17.6.16

O Selvagem da Ópera recebe homenagens da OSTP

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta “O selvagem da ópera: obras de Carlos Gomes para canto e orquestra”, para os 180 anos de seu nascimento. O concerto será regido pelo maestro convidado Silvio Viegas, com participação dos solistas Rosana Lamosa, Antônio Wilson Azevedo e do ator Thiago Losant.

Rubem Fonseca, em seu livro O Selvagem da Ópera, descreve a partida de Carlos Gomes de Campinas para o Rio de Janeiro de D. Pedro II, e depois para a Itália, onde encontraria a glória e o fracasso. Na capital brasileira e no país da ópera como se constroem e destroem reputações, mas também como um jovem “selvagem”, vindo dos trópicos, pode levar sua mistura de música erudita e brasilidade à altura dos maiores nomes da época. 

O compositor brasileiro, do século XIX, foi autor de óperas como “O Guarani” e “Fosca”. No programa do concerto, no dia 21, que também terá um ensaio aberto, às 11h, para um publico de 200 alunos de escolas de Belém, entre outras obras, o púbico vai ouvir trechos de óperas como Lo Schiavo e Il Guarany, e músicas como “Come serenamente” e “Sento uma forza indomita” .

"O Thiago Losant interpretará o próprio Carlos Gomes e dará uma costura cênica e teatral e este belo concerto”, antecipa Silvio Viegas, que é maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professor de regência na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

Para Silvio Viegas este repertório vai exigir muito da Orquestra e mostrar o verdadeiro Carlos Gomes, “vamos tocar suas mais brilhantes aberturas e trechos de ópera, além de canções especialmente orquestradas. 

O público vai prestigiar sua veia dramática e operística. Reger Carlos Gomes é sempre um desafio, pois precisamos encontrar as cores corretas de cada drama, assim como acontece com Verdi, por exemplo. São compositores com muitas similaridades”, avalia.

O maestro titular da OSTP, Miguel Campos Neto, comenta a participação de Viegas à frente da Orquestra, “ele já é um conhecido do público paraense, e o nosso convite a ele se da dentro da política de nos relacionarmos com artistas de renome nacional e internacional, tanto pela qualidade da arte que eles exercem como pelo aumento da visibilidade nacional da própria OSTP”, afirma.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em homenagem a Carlos Gomes. Maestro convidado: Silvio Viegas. Dia 21 de junho, às 20h. Local: Theatro da Paz. Endereço: Avenida da Paz, s/n – Campina. Informações: (91) 4009-8766/8754. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia do evento.  No dia 21, às 11h, haverá ensaio da OSTP para um público de cerca de 200 pessoas, exclusivo para alunos de 4 escolas de Belém, entre públicas e particulares.

Nenhum comentário: