28.7.16

Cultura paraense em debate relança site Interage

Aberto ao público, o evento de relançamento do site Interage será no próximo sábado, 6 de agosto, no Container & Arte Café Bar, situado à Alcindo Cacela, 280 (em frente à Unama). A programação se estende das 17h às 20h30, com participação dos jornalistas Guilherme Guerreiro Neto e Gil Sóter, do professor Valcir Bispo dos Santos e da artista Ana Flávia Mendes Sapucahy. Ingressos: Gratuitos, com inscrição através da plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado. 

Artistas, produtores culturais, estudantes e profissionais da área da comunicação e pessoas interessadas em temas sobre cultura paraense e políticas públicas estão convidadas para participar do relançamento do Interage. Na ocasião, será promovido o debate "A cultura do Pará vista pelo Brasil e pelos próprios paraenses". 

"Com esse debate queremos propor uma reflexão sobre a nossa autoestima enquanto povo paraense. Ao discutirmos as políticas de incentivo à cultura no Estado e como a mídia tem falado sobre a gente ao longo do tempo, queremos que o público enxergue que no Pará têm problemas sim, mas que a nossa terra também precisa ser mais valorizada. Existem boas iniciativas e há muita gente tentando reverter a maneira com que somos tratados", destaca a jornalista Nayra Wladimila, idealizadora do Interage e organizadora do evento juntamente com a equipe do projeto. 

No dia 6 de agosto serão apresentados o projeto Interage e o grupo Container & Arte Café Bar, com a publicação da primeira reportagem da nova leva de matérias do site. Após isso, a primeira mesa de debates será "Políticas Públicas e Produção Acadêmica sobre cultura no Pará". Já a segunda mesa de discussões abordará "O papel do jornalismo na construção da identidade paraense ".

Rugby Japuaçu, tema de matéria já publicada na Interage
O projeto Interage - Apesar do pouco tempo no ar, Interage é uma ideia antiga: começou com revistas caseiras produzidas por Nayra Wladimila aos doze anos. 

A brincadeira a motivaria a ingressar no curso de jornalismo em 2009. Com o aprendizado nos trabalhos da faculdade e nos estágios, ela aperfeiçoou suas técnicas de escrita, mas foi somente após ter o diploma que ela decidiu relembrar os tempos de infância, desta vez adaptados ao ambiente das mídias digitais.

Assim, em maio de 2015, o Interage foi ao ar pela primeira vez como um site colaborativo de jornalismo literário sobre cultura e sociedade. A maioria dos textos publicados traz como temática a cultura paraense, mas o projeto tem a ideia de produzir conteúdo para todo o país. 

Em setembro, quando a produção foi interrompida devido a um problema de saúde da idealizadora, já haviam escrito no site os jornalistas Christian Maciel, Tiago Júlio Martins, Vivinny Matos, além de profissionais de outras cidades que encontraram a página através de grupos nas redes sociais.

Guilherme Guerreiro Neto, convidado
Desde então, há mais oito pessoas na equipe do Interage (ou “da” Interage, como ainda preferem chamar em alusão ao projeto original de ser uma revista), algumas vivendo em outras cidades. 

Reportagens especiais, matérias menores e crônicas são os principais produtos, mas o projeto Interage planeja ter versão em revista digital e impressa a cada seis meses, além de produzir vídeos e podcasts, oferecer palestras, workshops e cursos sobre temas relacionados à cultura. Outra proposta do projeto é organizar eventos como bazares e saídas fotográficas. 


Programação

  • 17h - Abertura - Apresentação: Projeto Interage e Grupo Container & Cultura Café Bar.
  • 17h30 - "Políticas Públicas e Produção Acadêmica sobre cultura no Pará".
  • Componente 1: Prof. Dr. Valcir Bispo dos Santos (Professor da faculdade de Economia da UFPA, doutor em Planejamento Urbano e Regional, membro do Instituto Cultural Luzeiro e do Fórum Municipal de Cultura de Belém).
  • Componente 2: Profa. Dra. e Artista Ana Flávia Mendes Sapucahy (Professora. Dra. em Artes Cênicas, fundadora e diretora artística da Companhia Moderno de Dança, coordenadora do Festival Escolar de Dança do Pará e do Projeto Social Aluno-Bailarino-Cidadão, professora do ICA da UFPA, da ETDUFPA e da Pós em Artes).
  • 18h30 - Intervalo 
  • 19h - "O papel do jornalismo na construção da identidade paraense".
  • Componente 1: Professor Guilherme Guerreiro Neto (Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Jornalista formado pela Universidade da Amazônia, especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário e em Jornalismo Político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP.
  • 20h - Encerramento e Agradecimentos.

Serviço
Interage apresenta: A Cultura do Pará vista pelo Brasil e pelos próprios paraenses. Dia: 6 de agosto, a partir das 17h, no Container & Arte Café Bar, Alcindo Cacela, 280 (em frente à Unama). Entrada aberta ao público. Lotação: 100 pessoas. Ingressos: Gratuitos, com inscrição através da plataforma Sympla. Haverá emissão de certificado. Informações: (91) 981690626. Mais informações, na página do evento no Facebook

Nenhum comentário: