8.7.16

Pinduca faz releitura de sua obra em novo álbum

O rei e a rainha do carimbó e seu discípulo mais desgarrado lançam novos CDs, rompendo estereótipos do que é considerado música do Pará. Dona Onete, Pinduca e Saulo Duarte e a Unidade se apresentam nesta sexta-feira, 8 de julho, a partir de 20h, no Insano Marina Club. 

Além dos shows, a festa também terá discotecagem de Zek Picotero (PA) e DJ Tide (SP). Os três álbuns e o show de lançamento foram contemplados no Edital Natura Musical de 2014 e 2015 e têm patrocínio do programa com apoio da Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará. Promoção e divulgação Funtelpa. Concepção e realização Ampli - Agência Cultural. 

Este ano, o grande difusor da pisada do carimbó, lança o trigésimo sexto disco da carreira, revisitando seus maiores sucessos. Sinhá Pureza, Cavalo Velho, Siriá, Carimbó do Macaco, Embarca Morena e Marcha do Vestibular fazem parte do trabalho que soa moderno, produzido por Manoel Cordeiro, responsável por grandes discos de lambada das décadas de 1980 e 1990. 

Com 79 anos, Pinduca se permite mudar mais uma vez a forma de produção do ritmo. Foi responsável por modernizar o carimbó, inserindo instrumentos como a bateria, baixo e guitarra. E em “No Embalo do Pinduca” (Natura Musical), o artista promete inserir o estilo, definitivamente, no século XXI.

O segundo disco da septuagenária (e quente!) Dona Onete só confirma que mora uma menina faceira dentro da amável e sábia cabocla de Igarapé-Miri. “Banzeiro” (Natura Musical), título do seu novo trabalho, é a onda que o barco ribeirinho faz nas águas dos rios. 

O disco apresenta 12 faixas inéditas entre carimbós, banguês e boleros. A rainha da Amazônia segue com sua banda liderada pelo pesquisador e guitarrista Pio Lobato, também produtor do disco, se fortalecendo como uma das compositoras mais aclamadas da atual música paraense. 

O terceiro álbum de estúdio de Saulo Duarte e a Unidade, banda que trouxe nos primeiros discos a estética e forte referência paraense, pretende apresentar novas sonoridades contra o estereótipo de música paraense que vem sendo consumido pelo Brasil nos últimos anos. “Cine Ruptura” (Natura Musical) tem influências do Brasil e mundo inteiro, provando que a banda vai além de um som dançante. Ao mesmo tempo que explora a variedade sonora da região, o disco promove uma continuidade e quebras de cena, como em um filme. 

Serviço
Noite Natura Musical com Dona Onete, Piduca e Saulo Duarte e a Unidade. 8 de julho, a partir de 20h. Insano Marina Club, Rua São Boaventura, 268 - Cidade Velha . Ingressos R$20 (meia para estudantes, idosos e qualquer pessoa que apresentar 1kg de alimento na entrada). DJs Zek (PA) e Tide (SP).

Nenhum comentário: