10.6.16

Dayse Addario faz show especial para namorados

“Canzone per te” traz no repertório as mais belas canções italianas dos últimos tempos, especialmente no próximo domingo, 12, Dia dos Namorados. A cantora será acompanhada por Ziza Padilha, ao violão, e Yosséf Neto, ao piano.

Com 25 anos de carreira, a cantora paraense Dayse Addario vem desenvolvendo trabalho musical, desde 1986, como intérprete voltado para a música popular, ressaltando a música paraense e a música internacional, com destaque para o blues e o jazz.

Uma das marcas de seu trabalho são as interpretações próprias do blues e do jazz acompanhadas pelo grupo instrumental Zarabatana Jazz, cuja direção musical fica a cargo de Ziza Padilha. Há vários anos ela canta em italiano em todas as Festas de San Genaro realizadas em Belém.

De formação clássica, Dayse Addario estudou canto lírico no Conservatório Carlos Gomes, período em que participou, como corista, da ópera “Elixir do Amor”, entre outras. Lançou-se com cantora profissional de música popular ao gravar e lançar três demo tapes na Rádio Cultura FM com as músicas “Louco em Mim”, “Quando Eu Canto um Blues” e “Lume Poético”.

Além de Serviço Social e Letras e Artes na UFPA, também cursou  Licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música na UEPA. Participou de diversos festivais da canção por todo o Brasil, tendo conquistado vários prêmios como melhor intérprete. Em 1995, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro onde estudou Especialização em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música e o curso de Improvisação no Blues e Jazz no Centro Ian Guest de AperfeiçoamentoMusical. 

Por dois anos, paralelamente aos estudos, apresentou-se na noite carioca em bandas e também à base de voz e violão. De volta à Belém, continuou a cantar profissionalmente, paralelamente à sua atuação como assistente social e arte-educadora musical junto a crianças e adolescentes em situação de risco da Funcap e, posteriormente, junto às famílias de portadores de necessidades especiais na Fundação Pestalozzi do Pará.

Durante cinco anos, ministrou cursos de Técnica Vocal para o Canto Popular na EMUFPA- Escola de Música da Universidade Federal do Pará (antigo SAM). Por cinco anos, trabalhou na Fundação Carlos Gomes onde criou e coordenou o projeto “Música e Cidadania”, de musicalização de pessoas com deficiência e ainda atuou como assistente social através de projetos de valorização do servidor.

Para aprimorar seu canto, além da técnica vocal, vem se dedicando também ao estudo de línguas estrangeiras como inglês, italiano, espanhol e francês. Participou de todas as cinco edições  da tradicional Festa de San Genaro. 

Ainda em 2005, foi escolhida como uma das artistas que mais se destacaram no ano de 2004, recebendo troféu no XXI Baile dos Artistas em fevereiro deste ano ao lado de Ziza Padilha. Em 2011, voltou a ser premiada, desta feita pelo XXVII Baile dos Artistas com prêmio Reconhecimento pelo Conjunto de Obras Musicais.

Serviço
Canzone per te. Dia 12 de junho,  às 20h, na Cervejaria Oficial - Shopping Bosque Grão Pará - Av. Centenário s/n. Reservas: 98177-7019.

Nenhum comentário: