22.9.16

A obra de Éder Oliveira é tema do Café Fotográfico

A Fotoativa e o Núcleo de Fotografia do Sesc Boulevard convidam a todos para a próxima edição do Café Fotográfico que recebe o artista visual Éder Oliveira. O bate-papo intitulado “Retrato e Identidade” acontece na próxima quarta, 28 setembro, às 19h, no casarão sede da Fotoativa.

Éder Oliveira trabalha e vive em Belém. E licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará. Pintor por ofício, desde 2004 se dedica sobre a identidade cultural através do retrato, tendo como objeto principal o homem amazônico. 

O artista trabalha em diversos suportes como óleos sobre tela, intervenções, e site-specifics, com esse tema realizou as exposições Você é a Seta (Periscópio Arte Contemporânea – MG, 2016), Páginas Vermelhas (Blau Projects – SP, 2015) e Alistamento (Sesc Boulevard – Belém, 2015), além de participar de diversas Mostras, entre elas: 31ª Bienal de Artes de São Paulo (Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 2014).

A fala do artista no Café Fotográfico abordará seu processo de criação e como ele se constrói ao longo do trabalho, além da escolha da fotografia/retrato, como um ponto de partida para representar a identidade de um indivíduo, mas também de um coletivo, e como isso se desdobrando em pintura e outros suportes como a própria cidade, causando um afastamento entre o sujeito retratado e a obra artística.

Éder já realizou  também itinerâncias em Campinas (Sesc Campinas, 2015) e Museu de Serralves (Porto – Portugal, 2015), “Pororoca: A Amazônia no MAR” (Museu de Arte do Rio – MAR, 2014), “Amazônia, Ciclos de Modernidade” (CCBB Rio de Janeiro e Brasília, 2012), “O Triunfo do Contemporâneo” (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MAC, Porto Alegre, 2012). 

Obra de Éder Oliveira (Foto: Marcelo Lélis)
Por meio de bolsas e premiações, destacam-se o Lingener Kunstpreis 2016 (Lingen – Alemanha), Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª Edição (2015), Prêmio SEIVA Projetos Artísticos (Fundação Cultural do Pará, 2015), Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais (2014), Prêmio SIM de Artes Visuais do Sistema Integrado de Museus (2008) e o 2º Grande Prêmio do Salão Arte Pará (2007), possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Museu Casa das Onze Janelas e Museu da Universidade Federal do Pará.

O Café Fotográfico tem coordenação de Irene Almeida, recebendo mensalmente artistas e pesquisadores para refletir sobre a produção e veiculação da imagem a partir de relatos de experiências e apresentações de pesquisas no campo das artes e áreas afins.

Serviço
Café Fotográfico com Éder Oliveira - “Retrato e Identidade”. Na quarta-feira, 28 setembro, às 19h, no Casarão sede da Fotoativa. Praça das Mercês, 19 – Centro Histórico de Belém. Entrada Franca. Realização: Fotoativa e Sesc Boulevard.

Nenhum comentário: