto e a dupla de DJs do Los Picoteiros, marcando o pulsante da música produzida no Pará e a relação com a música latina. "O Félix trabalha muito com a lambada e a guitarrada e os Los Picoteiros trazem a música caribenha. Então queremos que esse primeiro evento tenha essa característica bem festiva, bem pra cima", conta Cacau Novais.

A festa é pra todo mundo dançar

Guitarrista e percussionista, Félix Robatto fundou, em 2004, a banda La Pupuña que apresentou a “guitarrada progressiva” para o Brasil, Estados Unidos e Europa. Produziu o primeiro CD de Gaby Amarantos, “Treme”, indicado ao Grammy Latino 2012. 

A produção do novo CD da cantora Lia Sophia também é dele. É o autor do “The Charque Side of the Moon”, releitura com gêneros amazônicos do clássico “The Dark Side of the Moon” do grupo Pink Floyd. Em 2015, lançou seu primeiro disco solo “Equatorial, Quente e Úmido”. Está em fase de pré-produção do segundo disco “Belemgue Banguer”, que será lançado no segundo semestre de 2016 com turnê de lançamento que vai passar pelo Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Já o duo Picotero surgiu para agitar as festas de música paraense em Belém, em julho de 2015, quando realizou as Quartas Picoteras durante as férias no Espaço Cultural Apoena. 

O intuito era criar opção de entretenimento para a cidade no meio da semana em um espaço onde o público possa dançar com músicas paraenses contemporâneas, que vão desde a guitarrada, o tecnobrega e o eletromelody de aparelhagem, até bregas e lambadas clássicas de décadas anteriores. 

No set dos djs também há ritmos de outros países da América Latina como Chile, Colômbia, Bolívia e Guiana. Atualmente, a dupla se dedica a uma pesquisa voltada para o brega paraense, os movimentos, a evolução no decorrer das décadas, a utilização de tecnoogias e as danças.

Cacau conta ainda que após esse primeiro momento, o Cuia vai trazer bandas de rock, como o Suzana Flag, já para o mês de agosto. Segundo ela, "a gente quer mostrar o máximo possível de vertentes. Vamos colocar todo mundo nessa Cuia".

Serviço
Lançamento do projeto Cuia com shows de Félix Robatto e Los Picoteros. Quando: 18 de junho de 2016 - sábado -a partir das 21h. Onde: Bar Palafita - Rua Siqueira Mendes. Quanto: R$20,00. Informações gerais: (91) 98151 5910 // 98313 0097.
Informações para imprensa: (91) 98425 6171 // 98190 8270

Nenhum comentário: