6.7.16

TV Cultura lança segunda edição do “Sonora Pará”

Leila Pinheiro
Vem aí mais uma série de documentários sobre artistas paraenses assinados por realizadores independentes. Edição traz novidades, como a participação de mais mulheres realizadoras e artistas que residem, hoje, fora do Pará. A primeira reunião ocorreu na manhã de ontem (5), na TV Cultura do Pará.

A Cultura Rede de Comunicação escolheu doze realizadores, dos quais quatro são mulheres. Ângela Gomes, Adriana Oliveira, Carolina Mattos e Larissa Bezerra, integram o grupo, ao lado de Brunno Régis, Rodrigo Bittencourt, Afonso Gallindo, Vitor Souza Lima, Cristiano Santa Cruz, André dos Santos, Júnior Franch e Guto Nunes. 

A emissora também apontou os doze artistas a serem focados. E quatro são mulheres. Assim como ocorreu na primeira edição, cada um produzirá vídeos em três formatos, para veiculação na TV Cultura, no Portal Cultura e também por meio do celular.

Edilson Moreno
A cineasta Jorane Castro, curadora do projeto, explica que, além da participação de mulheres, outro diferencial desta edição será mostrar artistas paraenses que estão morando em outros Estados, desenvolvendo projetos no eixo Rio/São Paulo, como Jaloo, Luê a veterana Leila Pinheiro. 

“Conseguimos reunir realizadores paraenses que também estão nessas cidades, e isso vai facilitar bastante a produção do material”, explica Jorane.

O interior do Estado também será foco do projeto, com a realização de documentários sobre Mestre Damasceno, da região do Marajó, e sobre a Banda União Vigiense, de Vigia, entre outros.

“Novamente vamos mostrar o Pará como um grande celeiro musical, onde se formam grandes talentos dentro de uma enorme variedade sonora”, completa Jorane.

Adamor do Bandolim
Para a jornalista e documentarista Ângela Gomes, o “Sonora Pará” é um projeto que leva o audiovisual paraense a caminhar junto com a produção brasileira.

“O conceito é muito interessante, porque aborda o que temos mais de genuíno, que são as diversas vertentes da nossa música, desde as bandas do interior, que são uma tradição, até artistas mais modernos. Da mesma forma, reúne realizadores experientes e outros que estão começando a trilhar esse caminho, mas já com alguma experiência”, observa. 

Esta será a quinta realização audiovisual de Ângela, que no ano passado assinou o documentário “Movida – Movimento em Favor da Vida”, exibido em rede nacional pela TV Câmara. A produção dos novos documentários musicais do “Sonora Pará” começa no segundo semestre e a previsão é que sejam lançados no início do próximo ano.

Nova edição - artistas que estarão na mira:

Realizador/ Músico

  1. Adriana Oliveira – Strobo
  2. Afonso Gallindo – Edilson Moreno
  3. André dos Santos – D. Iolanda
  4. Ângela Gomes – Banda União Vigiense
  5. Brunno Régis - Iva Rothe 
  6. Carolina Mattos – Luê
  7. Cristiano Santa Cruz – Espanta Cão
  8. Guto Nunes – Mestre Damasceno
  9. Júnior Franch – Jaloo
  10. Larissa Bezerra - Paulo José Campos de Melo
  11. Rodrigo Bittencourt – Adamor do Bandolim
  12. Vitor Souza Lima – Leila Pinheiro
Na primeira edição, o projeto trouxe os seguintes artistas e realizadores
  1. Albery Albuquerque – Alan Kardec
  2. Almirzinho Gabriel – Renato Chalu
  3. Boi Estrela Dalva (Marabá) – Evandro Medeiros
  4. Diamante FK (Parauapebas) – Ivan Oliveira
  5. Grupo Itaguari (Ponta de Pedras) – Pedro Harlei
  6. Manoel Cordeiro – Vladimir Cunha
  7. Mestre Vieira (Barcarena) – Luciana Medeiros
  8. Minni Paulo – Walério Duarte
  9. Ronaldo Silva – Homero Flávio
  10. Sebastião Tapajós (Santarém) – Emanoel Loureiro
  11. Toni Soares (Bragança) – Lucas Escócio
  12. Trio Manari – Aladim Jr.

Nenhum comentário: