12.7.16

Clarice Lispector inspira a dança contemporânea

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 – Circulação, “Não me toque estou cheia de lágrimas - Sensações de Clarice Lispector” estará em cartaz dias 13 e 14 de julho, na Escola de Teatro e Dança da UFPa (Sala 05), às 19h. Nesta terça-feira, 12, às 17h, haverá oficina sobre processo criativo em dança. A apresentação, dia 14, conta com a audiodescrição de Marcia Caspary, profissional experiente no cenário nacional. 

A singularidade de sua prosa livros, além dos movimentos que ela executou na vida desde o nascimento até a morte provoca a concepção desta obra solo que enfatiza a perturbação e inquietação desta mulher paradoxal, sombria e corajosa.

Sua intimidade com as palavras refletiu a necessidade de se expressar em uma moldura gestual, ora sofisticada ora impregnada de mágoas e reflexões sobre a vida. “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar”, coisas de Clarice Lispector. 

A concepção desse espetáculo tornou-se uma aventura perigosa e desafiadora para a criação desta obra coreográfica de dança contemporânea. A cada informação obtida através de diversas biografias da escritora fazia com que o investimento na pesquisa se desdobrasse em mais dedicação e trabalho. Com a direção e coreografia de Maria Waleska Van Helden e a disciplina talentosa da bailarina Fabiane Severo, esta obra foi concluída sob o signo da beleza e sensibilidade de Clarice.

"Tocar nas sensações de Clarice Lispector contaminou todo o elenco. Neste espetáculo, a vida desta instigante mulher, se transforma em movimento e chega ao público com revelações plurais, mesmo ela sendo singular, e que, dentro de si carregava uma imensidão de gestos, deslocamentos e movimentos”, fala Maria Waleska Van Helden, coreógrafa.

Oficina explora a pesquisa corporal

A oficina de processo criativo em dança tem trinta vagas para alunos, professores, gestores em dança e/ou teatro, a partir dos 16 anos Inscrições: gratuitas. Em duas horas cada participante deverá levar um par de sapatos de sua preferência para ser usado como elemento cênico a fim de elaborar com a turma uma performance.

A oficina contribuindo para a formação de artistas, gestores, produtores e demais interessados, desenvolvendo competências criativas em dança contemporânea. A partir de pesquisa corporal entre os alunos, a ministrante provocará a descoberta funcional das articulações para a dança.

A GEDA Cia de Dança Contemporânea Companhia de dança contemporânea foi fundada em 1980, com atuação marcada no interior do estado Rio Grande do Sul / Brasil, na região da Fronteira Oeste, divulgando o gênero de dança contemporânea. A partir de 2002 este grupo dirigido por Maria Waleska Van Helden estabeleceu-se em Porto Alegre desenvolvendo um trabalho de dança contemporânea e dança teatro ou teatro coreográfico.

“Não me Toque, Estou Cheia De Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector, é um espetáculo da Geda – Companhia de Dança Contemporânea, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal e Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, com apoio Fecomércio RS – SESC, Secretaria de Estado de Cultura Governo do Amazonas, Biblioteca Floresta, Intercity Hotéis e Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará – UFPa. 

Ficha Técnica
  • GEDA Cia de Dança Contemporânea 
  • Concepção e direção coreográfica: Maria Waleska Van Helden 
  • Bailarina/Interprete: Fabiane Severo 
  • Piano e voz: Helena Beatriz Caldas Pedroso 
  • Trilha Sonora: James Correa (cenas 1 e 3) 
  • Iluminação: Maurício Rosa 
  • Figurino: Daniel Lion 
  • Fotógrafo: Sabrina Canton 
  • Edição de imagens / vídeos: João Gabriel Queiroz 
  • Texto do catálogo: Elvio Vargas 
  • Pesquisa: Fabiane Severo, João de Ricardo e Maria Waleska Van Helden 
  • Entrevista com Clarice usada na montagem - TVE SP 
  • Produção: KAPSULA Produções Culturais 
  • Audiodescrição: Marcia Caspary 

Serviço
Espetáculos dias 13 e 14 de julho de 2016 (audiodescrição no dia 14/07), às 19h. Dia 12 de julho, às 17h, Oficina de criação em dança. Escola de Teatro e Dança da UFPa – Travessa Dom Romualdo de Seixas, 820. Produção do espetáculo em Belém - Anna Raquel de Matos Castro e Waldete Brito - Fones: (91)98807.2811/98354.6034.

Nenhum comentário: